conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado lança primeira brigada de incêndio formada por pessoas com Síndrome de Down do Brasil

Publicado

O Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 02 de julho, contou com uma programação especial no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Na noite da última sexta-feira (02), os militares participaram de uma solenidade, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, do comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, e de outras autoridades.


O evento teve como ponto alto a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a formação da primeira turma de brigadistas com pessoas com Síndrome de Down. Pela primeira vez no Brasil, um Corpo de Bombeiros Militar vai formar uma turma de brigadistas formada por pessoas com Síndrome de Down. A Brigada Down é uma parceria do CBMES com a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo, a Vitória Down. Os alunos passarão por uma formação com carga horária de 20 horas e sairão preparados para atuarem como brigadistas.

“Essa formatura é um reconhecimento ao trabalho dos Bombeiros. A Brigada Down vai ser uma forma de romper preconceitos. Estou muito feliz com essa iniciativa de inclusão. Estamos fazendo investimentos importantes na instituição em reconhecimento ao trabalho que os Bombeiros realizam. Estão nos ajudando muito a salvar vidas na pandemia”, afirmou o governador Casagrande.

Leia mais:  Sefaz bloqueia mais de mil empresas por falta de contabilista

Reestruturação

Para a melhoria das condições de trabalho e qualidade do serviço prestado à sociedade, o Governo do Estado vem efetuando diversos investimentos no CBMES. O Corpo de Bombeiros Militar teve a frota renovada, com a aquisição de novas viaturas, bem como a construção de novas unidades e a recomposição dos quadros, com a formatura de novos soldados.

“São importantes investimentos que demonstram a atenção do governo do Estado com as forças de Segurança Pública como um todo. Agradecemos ao governador Renato Casagrande e aproveito este momento para parabenizar todos os bombeiros que dedicam suas vidas a cuidarem das pessoas”, afirmou o secretário Alexandre Ramalho. 

Na solenidade, o comandante-geral do CBMES também homenageou autoridades com a Medalha “Mérito Nestor Gomes”. A honraria é conferida às autoridades civis, eclesiásticas e militares de outras forças que tenham se destacado pelo fortalecimento e desenvolvimento administrativo e operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo.

“Este é um dia muito importante para os nossos militares e, por meio da Medalha Mérito Nestor Gomes, honramos aqueles que contribuem para o trabalho da nossa corporação. Os bombeiros não medem esforços para proteger a sociedade. Seja numa tarefa simples ou mais complexa, os bombeiros atuam com o máximo de cuidado e atenção. Não importa o tempo, o dia e a hora, quando o alarme toca e os bombeiros se acomodam nos caminhões com as sirenes ligadas, somente existe um pensamento. ‘Missão dupla o dever nos aponta: vida alheia e riquezas salvar’”, declarou o comandante-geral.

Leia mais:  Primeiro dia de encontros virtuais mobiliza capixabas para a elaboração do Orçamento 2022

Os presentes também puderam ver de perto as viaturas utilizadas pelo CBMES para uso em combates a incêndios, salvamentos e resgates. O desfile reuniu caminhonetes, veículos de pequeno porte, ambulâncias e viaturas para o combate de incêndios florestais.

Brigada Down

A Brigada de Incêndio é um conjunto de pessoas que atuam no controle e prevenção a incêndio e pânico em organizações e empresas. Os brigadistas formados na Brigada Down estarão aptos a atuar na prevenção e combate a incêndios, evacuação de ambientes em risco, atendimento de emergências, primeiros socorros, checagem de extintores e saídas de emergência, entre outras atribuições. O curso ainda não tem data para começar, pois os alunos devem, primeiro, concluir o ciclo de imunização contra a Covid-19.

publicidade

Política e Governo

Ramalho decide disputar a Câmara Federal

Publicado

Após ser rifado pelo partido na disputa do Senado e ter desabafado que o “sistema” tinha retirado o seu sonho, o ex-secretário da Segurança Pública Coronel Alexandre Ramalho (Podemos) vai disputar uma vaga de deputado federal. Ele vai se somar à chapa que já tem o ex-prefeito Gilson Daniel e o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, entre outros.

A decisão foi divulgada em nota na tarde desta quinta-feira (11), por sua assessoria. O comunicado diz que a homologação da candidatura foi deferida pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual.

Nos bastidores, a ida de Ramalho para a chapa federal do Podemos dá mais tranquilidade aos candidatos que temiam não alcançar nenhuma das 10 vagas. Agora, os cálculos dão conta da possibilidade de conquistar até duas cadeiras, segundo analistas políticos. O Podemos faz parte da base aliada do governo e vai apoiar a senadora Rose de Freitas (MDB) à reeleição.

Leia a nota na íntegra:

“Nesta quinta-feira (11), após refletir sobre a negativa da homologação da sua candidatura ao Senado, o Coronel Ramalho, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, decidiu continuar na disputa eleitoral de 2022, agora como candidato a deputado federal.

Sua candidatura foi homologada pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual do Podemos, que também o orientou e motivou a permanecer com seu nome à disposição da sociedade capixaba.

A decisão foi tomada após ouvir sua família, amigos e principalmente as pessoas que o incentivaram a continuar lutando por uma vaga no Congresso Nacional. A deliberação final foi pautada ainda na possibilidade concreta de ser o único candidato com experiência e propostas efetivas no campo da segurança pública.

Ramalho continuará defendendo a modernização e adequação da Legislação Penal Brasileira, que no seu entender, não atende aos anseios dos operadores de segurança pública e das famílias brasileiras, que sofrem nas mãos dos criminosos e não são devidamente alcançados e punidos”.

Leia mais:  Sedes realiza missão a Minas Gerais em busca de novos investidores
Continue lendo

Política e Governo

Profissionais da Educação do ES vão receber bônus de até um salário a mais este mês

Publicado

Segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária)

Conforme divulgado pelo governador do Estado, Renato Casagrande, por meio das redes sociais, nesta quarta-feira (10), o “bônus desempenho”, benefício pago aos profissionais ativos da educação, referente ao exercício de 2021, será pago na folha de pagamento de agosto deste ano.

Sobre o assunto, a Secretaria de Educação (Sedu) informou, em nota, que a concessão do bônus por desempenho para profissionais ativos da Educação é um direito e um reconhecimento do trabalho dos professores e servidores, regulamentado pela Lei Complementar nº 504 e pelo Decreto nº 2761-R, alterado pelo Decreto 3949-R e Lei Complementar 887, que concede aos profissionais ativos no âmbito da Secretaria da Educação (Sedu), sendo que o período de avaliação é de acordo com o calendário escolar.

Leia mais:  Governo do Estado participará do segundo episódio do Absolar Inside by Intersolar

Também segundo a Sedu, recebem o Bônus Desempenho todos os profissionais da Educação (efetivos, comissionados e de Designação Temporária). Ao todo, serão beneficiados 12.975 profissionais neste ano.

A bonificação é concedida anualmente aos profissionais que atuam em escolas e outras unidades da Sedu e é calculada com base em indicadores coletivos e individuais. Desse modo, o profissional pode receber até um salário a mais, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana