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Política e Governo

Governo do Estado publica edital para contratação de obras na Terceira Ponte

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O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), publica, nesta sexta-feira (6), o edital para contratação dos projetos e das obras para ampliação de capacidade da Terceira Ponte e implantação de ciclovia, com barreira de proteção. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (5), o governador Renato Casagrande deu mais detalhes sobre o processo de contratação e destacou o conjunto dos investimentos em infraestrutura para a mobilidade.


“Estamos publicando o edital da Terceira Ponte e amanhã também publicaremos a homologação do resultado da licitação das obras do Portal do Príncipe. Em breve, também será lançado o edital para a contratação das obras do viaduto de Carapina. São três obras importantes que compõem o conjunto de ações para a melhoria da mobilidade da Região Metropolitana”, destacou Casagrande.

Os projetos e as obras serão contratados pela Semobi por meio de edital de RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). O valor máximo a ser investido pelo Governo do Estado nestas intervenções é de R$ 169.791.571,62. Enquanto o prazo para execução dos serviços (projetos e obras) é de três anos. As empresas interessadas têm até o dia 23 de abril para a entrega das propostas. O edital completo também estará disponível no site www.semobi.es.gov.br.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, foram buscadas soluções de engenharia para implantação da ciclovia, junto com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quanto do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções que vão trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida”, disse.

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A empresa contratada ficará responsável por desenvolver os projetos básicos, executivos, licenciamento ambiental e executar as obras, sempre respeitando as diretrizes do anteprojeto apresentado pelo Governo do Estado.

Com a ampliação, a via contará com três faixas por sentido. Já a instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, assim como a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura de proteção e ciclovia que será anexada à ponte, nos dois sentidos como forma de impedir suicídios, contará com uma grade anti escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

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Após apresentação do projeto no ano passado, a Semobi promoveu duas reuniões públicas nos dias 27 e 28 de agosto para apresentar e debater os projetos com a sociedade em Vitória e em Vila Velha e a proposta foi bem recebida e aprovada pelos participantes. 


Ampliação da capacidade da Terceira Ponte:

•    A capacidade da ponte será aumentada em 50%. Assim, a ponte passa a contar com seis faixas, três em cada sentido. 

•    A pista será alargada com a retirada da mediana central e alterações no guarda corpo lateral.

•    Com o estreitamento das pistas, a velocidade máxima da pista será reduzida para 60 km/h

•    A extensão da ponte contará com pórticos de sinalização para operações especiais (Ex.: alterar sentido da faixa em razão de alguma ocorrência).


Ciclovia da Vida

•    O projeto para instalação de uma barreira de proteção para impedir que pessoas atentem contra a própria vida se lançando de cima da terceira ponte, vai se transformar na ciclovia da vida. 

•    A estrutura que será anexada à ponte como forma de impedir o suicídio, contará com a proteção e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de 3 m de largura. 

•    Para garantir a segurança e o controle dos usuários da ciclovia, o acesso será liberado apenas com o CartãoGV. Não será cobrada nenhuma tarifa, mas apenas o cartão do Bilhete Único Metropolitano vai liberar o acesso à ciclovia. 

•    A estrutura da ciclovia terá um alargamento no vão central que funcionará como uma espécie de mirante. 

Anteprojeto: https://www.es.gov.br/Media/PortalES/Noticias/Apresenta%C3%A7%C3%A3oTerceira%20Ponte%20-R2.pdf   

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Política e Governo

Eleições 2022: eleitores do ES têm até o dia 18 para pedir voto em trânsito

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Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet

Os eleitores capixabas que pretendem participar do pleito deste ano e estarão fora do domicílio eleitoral no dia da eleição têm até o dia 18 de agosto para se habilitar, na Justiça Eleitoral, a fim de votar em trânsito ou em seção distinta da de origem, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O requerimento para votar em trânsito pode ser feito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos. Essa modalidade de votação ocorre somente nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores.

Pedidos

Os pedidos devem ser feitos em atendimento presencial, e não há a opção de solicitação pela internet. Para isso, basta procurar qualquer cartório eleitoral, portando um documento oficial com foto, e indicar o local escolhido para ir votar no dia da eleição. Neste ano, o primeiro turno está marcado para 2 de outubro e, eventual segundo turno, para o dia 30.

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O voto em trânsito é como uma transferência de domicílio eleitoral, mas temporária. Por exemplo, o eleitor mora no Espírito Santo, mas já sabe que estará em Brasília no dia da votação. Nessa hipótese, basta informar à Justiça Eleitoral que pretende votar naquela cidade indicada.

Habilitação

A habilitação para o voto em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente.

Modalidades

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para presidente da República.

Exterior

Vale reforçar que não é possível votar em trânsito fora do Brasil. No entanto, quem tem o título de eleitor cadastrado no exterior e estiver no território brasileiro poderá, sim, votar na eleição para o cargo de presidente da República, desde que habilitado dentro do prazo.

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Política e Governo

Ramalho decide disputar a Câmara Federal

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Após ser rifado pelo partido na disputa do Senado e ter desabafado que o “sistema” tinha retirado o seu sonho, o ex-secretário da Segurança Pública Coronel Alexandre Ramalho (Podemos) vai disputar uma vaga de deputado federal. Ele vai se somar à chapa que já tem o ex-prefeito Gilson Daniel e o vice-prefeito de Vila Velha, Victor Linhalis, entre outros.

A decisão foi divulgada em nota na tarde desta quinta-feira (11), por sua assessoria. O comunicado diz que a homologação da candidatura foi deferida pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual.

Nos bastidores, a ida de Ramalho para a chapa federal do Podemos dá mais tranquilidade aos candidatos que temiam não alcançar nenhuma das 10 vagas. Agora, os cálculos dão conta da possibilidade de conquistar até duas cadeiras, segundo analistas políticos. O Podemos faz parte da base aliada do governo e vai apoiar a senadora Rose de Freitas (MDB) à reeleição.

Leia a nota na íntegra:

“Nesta quinta-feira (11), após refletir sobre a negativa da homologação da sua candidatura ao Senado, o Coronel Ramalho, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, decidiu continuar na disputa eleitoral de 2022, agora como candidato a deputado federal.

Sua candidatura foi homologada pelo prefeito de Viana, Wanderson Bueno, que representou a Executiva estadual do Podemos, que também o orientou e motivou a permanecer com seu nome à disposição da sociedade capixaba.

A decisão foi tomada após ouvir sua família, amigos e principalmente as pessoas que o incentivaram a continuar lutando por uma vaga no Congresso Nacional. A deliberação final foi pautada ainda na possibilidade concreta de ser o único candidato com experiência e propostas efetivas no campo da segurança pública.

Ramalho continuará defendendo a modernização e adequação da Legislação Penal Brasileira, que no seu entender, não atende aos anseios dos operadores de segurança pública e das famílias brasileiras, que sofrem nas mãos dos criminosos e não são devidamente alcançados e punidos”.

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