conecte-se conosco


Política e Governo

Governo do Estado publica edital para contratação de obras na Terceira Ponte

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), publica, nesta sexta-feira (6), o edital para contratação dos projetos e das obras para ampliação de capacidade da Terceira Ponte e implantação de ciclovia, com barreira de proteção. Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (5), o governador Renato Casagrande deu mais detalhes sobre o processo de contratação e destacou o conjunto dos investimentos em infraestrutura para a mobilidade.


“Estamos publicando o edital da Terceira Ponte e amanhã também publicaremos a homologação do resultado da licitação das obras do Portal do Príncipe. Em breve, também será lançado o edital para a contratação das obras do viaduto de Carapina. São três obras importantes que compõem o conjunto de ações para a melhoria da mobilidade da Região Metropolitana”, destacou Casagrande.

Os projetos e as obras serão contratados pela Semobi por meio de edital de RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas). O valor máximo a ser investido pelo Governo do Estado nestas intervenções é de R$ 169.791.571,62. Enquanto o prazo para execução dos serviços (projetos e obras) é de três anos. As empresas interessadas têm até o dia 23 de abril para a entrega das propostas. O edital completo também estará disponível no site www.semobi.es.gov.br.

De acordo com o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, foram buscadas soluções de engenharia para implantação da ciclovia, junto com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quanto do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções que vão trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida”, disse.

Leia mais:  Lucas Scaramussa anuncia pré-candidatura à prefeitura de Linhares

A empresa contratada ficará responsável por desenvolver os projetos básicos, executivos, licenciamento ambiental e executar as obras, sempre respeitando as diretrizes do anteprojeto apresentado pelo Governo do Estado.

Com a ampliação, a via contará com três faixas por sentido. Já a instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, assim como a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura de proteção e ciclovia que será anexada à ponte, nos dois sentidos como forma de impedir suicídios, contará com uma grade anti escalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade anti escalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis faixas no total. Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

Leia mais:  Governo do ES vai realizar audiência pública sobre a desestatização da ES Gás no dia 24 de agosto

Após apresentação do projeto no ano passado, a Semobi promoveu duas reuniões públicas nos dias 27 e 28 de agosto para apresentar e debater os projetos com a sociedade em Vitória e em Vila Velha e a proposta foi bem recebida e aprovada pelos participantes. 


Ampliação da capacidade da Terceira Ponte:

•    A capacidade da ponte será aumentada em 50%. Assim, a ponte passa a contar com seis faixas, três em cada sentido. 

•    A pista será alargada com a retirada da mediana central e alterações no guarda corpo lateral.

•    Com o estreitamento das pistas, a velocidade máxima da pista será reduzida para 60 km/h

•    A extensão da ponte contará com pórticos de sinalização para operações especiais (Ex.: alterar sentido da faixa em razão de alguma ocorrência).


Ciclovia da Vida

•    O projeto para instalação de uma barreira de proteção para impedir que pessoas atentem contra a própria vida se lançando de cima da terceira ponte, vai se transformar na ciclovia da vida. 

•    A estrutura que será anexada à ponte como forma de impedir o suicídio, contará com a proteção e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de 3 m de largura. 

•    Para garantir a segurança e o controle dos usuários da ciclovia, o acesso será liberado apenas com o CartãoGV. Não será cobrada nenhuma tarifa, mas apenas o cartão do Bilhete Único Metropolitano vai liberar o acesso à ciclovia. 

•    A estrutura da ciclovia terá um alargamento no vão central que funcionará como uma espécie de mirante. 

Anteprojeto: https://www.es.gov.br/Media/PortalES/Noticias/Apresenta%C3%A7%C3%A3oTerceira%20Ponte%20-R2.pdf   

publicidade

Política e Governo

Governo do Estado recebe Selo Diamante de transparência pública em evento no TCE-ES

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Controle e Transparência (Secont), participou, nesta terça-feira (10), da cerimônia de entrega dos certificados do Selo da Transparência Pública, encerrando as atividades do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) na premiação deste ano. 

O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) e reuniu gestores, servidores públicos e representantes da sociedade civil. Na oportunidade, a Secretaria de Controle e Transparência (Secont) foi representada pelo subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada. 

Ao todo, 72 instituições capixabas receberam o selo da transparência pública, entre elas 40 prefeituras, 27 câmaras municipais, além do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), receberam as suas respectivas certificações com base na edição deste ano do ranking

Leia mais:  Evair de Melo assume vice-liderança do governo na Câmara

Os resultados demonstraram avanços significativos na transparência da gestão pública estadual. Um exemplo disso é a conquista do Governo do Estado, que recebeu o Selo Diamante, a mais alta classificação do prêmio, ao atingir o nível de 98,35% em transparência pública. Ao alcançar esse excelente resultado, o Espírito Santo conquistou a 3ª posição no ranking dos estados, ao lado de Goiás (100%) e Rondônia (98,92%). 

Para o subsecretário Fabiano Louzada, o recebimento do Selo Diamante é reflexo do compromisso do Governo do Estado com as ações de incentivo à transparência e à integridade na sociedade capixaba. “A nossa conquista nesta premiação é motivo de muito orgulho, pois ela é resultado de um trabalho contínuo da nossa equipe para garantir que os cidadãos possam contar com transparência, ética e acesso à informação. A confiança é a base da relação entre o Estado e a sociedade, e os nossos esforços estão concentrados para cultivar isso”, destacou.

Clique aqui e assista a cerimônia na íntegra. 

Sobre o Programa 

Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), pelos Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), o objetivo do Programa Nacional de Transparência Pública é examinar o nível de transparência ativa nos sites institucionais do Poder Público, nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios). 

Leia mais:  Assembleia aprova indicação para que PMs capixabas usem câmeras portáteis na farda durante serviço

A edição deste ano da premiação avaliou mais de 7.300 portais de órgãos públicos em todo o País, fator que resultou em um aumento de 10% no índice nacional de transparência, alcançando 63,94%. 

Continue lendo

Política e Governo

Governo do Estado realiza entrega de equipamentos esportivos para 31 municípios

Publicado

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 33 tratores cortadores de grama, 15 academias populares, 13 multiexercitadores e dois veículos para 31 municípios capixabas, totalizando 63 entregas de equipamentos. O evento aconteceu no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.

O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foi de cerca R$ 2,5 milhões, sendo que parte foi fruto de emendas parlamentares, doação da própria Sesport e de premiação por competições esportivas organizadas pela Secretaria.

“Os equipamentos entregues hoje foram em sua maioria por solicitação dos deputados estaduais. Tenho certeza que serão importantes quem está na outra ponta e vai poder usufruir de uma academia popular ou do cortador de grama para aquele time que precisa. É importante ter um governo com capacidade de investimentos e que faça ao invés de ficar apenas falando. Nós estamos falando, mas estamos fazendo muito. Por isso, é importante valorizar essas entregas”, afirmou o governador.

Os 31 municípios contemplados foram: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Santa Leopoldina, São José do Calçado, São Mateus, Vargem Alta, Vila Pavão e Vila Valério.

“Estamos encerrando o ano de 2024 do mesmo jeito que encerramos 2023: com muitas entregas. É o maior volume de investimentos em esporte da história do Espírito Santo. Isso graças ao nosso governador que entende a importância do esporte para a população e que investe nos municípios, fazendo o Estado chegar onde o cidadão mais precisa, em cada cantinho do território capixaba. Investir no esporte é investir na educação, na saúde e na qualidade de vida do nosso povo”, destacou o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes.

Leia mais:  Comunicação e solidariedade são novas propostas de Majeski para o combate à Covid-19

Também estiveram presentes os deputados estaduais Mazinho dos Anjos, José Esmeraldo, João Coser, Zé Preto, Fabrício Gandini, Tyago Hoffmann e Allan Ferreira.

Premiações

Os três melhores classificados nas categorias feminina e masculina da Copa Sesport receberam suas premiações pelas primeiras colocações na disputa do torneio. Os campeões receberam uma academia e um veículo utilitário. Os vice-campeões, um trator cortador de grama e uma academia. Já os terceiros colocados, um trator cortador de grama.

No feminino, Afonso Cláudio conquistou o título na final diante de São Mateus. Colatina ficou com a terceira colocação. No masculino, Iúna foi o campeão, contra Fundão na decisão e o terceiro lugar terminou com Anchieta.

No Campeonato Quilombola, todos os quatro semifinalistas receberam uma academia popular e um trator cortador de grama. Unidos da Graúna e Monte Alegre, representantes dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente, foram campeão e vice da competição. O terceiro colocado (São Cristóvão) e o quarto (São Jorge) foram de São Mateus, porém a premiação foi entregue em evento realizado no município, que também envolveu a premiação pelo segundo lugar feminino da Copa Sesport.

Leia mais:  Lucas Scaramussa anuncia pré-candidatura à prefeitura de Linhares

Confira todas as entregas por município:

Afonso Cláudio – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Água Doce do Norte – 2 tratores cortador de grama

Alfredo Chaves – 2 multiexercitadores

Anchieta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Baixo Guandu – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Barra de São Francisco – 3 tratores cortador de grama

Bom Jesus do Norte – 1 academia popular

Cachoeiro de Itapemirim – 1 multiexercitador e 2 tratores cortador de grama

Colatina – 2 tratores cortador de grama

Fundão – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Governador Lindenberg – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Guarapari – 1 trator cortador de grama

Iconha – 2 tratores cortador de grama

Itapemirim – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

Iúna – 1 academia popular e 1 veículo utilitário

Jaguaré – 2 academias populares

Jerônimo Monteiro – 1 trator cortador de grama

Marilândia – 2 academias populares e 2 tratores cortador de grama

Mimoso do Sul – 2 tratores cortador de grama

Muniz Freire – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Muqui – 2 multiexercitadores e 2 tratores cortador de grama

Nova Venécia – 2 multiexercitadores e 1 trator cortador de grama

Pinheiros – 1 academia popular

Piúma – 1 academia popular

Ponto Belo – 1 multiexercitador

Santa Leopoldina – 1 multiexercitador e 1 trator cortador de grama

São José do Calçado – 1 trator cortador de grama

São Mateus – 1 academia popular

Vargem Alta – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Pavão – 1 academia popular e 1 trator cortador de grama

Vila Valério – 1 trator cortador de grama

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana