conecte-se conosco


Cidades

Governo Federal aprova crédito de US$ 27,6 milhões para Vila Velha

Publicado

Vila Velha recebe sinal verde do Governo Federal para contratação de crédito externo na ordem de US$ 27,6 milhões junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para investimentos no Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais no município.

Nesta segunda-feira (21), a Presidência da República publicou, no Diário Oficial da União, a mensagem nº 537, de 18 de outubro de 2019, enviada ao Senado Federal com a proposta de crédito externo, com garantia da União, a ser firmada entre o município e a instituição financeira.

“Nós estamos muito próximos a um feito histórico que é assinatura do primeiro contrato de financiamento externo a ser firmado pelo município. Com isso, estaremos internacionalizando e dando um salto de qualidade numa operação de crédito internacional que vai gerar melhorias urbanas, ambientais e na requalificação urbana de espaços coletivos tão importantes para a nossa cidade, sobretudo de bairros de maior carência de infraestrutura”, avaliou o prefeito Max Filho.

O texto da mensagem traz o seguinte teor: “Proposta ao Senado Federal para que seja autorizada a contratação de crédito externo, com garantia da República Federativa do Brasil, entre o Município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), cujos recursos se destinam ao financiamento parcial do “Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais em Vila Velha/ES”.

Prefeito Max Filho.

Os recursos da operação de crédito serão investidos na execução de obras de drenagem e pavimentação de vias, calçadas e ciclovias, além da instalação de pontos e abrigos de ônibus em pelo menos de 30 bairros do município. Também serão utilizados para estruturação das unidades de conservação da Manteigueira, Penedo, Parque Urbano do Sítio Batalha (Marista), e na Área de Preservação Ambiental da Lagoa Grande.

“Ressaltamos a importância do programa de requalificação para melhorias das condições de vida de parcela importante da população do município, beneficiando mais de 1/3 dos munícipes”, enfatizou o secretário de Planejamento de Projetos Estratégicos, Ricardo Santos.

Após a aprovação do Senado Federal, a proposta será encaminhada a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para os trâmites finais relativos a assinatura de contrato de financiamento e garantia da operação de crédito com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que trata-se de uma instituição financeira multilateral integrada pelo Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Leia mais:  Vice-governadora inaugura CRAS Zenor dos Santos Martins, em Conceição da Barra
publicidade

Cidades

Homem morre e sete pessoas ficam feridas em grave acidente na BR-101

Publicado

Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga

Um homem morreu e outras setes pessoas ficaram feridas após se envolverem em um grave acidente, no início da tarde deste sábado (23). A colisão envolvendo dois veículos de passeio, ocorreu na altura do km 232,3 da BR 101, em Fundão

De acordo com o Centro de Controle Operacional da Eco101, concessionária responsável pela administração da via, a vítima fatal era motorista de um dos veículos envolvidos no acidente. O homem morreu no local.  

Dentre os feridos, três pessoas foram encaminhadas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória, uma para o Hospital Infantil, também na capital, e outras três para o Hospital São Camilo, em Aracruz. 

Ambulâncias, viatura de inspeção e guincho da Eco 101, além da Polícia Rodoviária Federal, Samu, Corpo de Bombeiros, perícia da Polícia Civil e IML foram acionados para dar apoio a ocorrência. 

Ainda não há informações sobre como o acidente ocorreu. Uma das pistas precisou ser interditada e o tráfego está seguindo em sistema pare e siga.

Leia mais:  Vira-lata salva avó e neto de ataque de pitbull em Guarapari e acaba ferido
Continue lendo

Cidades

Navio encalhado é retirado de Porto em Aracruz

Publicado

A operação aconteceu na noite de sexta-feira (22); a embarcação, carregada de celulose, seguia para Singapura

O navio mercante Saga Morus, carregado de celulose e que havia encalhado ao tentar uma manobra de saída do Porto de Barra do Riacho, em Aracruz, foi retirado do local na noite de sexta-feira (22). 

A embarcação seguia para Singapura e, segundo a Capitania dos Portos do Espírito Santo, assim que houve o anúncio do encalhe, foram deslocadas duas equipes até o local, sendo uma por terra e outra por via marítima. 

A análise da Capitania concluiu que o navio não oferece risco à navegação. Também não foram encontrados indícios de danos estruturais ou vazamento de resíduos poluentes. Os tripulantes passam bem.

Em razão do acidente, foi instaurado inquérito administrativo para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. 

Segundo o site Marine Traffic, o navio tem bandeira de Hong Kong e atracou em Portocel na última quarta-feira (20), vindo do Porto de Vila do Condé, no Pará.

Leia mais:  Banestes realiza mutirão on-line para renegociação de dívidas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana