conecte-se conosco


Brasil

Governo Federal reforça a importância das políticas públicas para as mulheres

Publicado

A ações implementadas visam garantir os direitos como saúde, educação, trabalho e segurança

No Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, o Governo Federal reforça a importância das políticas públicas estarem presentes em todos os ciclos de vida da mulher. São ações que envolvem cuidado da saúde, educação, trabalho e segurança.  

Entre as estratégias do Governo Federal, destaca-se a ampliação dos serviços da Casa da Mulher Brasileira, que oferece o atendimento humanizado às mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. No ambiente são oferecidos serviços de apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, acolhimento, triagem médica, além de também proteger os filhos dessas mulheres. A casa faz parte dos eixos do programa Mulher, Viver sem Violência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que anunciou a implantação de 25 novas unidades ainda em 2020. 

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves reforça as ações que o governo está trabalhando para fortalecer a presença da mulher na sociedade. “Este governo tem compromisso com a proteção e com a defesa da mulher. Como política pública de proteção e defesa da mulher, vamos entregar para o Brasil, 25 novas unidades da Casa da Mulher Brasileira. Agora adaptada inclusive para os municípios pequenos. É dessa forma que o governo mostra seu compromisso”, afirmou a ministra.

Leia mais:  Passageiro atira contra motorista de app após se recusar a usar máscara

Outra ação importante do Governo Federal é o novo ligue 180 que foi reorganizado e agora consegue atender a mulher com mais agilidade segundo a ministra Damares Alves. “Menos de trinta segundos a ligação poderá ser atendida. No passado, as mulheres chegavam há ficar 80 minutos em uma ligação para denunciarem a violência. E dessa forma que a gente mostra compromisso e respeito com a mulher”, afirmou.

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço onde à mulher por meio da ouvidoria consegue relatar à violência sofrida tanto no âmbito nacional como no internacional. A ligação é gratuita e confidencial. O canal de denúncia funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, no Brasil e em outros 16 países. Entre eles, Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco e Boston), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.

Saúde

No Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Saúde reforça que o Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todos os momentos, desde o nascimento a velhice. São ações de cuidado, prevenção e promoção da saúde, que vão da atenção básica de saúde ao serviço especializado.

Leia mais:  Governo prorroga por 60 dias ICMS único sobre combustíveis

A partir da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher são ofertadas ações educativas reforçando a importância da imunização em todas as faixas etárias. São desenvolvidas estratégias de planejamento reprodutivo, que vai do pré-natal, passa pelo parto até ao puerpério. Dentro da promoção da saúde são incentivados hábitos saudáveis, entre eles, alimentação in-natura e atividades físicas.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta relata as principais estratégias em relação aos serviços de saúde ofertados para a mulher no SUS.

publicidade

Brasil

BC anuncia data para Pix automático; entenda como será

Publicado

Essa modalidade do Pix vai permitir o pagamento de despesas que cliente sabe que terá, como parcelas de empréstimos ou contas de luz

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (7) que o Pix automático vai começar a operar em 28 de outubro de 2024.

Essa modalidade do Pix vai permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas.

O Pix automático poderá ser usado, por exemplo, para pagar:

  • contas de água e luz
  • escolas e faculdades
  • academias, condomínios
  • parcelamento de empréstimos

Esse tipo de pagamento já pode ser feito através do débito automático, mas na avaliação do Banco Central, o Pix automático terá a capacidade de alcançar mais pessoas.

Segundo Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, para que uma empresa ofereça hoje a possibilidade de pagamento por débito automático, precisa ter um convênio com cada instituição financeira.

Com o Pix automático, a empresa não precisará firmar um contrato com cada instituição financeira, bastará fazer um único acordo com um banco que esteja ofertando a modalidade às empresas.

Com isso, a empresa poderá oferecer a possibilidade de pagamento automático via Pix para todas as pessoas que usam o Pix — independente do banco em que têm conta.

“Todos os usuários de todas as instituições do Pix estarão aptos a usar o Pix automático, abre possibilidade para que instituições pequenas entrem nesse mercado”, explicou o técnico do BC.

Tarifa

Para pessoas físicas, o Pix automático será sem cobrança de tarifa.

Para empresas que vão ofertar o Pix automático, vai funcionar a livre negociação (ou seja, dependerá do acordo entre o banco e a instituição financeira).

Oferta do serviço

A oferta do serviço do Pix automáticos vai funcionar da seguinte forma:

Como vai funcionar?

Veja abaixo o passo a passo do funcionamento da nova modalidade do Pix:

  • A pessoa física manifesta à empresa que deseja pagar com Pix automático;
  • A empresa envia a proposta de Pix automático ao cliente;
  • O cliente recebe notificação para confirmar autorização de pagamento via Pix Automático.

ou

  • A empresa envia fatura do mês com a opção de pagamento Pix automático;
  • O cliente paga a conta conta do mês via QR Code e confirma se quer aderir ou não ao pagamento via Pix Automático.

Continue lendo

Brasil

Convidado morre após engasgar com pedaço de carne durante festa de casamento

Publicado

Ricardo Lago Zaher tinha 30 anos e morreu na noite de sábado (2)

Ricardo Lago Zaher, de 30 anos, morreu durante uma festa de casamento que aconteceu em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul no último sábado (2). 

De acordo com testemunhas, ele teria engasgado com um pedaço de carne.

Segundo informações do portal Campo Grande News, o corpo de Bombeiros foi acionado para atender um convidado que passava mal na festa. 

Os militares  tentaram salvar Ricardo por 1h17, mas infelizmente ele não resistiu e acabou morrendo. 

Segundo registro policial, não foram encontrados sinais de violência na vítima. A fatalidade foi registrada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Cepol como “morte a esclarecer”.

Leia mais:  Auxílio Brasil e novos benefícios devem injetar R$ 16 bi no comércio
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana