Na próxima segunda-feira (27), a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participarão de solenidade de assinatura de parcerias para aprimoramento da gestão pública local. Um dos destaques será a expansão das soluções de processo eletrônico do Governo Federal nos municípios capixabas.
Atualmente, sete estão em fase de implantação dessas soluções: Alegre, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta. Até 2028, todos os 78 municípios capixabas poderão aderir às soluções de processo eletrônico do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), gerando uma economia anual de aproximadamente 140 milhões de folhas de papel e R$ 5 milhões aos cofres públicos.
Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI)
Além da ampliação do processo eletrônico, conhecido no Espírito Santo como e-Docs, o estado vai também aderir ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI). O ES será o sétimo estado do Brasil e o primeiro da região Sudeste a aderir ao programa. Após a assinatura do acordo ocorrerá a elaboração do plano de trabalho, em até 60 dias. As ações pactuadas têm prazo de execução de dois anos, incluindo as soluções do Catálogo de Soluções Federativas, de acordo com as necessidades do estado parceiro.
No âmbito do PNGI, estão previstos serviços e soluções no estado nas áreas de: governo digital (como prova de vida digital, balcão de atendimento GOV.BR, Conecta Gov.BR); patrimônio (Programa Imóvel da Gente, Projeto Orla); gestão e inovação (Central de Compras, Desafios de Inovação Aberta); regularização ambiental (integração ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural/Sicar); e capacitação de servidores públicos.
Outra novidade é a assinatura de acordo para implementação da Política de Cotas para Mulheres em Situação de Violência Doméstica nas Contratações Públicas. A medida prevê a destinação de percentual mínimo de 8% das vagas para mulheres nessa situação, nos contratos de prestação de serviços terceirizados do governo. A política utiliza o poder de contratação do Estado para promover a autonomia financeira e a inclusão social dessas mulheres, contribuindo para romper o ciclo de violência e vulnerabilidade no qual estão inseridas. E se soma ao Projeto Emprega MulherES, da Secretaria de Estado das Mulheres – que reconhece empresas que adotam práticas inclusivas por meio do selo “Empresa Amiga” e promove a igualdade de gênero no mercado capixaba.
No evento, prefeitos recém-eleitos também terão a oportunidade de conhecer outras ações estratégicas ofertadas para modernizar a gestão municipal – como suporte técnico, capacitação de servidores e infraestrutura gratuita, tudo alinhado à Estratégia Nacional de Governo Digital.
A parceria entre o Governo Federal e o Espírito Santo reforça o compromisso com a transformação digital nos municípios, incentivando a inovação tecnológica, a sustentabilidade e a redução de custos. Ferramentas como sistemas de agendamento e envio de informações por meio de formulários dinâmicos estão entre as soluções oferecidas, simplificando o acesso da população a serviços públicos.
Serviço Assinatura de acordos de parceria entre o governo do Espírito Santo e o Ministério da Gestão, com entregas e anúncios para prefeituras capixabas Data: 27/01 Horário: das 14h às 16h (com atendimento à imprensa às 13h45) Local: Palácio Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória
Ex-prefeito conta com apoio dos principais nomes do partido e concorre com a atual presidente, deputada federal Jack Rocha
O deputado estadual João Coser vai disputar a presidência do PT no Espírito Santo, conforme anunciou em suas redes sociais neste sábado (19). O Processo de Eleição Direta (PED) está marcado para o dia 6 de julho deste ano.
Atualmente, a sigla no Estado é comandada pela deputada federal Jack Rocha, da corrente petista Construindo um Novo Brasil (CNB). A parlamentar ocupa o cargo desde 2019, quando foi eleita com o apoio de Coser, da Alternativa Socialista, e deve disputar a reeleição.
Com exceção da concorrente, o ex-prefeito de Vitória conta com o apoio de todos os principais nomes do PT capixaba com mandato.
Estão ao lado de Coser os membros das tendências do campo “Pra Voltar a Sonhar” (PVS), o deputado federal Helder Salomão, da corrente Resistência Socialista; o senador Fabiano Contarato; a Democracia Socialista e a Depar.
Foto: Reprodução/instagram @joaoccoser
A também deputada estadual Iriny Lopes, da Articulação de Esquerda, não só apoia o colega da Assembleia Legislativa (Ales) como deve assumir a presidência no meio do mandato, caso Coser seja eleito:
“Caminharemos para uma gestão compartilhada, com decisão coletiva do nome do companheiro deputado estadual João Coser como pré-candidato à presidência do PT-ES, neste primeiro biênio (2025/2026), e promover a alternância na Presidência com a companheira Iriny Lopes, deputada estadual, assumindo o segundo biênio (2027/2028)”.
Para o deputado, a candidatura é um “passo importante na história” do partido no Estado:
“Se num passado recente estivemos em campos diferentes, é necessário, neste momento, unir forças e caminhar juntos porque acreditamos que é hora de sonhar, de buscar uma alternativa para o partido e de reacender a esperança na militância do PT-ES”, escreveu Coser.
À frente da sigla durante o período eleitoral de 2026, caso saia vitorioso do PED, o parlamentar destaca como prioridades da gestão o apoio à governabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva; a manutenção e ampliação das bancadas tanto na Ales quanto na Câmara dos Deputados; a reeleição de Contarato; e o “esforço coletivo para que o PT assuma protagonismo nas eleições”.
Já em relação aos municípios, a promessa é estar mais próximo dos diretórios municipais, principalmente no interior, promovendo ações de organização partidária e de formação e também a ampliação do partido nas câmaras municipais e prefeituras.
“Para além dos compromissos partidários, a Alternativa Socialista e o Campo Pra Voltar a Sonhar, buscam ampliar o diálogo e uma relação mais estreita com os movimentos sociais, reconectando o Partido dos Trabalhadores com suas bases, com a sociedade, com seus sonhos, desafios e expectativas. Sendo sempre voz ativa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e sindicais, em toda sua diversidade e pluralidade”.
Com a defesa de uma união pelo fortalecimento do PT no Estado, o deputado termina a mensagem de candidatura afirmando que “é hora de colocar o Espírito Santo no centro do projeto nacional e de transformação do nosso país”.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte do Papa Francisco, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (21), em Roma.
Em uma rede social, Casagrande destacou o legado de simplicidade, compaixão e coragem de Francisco, primeiro papa latino-americano.
Recebo com tristeza a notícia da partida do Santo Padre, Papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial. Gratidão eterna, Papa Francisco, escreveu.
O texto foi compartilhado junto ao vídeo do encontro de Casagrande com o pontífice, que ocorreu em novembro de 2024.