conecte-se conosco


Segurança

​Guarda Municipal de Vila Velha forma mais uma turma do projeto Anjos da Guarda

Publicado

A última formatura do ano do projeto “Anjos da Guarda”, da Guarda Municipal de Vila Velha, aconteceu na quinta-feira (29). A cerimônia foi realizada na quadra da escola UMEF Pedro Herkenhoff, em Cobilândia.
 
Os 80 alunos, dos 6º anos, que participaram do projeto receberam os certificados das mãos do Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques, e dos agentes que fazem parte do corpo docente do projeto. Além deles, a cerimônia contou com a participação especial da mascote da GMVV, a cadela Carabina.

O projeto contempla aulas ministradas por instrutores da Guarda Municipal, em que os alunos aprendem sobre a educação no trânsito, meio ambiente, segurança, empoderamento feminino, combate ao bullying, entre outros temas. As aulas são lúdicas e os adolescentes recebem uma cartilha com exercícios, que são realizados gradativamente conforme o andamento das aulas.
 
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, comentou sobre a participação dos alunos. “Os alunos foram participativos. No início do projeto uma turma deu mais problema, mas depois os alunos mudaram o comportamento e ficaram disciplinados. Esse certificado não é apenas um pedaço de papel, ele representa muito mais. O Projeto Anjos da Guarda tem um papel fundamental na formação dos nossos jovens, pois vai além da sala de aula e aproxima os estudantes de questões práticas de cidadania e segurança pública”, ressalta
 
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes dos Santos, frisa sobre a importância do projeto. “Esse projeto está no coração da Guarda Municipal de Vila Velha. Ele visa transformar vidas, pois estamos plantando uma sementinha hoje, para colhermos no futuro”, frisou.
 
A aluna Tereza Rezende, vencedora da melhor redação, relatou como foi participar do projeto. “Gostei muito das aulas. Minha turma, por causa de alguns alunos, foi expulsa do projeto. Depois de um tempo tivemos uma nova chance de voltar. Confesso que a minha aula preferida foi sobre trânsito. Além de muito divertida, aprendi muita coisa. No final do projeto fomos à base da Guarda, onde pude falar pelo rádio com os agentes. Além disso, conhecemos a cachorrinha”, afirmou.
 
A diretora da escola, Renata Barbatto, elogiou o trabalho da Guarda Municipal. “Esse projeto é belíssimo e de suma importância para a sociedade. A porta da unidade está abertas para que novas turmas possam ser formadas. Tenho certeza que os alunos estão saindo do Anjos da Guarda transformados”, afirma.
 
“Os alunos também aprendem sobre direitos humanos e valores, que fazem parte da formação de cada um. Trazer esses valores para dentro da sala de aula é extremamente importante. Além disso, aproxima a Guarda Municipal deles. Hoje concluímos a última turma do projeto Anjos da Guarda em 2024. Estamos trabalhando para levar o projeto para outras unidade em 2025 e para que outras crianças e adolescente possam ter essa experiência”, explicou o inspetor Ricardo Saibert, da Inspetoria Escolar.

Leia mais:  Homem é preso suspeito de divulgar imagens de exploração sexual infantil no Telegram

publicidade

Segurança

Sesp treina forças de segurança para uso do novo sistema de comunicação

Publicado

O sistema de comunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo foi modernizado e, para que sua operação seja plena, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um curso de qualificação técnica para agentes de segurança pública estaduais que atuam diretamente com o sistema de troncalização de radiocomunicação. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 16 de abril, na Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto de Atedimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

Os participantes foram pontos focais de cada corporação e vão difundir o conhecimento adquirido com os colegas. As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp e uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora dos equipamentos.

Leia mais:  Policial militar salva bebê engasgado em Cariacica: "praticamente morreu e voltou"

O sistema de troncalização da radiocomunicação visa modernizar as comunicações operacionais das agências de Segurança Pública em todo Estado do Espírito Santo, viabilizando uma maior integração operacional entre as forças de segurança pública, maior área de cobertura e a disponibilidade de recursos como GPS, gravação das comunicações e criptografia.  

Esse novo sistema permite integrar as comunicações operacionais em todo território capixaba, de modo que as comunicações poderão ser estabelecidas diretamente do município do interior do Estado com o Ciodes Sul ou Ciodes Metropolitano, dada a complexidade da operação, dando maior celeridade na resposta e permitindo a montagem de um plano de ação mais célere, eficiente e integrado.

No curso, os participantes conheceram diversas aplicações utilizadas para comando e controle das atividades operacionais de comunicação via radiofrequência e os principais recursos do Master Site, infraestrutura responsável pelo controle central das torres de comunicação integradas ao sistema de troncalização.

Continue lendo

Segurança

Após sequestro, homem é morto com mais de 20 tiros na Serra

Publicado

O corpo de um homem de 30 anos foi encontrado em uma plantação de eucaliptos próximo à Avenida Audifax Barcelos, na Serra. A vítima teria sido baleada.

O caso aconteceu no sábado (19). Em depoimento à Polícia Militar, um familiar disse que Dyego Teixeira dos Santos havia sido visto no dia anterior em um bar na Rua Eucalipto. Na ocasião, ele teria sido levado à força por indivíduos armados.

De acordo com a polícia, o familiar encontrou o corpo já sem vida e solicitou o auxílio. A família de Dyego informou aos militares que o homem era usuário de drogas. Eles acreditam que o ataque seria motivado por dívidas com traficantes.

O corpo, segundo as primeiras informações da perícia, foi alvejado com aproximadamente 20 tiros. Os assassinos utilizaram duas armas diferentes, sendo uma pistola calibre .40 e uma 9mm. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, a polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. O corpo foi encaminhado para a necropsia no Instituto Médico Legal.

Leia mais:  Influenciadora é presa após dirigir sem CNH e atropelar crianças em Vila Velha

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana