conecte-se conosco


Cidades

Histórias que Inspiram: uma vida dedicada a ensinar Matemática

Publicado

Uma vida dedicada a ensinar e promover o interesse dos estudantes pela Matemática. Essa é a história que inspira, sobre o professor Maxwel Augusto Neves, que há 25 anos se dedica a profissão. Maxwel iniciou como professor na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Gisela Salloker Fayet, localizada no distrito de Paraju que pertence ao município de Domingos Martins, na região serrana do Espírito Santo, onde atua até hoje.

Em 2016, o professor Maxwel lecionava o componente curricular de Matemática, quando foi convidado para participar do Projeto Iniciação Científica de Matemática (PicMat), que faz parte do Programa Matemática na Rede. Esse projeto foi implementado no primeiro semestre daquele ano pela Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).

Como antes deste período, o professor já fazia iniciação científica de Matemática com os seus estudantes, ficou ainda mais animado ao ingressar no projeto e se dedicar como orientador da ação que valorizava o seu trabalho. “Durante as aulas regulares, eu incentivava meus alunos a se dedicarem mais a competições científicas, sobretudo, pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)”, disse.

Segundo o professor, o PicMat oferece tempo e materiais específicos para esse tipo de competição, em desenvolvimento cognitivo e na preparação para desafios futuros, seja na vida acadêmica ou no mercado de trabalho. “Participar de um projeto como esse, só traz suporte e benefícios, tanto para os estudantes quanto para professores. Para os estudantes, o aprofundamento de estudos em Matemática, abre portas que nem eles mesmos poderiam imaginar. E como professores, somos beneficiados com formações continuadas em Resolução de Problemas e bolsas pelo desenvolvimento das ações”, afirmou o docente.

Leia mais:  Inscrições para 1ª oferta dos cursos Qualificar ES Mulher On-line estão abertas

Em 2020, Maxwel foi nomeado como diretor da EEEFM Gisela Salloker Fayet, onde continua a articulação entre estudantes e professores para que continuem participando do PicMat. “Todos os anos nossa escola oferece a Iniciação Científica de Matemática, nunca deixamos de ofertar. Alunos de escolas e comunidades vizinhas participam das aulas, por sermos um polo da região serrana de Domingos Martins”, explicou o diretor Maxwel.

Desde a 1ª edição da OBMEP, em 2005 até 2023, a Escola Gisela Salloker Fayet soma 127 premiações nacionais na OBMEP, sendo 38 medalhas e 89 menções honrosas. E nesse sentido, Maxwel destacou o seu sentimento: “temos muito orgulho de todos que se empenharam para essas conquistas. Isso resultou no destaque que hoje nossa escola tem, por tantas medalhas conquistadas, o que nos leva a um sentimento de dever cumprido.”

 

Premiação na Escola

Além das cerimônias anuais de premiação OBMEP, realizadas pela Sedu, por meio do Matemática na Rede, a Escola Gisela Salloker Fayet parabeniza seus estudantes medalhistas com certificados e brindes. “Essa nossa iniciativa motiva ainda mais alunos e professores a se interessarem pelo PicMat e pelas competições de conhecimento. Além disso, promovemos, todos os anos, uma Feira de Ciência e Tecnologia, outra forma de incentivar nossos estudantes a estarem sempre em evolução e comprometimento com os estudos, não só com a Matemática, mas também, em todas as demais disciplinas”, pontuou o diretor Maxwel.

Leia mais:  Sem água e energia, Ufes suspende aulas em Goiabeiras nesta segunda
Premiações nacionais na OBMEP da Escola Gisela Salloker Fayet
Premiação Quantidade
Menções Honrosas 89
Bronze 24
Prata 14

Diante de todas essas conquistas da escola e mediante os critérios do regulamento da OBMEP, o professor Maxwel foi premiado em seis edições (2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019) como professor destaque da OBMEP no Espírito Santo. Esse destaque rendeu prêmios individuais e formações específicas na área da Matemática ofertados pela OBMEP.

 

Os resultados da escola

Além da OBMEP e da Matemática em outras competições de conhecimento, a Escola Gisela Salloker Fayet tem se destacado pelos bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é calculado com base no desempenho dos estudantes em avaliações do SAEB e na taxa de aprovação escolar. Em 2019, a escola obteve uma nota de 5,9, superando a meta projetada de 5,1 para o Ensino Médio.

Esses resultados refletem o forte foco da escola em uma gestão pedagógica eficiente, com apoio aos professores, participação ativa dos pais e envolvimento da comunidade escolar. A metodologia adotada incentiva a resolução de problemas locais e o desenvolvimento de projetos como a Feira de Ciências, e envolve alunos desde o 6º ano do Ensino Fundamental.

Além dos resultados no Ideb, a escola também valoriza o processo educacional como um todo, promovendo uma abordagem que vai além dos números, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

Saiba mais em: https://matematicanarede.sedu.es.gov.br

publicidade

Cidades

Pedal de Natal acontece sábado com concurso de bikes e sorteio de brindes

Publicado

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha realizará, no sábado (14/12), o Pedal de Natal, um passeio ciclístico com concentração às 17h30 e saída às 18 horas, da Praça do Ciclista, com chegada no Parque da Prainha, quando a Vila Natalina já estará iluminada.

No Parque da Prainha será realizado um concurso para eleger as bicicletas mais bonitas decoradas com o tema natalino. Os participantes das categorias adulto e infantil que expressarem mais criatividade na decoração da sua bike receberão uma premiação especial. Serão premiados dois participantes de cada categoria. Além disso, haverá o sorteio de duas bicicletas, para todos os participantes do passeio ciclístico.

Após a entrega das premiações, haverá apresentação da Banda do Exército, criando um ambiente festivo e alegre para os participantes e suas famílias, em integração com a Vila Natalina.

O evento é aberto ao público. Os primeiros 300 participantes que chegarem à Praça do Ciclista, antes do horário de saída, receberão uma camisa alusiva ao evento e uma plaquinha promocional. Porém, para receber um dos dois itens, é necessário levar uma caixa de bombom, que serão doadas para instituições sem fins lucrativos.

Leia mais:  Prefeitura de Jaguaré inicia projeto Dia de Cidadania

Bikes gratuitas

As pessoas que quiserem participar do passeio ciclístico, mas não possuem bicicleta, o Projeto BikeVV e a empresa Jet disponibilizarão gratuitamente as bikes compartilhadas e 40 bikes elétricas, das 16h30 às 20h30. As bikes elétricas estarão disponíveis na Praça do Ciclista.

Para garantir um ambiente festivo e seguro, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal, que acompanhará os ciclistas durante todo o trajeto.

O Pedal de Natal reafirma o compromisso que o município tem de boas práticas que incentivam o uso do modal da bicicleta, visando à melhoria das condições de mobilidade urbana. Somado a isso, o constante investimento na malha cicloviária, fez o município canela-verde ser merecedor do Selo do Programa Bicicleta Brasil, concedido pelo Ministério das Cidades.

Ruas interditadas

Para realização do passeio ciclístico será necessária a interdição parcial da avenida Estudante José Júlio de Souza, da avenida Antônio Gil Veloso, da rua Castelo Branco e da rua Antônio Ataíde, chegando ao parque da Prainha. As vias serão liberadas logo após a passagem dos ciclistas.

Leia mais:  Rosa Bicolor: Vulcão e Paloma estão em alta no mercado, mesmo sem festas por conta da Pandemia

Serviço:
Pedal de Natal
Data: Sábado (14), das 18 às 21h30
Concentração: Às 17h30, na Praça do Ciclista
Local: Saída na Praça do Ciclista e chegada no Parque da Prainha.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura vai instalar mais duas academias populares em Jaguaré

Publicado

Gestão Municipal em Jaguaré investe em atividade física em espaços públicos como incentivo para qualidade de vida; dessa vez, Palmito e São João Bosco são as comunidades beneficiadas

Apostando na prática esportiva e em atividades físicas como formas de alcançar melhoria da saúde e de garantia de qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de Jaguaré vai instalar mais duas academias populares ao ar livre em duas praças no município. Uma será instalada na Praça de Lazer na Comunidade de São joão Bosco e outra na praça na Comunidade do Palmito. As duas praças estão em construção.

A implantação das academias será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. As academias foram adquiridas via emenda parlamentar do deputado estadual Fabrício Gandini. A Prefeitura vai instalar os equipamentos nas praças que estão em obras e, quando prontos, praças e academias vão beneficiar mais de 2 mil moradores das duas localidades.

Leia mais:  Sesport faz entrega da reforma de campo society no bairro Barcelona, na Serra

Parceria

O secretário municipal de Esportes, Jordano Sossai, lembra que os equipamentos serão de grande valia para estimular atividades físicas e bem-estar para a população. “Como sempre diz o prefeito Marcos Guerra, ninguém faz nada sozinho, e esses benefícios chegam em parceria com o deputado Fabrício Gandini e com o governador Renato Casagrande para beneficiar a população. A atividade esportiva em Jaguaré é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa de transformação social e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Jordano.

Os equipamentos

Os equipamentos da academia popular são instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. Também combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças, além de fomentar a revitalização de espaços públicos para esporte e lazer.

As duas academias populares que serão instaladas nas comunidades do Palmito e de São João Bosco terão os seguintes equipamentos para prática de atividades físicas:

– Aparelho em inox esqui triplo
– Aparelho em inox peitoral com puxador articulação superior
– Aparelho em inox pressão de pernas triplo
– Aparelho em inox rotação vertical com duplo diagonal
– Aparelho em inox simulador de caminhada triplo
– Aparelho em inox simulador de cavalgada individual
– Aparelho em inox simulador de escada triplo

Leia mais:  Bióloga atacada por onça em zoológico no ES tem pulmão perfurado e passa por cirurgia

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana