conecte-se conosco


Cidades

Hospitais da Rede Estadual promovem visitas virtuais para pacientes

Publicado

O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 pode afetar emocionalmente as pessoas que precisam ficar em casa. No entanto, em muitos casos, essas pessoas contam com a presença de outros membros da família dentro de sua residência e têm com quem dividir esses momentos de uma forma que diminua os impactos psicológicos.

Para evitar que a distância de familiares e amigos possa impactar a saúde mental dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujas visitas estão suspensas, conforme Portaria 038-R, de 20 de março de 2020, os Hospitais Estaduais Dr. Dório Silva e Jayme Santos Neves, ambos na Serra, têm utilizado a tecnologia para amenizar o sofrimento dos pacientes e oferecer assistência integral através da comunicação.

No Hospital Dr. Dório Silva, uma parceria com o campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolveu o projeto “Visita Virtual HDS”. O projeto foi desenvolvido pelo coordenador de Tecnologia de Informação do campus, Renato Benezath Cabelino Ribeiro, que também é coordenador do projeto, e pelos professores Marcelo Schimidt e Christian Mariani, por meio de contato com a direção do hospital. Foram entregues à unidade hospitalar dois tablets e equipamentos para melhorar o acesso à internet dentro da UTI.

As visitas acontecem por meio de webconferências com a utilização de tablets, que são monitorados pela equipe de atenção psicológica do hospital. Segundo Cabelino, a ideia é que a solução permita que familiares em casa possam conversar com os pacientes internados na UTI, impedidos de receber visitas em função da pandemia do novo Coronavirus.

Para a diretora-geral do Hospital Dr. Dório Silva, Katiana Erler, o projeto “corrobora, em tempos de pandemia, com a proposta da Política Nacional de Humanização, que tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, mesmo que, ainda nessa fase de contingência do vírus, seja virtual. Isso também garante o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente”, detalhou.

A diretora destacou ainda que as visitas virtuais podem reativar a motivação psicossomática para a melhoria do paciente.

Já no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, o projeto foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar e começou com as ações na última segunda-feira (27). Na unidade, podem participar das visitas virtuais os pacientes de UTI e enfermaria que estiverem lúcidos. Após a implantação, a Equipe Multidisciplinar percebeu que os pacientes passaram a se sentir mais acolhidos e motivados.

Leia mais:  Senado aprova financiamento de mais de R$ 110 milhões para Vila Velha
publicidade

Cidades

Primeiros idosos são vacinados contra a covid-19 em asilos de Vitória e Viana

Publicado

A capital iniciou a campanha vacinando idosos em instituições de longa permanência contra covid-19 na manhã desta terça (19)

Prefeituras da região metropolitana começaram a registrar os primeiros vacinados contra a covid-19. A preferência, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, tem sido a população idosa residente em instituições de longa permanência.

Em Vitória, o primeiro vacinado contra a covid-19 foi o aposentado José Firmino, de 93 anos. Ele reside no Asilo dos Idosos de Vitória, na Ilha de Monte Belo, desde 2000. Antes, vivia pelas ruas. A vacinação ocorreu na manhã  desta terça-feira (19) e contou com presença do prefeito Lorenzo Pazolini.

No município de Viana, a primeira pessoa imunizada com uma dose da CoronaVac foi um idoso que reside em uma instituição de longa permanência da cidade. O momento da vacinação foi transmitido, ao vivo, pelas redes sociais, e contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno.

Leia mais:  Mapa e Anater lançam cartilha com medidas de higiene para o período de colheita
Continue lendo

Cidades

Suzano promove evento virtual para fornecedores em Cachoeiro de Itapemirim

Publicado

Em formato remoto, o encontro acontece nesta terça-feira (19/01) de janeiro para falar sobre a gestão de fornecedores da nova unidade da empresa no Sul do Estado. 

A Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, está promovendo um encontro exclusivo para os fornecedores do Sul do Espírito Santo. Em formato virtual, o evento “Como ser um fornecedor Suzano” acontecerá no dia 19 de janeiro e vai reunir representantes de diversos segmentos interessados em atender a nova unidade da companhia, em Cachoeiro de Itapemirim.

Mais de 800 fornecedores foram convidados para o encontro de alinhamento, que visa promover a transparência nos processos de cadastro, fluxo de compras e gestão de fornecedores, abordando ainda os principais requisitos para ser fornecedor. O evento faz parte das ações relacionadas à unidade de conversão de papel, em construção no município.

A iniciativa também está alinhada com os Direcionadores de Cultura da Suzano, entre eles o de Gerar e Compartilhar Valor, buscando incentivar a economia e o empreendedorismo local, além de ampliar a geração de emprego nas regiões em que atua.

“Valorizamos um relacionamento sólido e transparente com os nossos fornecedores e buscamos empresas parceiras que atuam com sustentabilidade e responsabilidade econômica, social e ambiental. Além disso, priorizamos as empresas que estão localizadas na mesma região de nossas unidades e seguimos com essa premissa na nova fábrica”, comenta Daniela Datrino Camargo, consultora de Suprimentos da Suzano.

Com um investimento de R$ 130 milhões, a unidade de conversão de papel de Cachoeiro de Itapemirim marca o ingresso do Espírito Santo no mapa de unidades da empresa que produzem bens de consumo, agregando valor ao produto celulose. Serão produzidos no local papéis higiênicos de alta qualidade das marcas Mimmo e Max Pure. A expectativa é ampliar a capacidade produtiva para 30 mil toneladas anuais, o equivalente a cerca de 15 mil fardos e a 1 milhão de rolos por dia.

Leia mais:  Banestes inaugura Agência Empresarial de Linhares
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana