conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Hospital Central realiza primeira captação de múltiplos órgãos do ano

Publicado

O Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, realizou, nesse último domingo (24), a primeira captação de múltiplos órgãos do ano. A família, mesmo em um momento delicado com a perda de um ente, se sensibilizou com a possibilidade de ajudar tantas outras vidas e decidiu doar os órgãos para quem aguardava na fila de transplante.

“Em um momento de tristeza para uma família, a generosidade e a consciência da importância do ato da doação de órgãos propiciaram que outras pessoas tivessem um dia feliz. Parabenizo a equipe que abordou e correu contra o tempo para realizar esse feito. Agradeço a família que, em meio ao sofrimento, conseguiu pensar no próximo”, exclamou Miguel Duarte, diretor-geral do Hospital Estadual Central.

Foram captados o coração, dois rins, duas córneas e o fígado. A cirurgia durou cerca de cinco horas e contou com uma equipe de enfermeiros, técnicos e médicos. A abordagem à família foi realizada pelo serviço social e pela enfermagem. Com os órgãos doados, seis pessoas foram beneficiadas. Todas são do Espirito Santo e estavam na fila de transplante. “Neste momento de pandemia salvar vidas tem um significado muito especial. Encerra-se um ciclo e tantos outros se abrem”, destacou a coordenadora do centro cirúrgico, Fernanda Santos de Paula.

A coordenadora do Serviço Social, membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Karina Albino, explicou como se deu a abordagem. “Para a captação de órgãos acontecer, a abordagem precisa ser feita de uma forma leve e empática, porém rápida, afinal o tempo é crucial em todo esse processo. Após o sim da família, a equipe entra em campo para realizar todo o procedimento”.

O HEC conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que é a equipe que efetiva a proposta de doação, identificando os possíveis doadores e promovendo os protocolos para possibilitar o processo de doação de órgãos e tecidos dentro da instituição. A CIHDOTT é responsável ainda pelo acolhimento dos familiares de pacientes falecidos tanto doadores quanto não doadores. Nesse caso, a abordagem ocorre antes, durante e depois de todo o processo.

Dados sobre transplantes

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), neste início do ano foram realizados quatro transplantes de órgãos e 21 transplantes de córnea no Estado. Até esta segunda-feira (25), a Central contabilizou 1.440 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 1.038 para rim, 376 para córneas, 22 para fígado e quatro à espera de um coração.

Leia mais:  Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)
publicidade

Medicina e Saúde

Vacina Covid-19: Estado recebe mais de 108 mil doses nesta quinta-feira (16)

Publicado

O Espírito Santo receberá, nesta quinta-feira (16), mais 108.280 doses de vacinas contra Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. Dessas, 69.030 doses são da Pfizer/BionTech, que chegaram nesta manhã, e 39.250 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford), que chegarão na noite de hoje. 

O primeiro imunizante será destinado para aplicação da dose de reforço do público de 60 anos ou mais que tenha completado o esquema vacinal básico (D2 ou dose única) há no mínimo cinco meses; vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, com deficiência permanente, lactantes, privados de liberdade, gestantes e puérperas; vacinação de adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades; e aplicação da segunda dose.

Já as doses da AstraZeneca serão exclusivamente à aplicação da segunda dose da população capixaba que que recebeu a vacina como D1.

As vacinas serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e distribuídas aos municípios da Região Metropolitana e às Regionais de Saúde Norte, Central e Sul na sexta-feira (17).

Leia mais:  Vacina contra a Covid-19 é aplicada em mais de 20 mil pessoas no Estado
Continue lendo

Medicina e Saúde

Secretaria de Saúde de Pedro Canário inicia vacinação em adolescentes de 12 anos acima nesta quinta-feira (16)

Publicado

A Prefeitura de Pedro Canário deve iniciar nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com mais de 12 anos. A vacinação acontecerá na Câmara Municipal, das 08 às 16h.

Os adolescentes da cidade podem receber o imunizante acompanhados pelos pais, avós ou familiares de até terceiro grau.

Visualização da imagem

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além dos acompanhantes, os adolescentes devem portar o CPF, cartão do SUS e cartão de vacina para receberem o imunizante. Em caso de não possuir o cartão do SUS, o adolescente pode procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para a confecção do documento.

Visualização da imagem

O agendamento está disponível no site www.vacinaeconfia.es.gov.br . Ao acessar a página, o cidadão deve escolher a 1ª dose, população de 12 anos ou mais, preencher os dados solicitados, escolher a unidade, data e horário em que receberá a vacina.

Vacinação

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Canário, até a última terça-feira (14), a cidade já teria vacinado 13.753 pessoas do imunizante contra a Covid-19 com a primeira dose. Destas, 6.745 também já receberam a segunda dose e 815 em dose única

Leia mais:  Entenda o que são cepas, linhagens e mutações do coronavírus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana