conecte-se conosco


Cidades

Hospital Rio Doce anuncia novo Centro Oncológico em Linhares: Um avanço no tratamento de câncer na região Norte

Publicado

O sonho de um Centro de Tratamento Oncológico moderno e acessível em Linhares acaba de sair do papel. O Hospital Rio Doce recebeu da Prefeitura de Linhares a concessão de um terreno ao lado da nova Unidade de Radioterapia, no bairro Três Barras, para a construção do tão aguardado Centro Oncológico.
Visualização da imagem 
Este novo centro será um marco na saúde da região, oferecendo uma infraestrutura completa que integrará todas as fases do tratamento oncológico, desde o diagnóstico até os cuidados paliativos. Com isso, o hospital vai unificar e otimizar o atendimento, proporcionando aos pacientes uma assistência a mais humanizada e eficiente.
Visualização da imagem
Dalziso Armani, provedor do Hospital Rio Doce, enfatizou a importância dessa conquista para a saúde do Norte do Estado: “Estamos avançando de forma significativa na melhoria da saúde regional. Já estamos prestes a inaugurar nossa Unidade de Radioterapia e, com o apoio da Prefeitura, agora buscamos recursos para construir o Centro Oncológico no mesmo local. Isso permitirá que os pacientes recebam todo o tratamento necessário sem a necessidade de se deslocar para outras cidades. Agradecemos imensamente à Prefeitura por esta concessão que trará grandes benefícios para todos os pacientes oncológicos da região.”
O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, destacou que a construção do Centro de Oncologia do Hospital Rio Doce será um marco para a saúde pública de Linhares e de toda a região, com impacto direto na vida dos pacientes e familiares.
“Imensamente feliz em firmar este compromisso da cessão de uma área pública para a construção do Centro de Oncologia do Hospital Rio Doce que será um divisor de águas para a saúde de Linhares e de toda a região norte do Espírito Santo. Os pacientes não vão sofrer mais com a distância. Eles terão conforto, atendimento de qualidade e humanizado, sem precisar ficar longe da família e de suas casas”, disse.
Com o novo Centro Oncológico, pacientes terão acesso completo a todas as etapas do tratamento, incluindo diagnóstico, assistência ambulatorial e hospitalar, emergências oncológicas e cuidados paliativos, tudo em um único local, com a qualidade e dedicação que os pacientes merecem.
A concessão do terreno foi realizada em uma reunião com o provedor do hospital Dalziso Armani, representantes do conselho diretor da Fundação Beneficente Rio Doce e o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, na quarta-feira (12), na sede da prefeitura. 

Leia mais:  Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória
publicidade

Cidades

Destaque na produção de café conilon, Jaguaré investe na qualidade do produto

Publicado

Prefeitura de Jaguaré promove ações e incentiva produtores de café conilon a investirem na melhoria da qualidade do café; todo produtor de café conilon está apto a pleitear o Selo de Indicação Geográfica, que abre as portas do mercado internacional para o produtor jaguarense

Jaguaré se destaca no País pelo grande volume na produção do café conilon, base econômica do município. Com base nesse fato, a Prefeitura Municipal, nos últimos quatro anos, tem investido em proporcionar preparação para o produtor. Assim, nesse período foram ofertados seminários e treinamentos para aquisição de conhecimento pelo produtor.

Além disso, está na Câmara Municipal aguardando votação, Projeto de Lei que cria o Programa Municipal de Qualidade do Café Conilon. Recentemente, no dia 12 de março, a Prefeitura promoveu reunião com representantes da Federação dos Cafés do Espírito Santo – Fecafés, entre eles o presidente da instituição e da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianelo, para esclarecimentos sobre o Selo de Indicação Geográfica. Essa é mais uma iniciativa para a melhoria da qualidade do café conilon produzido no município.

Agregar valor

A secretária de Turismo de Jaguaré, Vera Backer, destaca a importância do selo para o município. “Vai valorizar o nosso café conilon, garantir a qualidade, a originalidade, agregar valor e garantir aos cafeicultores o certificado para acesso a outros mercados – especialmente ao mercado internacional. Isso vai promover o desenvolvimento rural, social, econômico e turístico do município. Será uma oportunidade a mais para fixar o jovem no campo. Enfim, vamos potencializar e dar maior visibilidade ao conilon de Jaguaré”, ressaltou Vera Backer.

Leia mais:  Encontro de diretores das escolas municipais de Colatina debate melhoria na Educação

A Fecafés é a instituição que representa a Indicação Geográfica do conilon. A federação é a representante legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, além de ser a entidade mantenedora do selo. A instituição é composta por quatro cooperativas: Cooabriel; Coopbac; NaterCoop e CafeSul. A federação atua em parceria com o Sebrae, Incaper e, em Jaguaré com a Prefeitura Municipal que encampou o projeto.

O gerente corporativo de Novos Negócios da Cooabriel, Alexandre Costa Ferreira, explica que qualquer produtor pode pleitear o selo. “Quem pode pleitear o selo é todo produtor de café Conilon que tem a sua propriedade dentro da área delimitada, que no caso da Indicação Geográfica do conilon capixaba é todo o território do Espírito Santo. Então todos os produtores podem pleitear o Selo da Indicação Geográfica”, ressaltou.

Valorização

A importância da obtenção do selo pelo produtor passa pela valorização do café produzido. O selo tem algumas características que garante que aquele café passou por processo diferente que o qualifica como produto autêntico e genuinamente capixaba. Na prática, um café com o Selo IG, tem mais possibilidade de alcançar novos mercados, inclusive em nível internacional. O acesso ao mercado internacional depende de inúmeros fatores, porém o selo atesta e garante a origem, a sustentabilidade e a qualidade, características essenciais para internacionalização do café conilon.

Leia mais:  Mais de 1,8 mil vagas de trabalho abertas nesta semana em todo o ES

Critérios

No caso da Indicação Geográfica do conilon do Espírito Santo, o café tem que ser café especial acima de oitenta pontos ou mais, a propriedade tem que ser sustentável e estar no território capixaba. “Esses critérios fazem com que o café tenha resultado diferente. Então, quem tem o selo, tem a garantia de que é um produto autêntico da região e de qualidade elevada. Isso valoriza muito o produto e valoriza também o município que tem esse tipo de processo instalado”, afirmou Alexandre.

 

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Linhares vai lançar programa de recuperação de nascentes

Publicado

A Fazenda Santa Gertrudes, no distrito do Farias, no interior de Linhares, foi a propriedade escolhida para o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes, Olhos d’água e Áreas Afins, no próximo dia 21 de março (sexta-feira), às 8h30min. O objetivo do programa é a proteção de nascentes de água em toda a Linhares.

O lançamento acontece no Dia Mundial da Água e é uma iniciativa da Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais.

No dia haverá o plantio de 150 mudas nativas ao redor de uma nascente existente na propriedade rural e também ocorrerá o lançamento de um edital para proprietários rurais interessados em recuperar nascentes, olhos d’águas e áreas afins em suas propriedades consolidando o compromisso do município com a sustentabilidade.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes.

“É uma atitude inteligente para construirmos o futuro. Queremos que as pessoas vivam bem, com água de qualidade, e que os processos agrícolas tenham sustentabilidade”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Magalhães Faria. “Este é só o início, queremos proteger muitas nascentes nos próximos anos e continuar avançando na conservação da água, que é um grande patrimônio natural”.

Leia mais:  Senai ES oferece 230 vagas em cursos gratuitos pelo programa Autonomia e Renda Petrobras

Guilherme Felitto da Costa, que é biólogo da secretaria municipal de Meio Ambiente, explicou que técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura estarão em campo para orientar os agricultores sobre as ações de proteção das nascentes e destaca que o projeto conta com a contribuição de várias entidades.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, destaca.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana