conecte-se conosco


São Mateus

Hospital Roberto Silvares de São Mateus se torna referência em atendimento de casos suspeitos de Coronavírus

Publicado

A unidade está entre as seis referências hospitalares do estado em atendimento de casos suspeitos de infecção por Covid-19

O Hospital Estadual Roberto Silvares, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, está apto para atender pacientes com suspeita de coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nessa terça-feira (3).

A unidade, agora, está entre as seis referências hospitalares do estado em atendimento de casos suspeitos de infecção por Covid-19. Além do Roberto Silvares e do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, que já atendia esse tipo de paciente, outros quatro aqui do estado entraram na lista.

Ou seja, já são seis hospitais referência em pacientes com esse perfil. De acordo com a Sesa, Hospital Estadual Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra; Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória; Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus; e Hospital Estadual Silvio Avidos (HESA), em Colatina. Além da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim (SCCI) e Infantil de Cachoeiro de Itapemirim, que são filantrópicos.

Leia mais:  Prefeitura, PM e entidades avaliam ações do Réveillon e planejam outras para o carnaval de Guriri

Antes, apenas o Hospital Dr. Jayme Santos Neves atendia esse tipo de caso. Mas o Ministério da Saúde solicitou à Sesa para que identificasse outras unidades regionais aptas a esse atendimento, como explica o coordenador do Centro de Operações Estratégicas (COE), Luiz Carlos Reblin.

 “O Ministério da Saúde analisou o nosso plano e nos pediu que identificássemos outras unidades. Fizemos esse trabalho junto aos superintendentes regionais de Saúde, que contataram os hospitais. Entretanto, a solicitação poderá ser revista em função dos casos que forem aparecendo”, explicou Reblin.

Com a inserção desses hospitais no referenciamento de atendimento a casos suspeitos do Covid-19, todas as regiões do Espírito Santo passam a ter cobertura de assistência hospitalar.

publicidade

São Mateus

Ferrovias de São Mateus e Barra de São Francisco prometem transformar o norte do ES e gerar até 20 mil empregos

Publicado

Corredor Ferroviário Centro Leste composto por quatro ferrovias, está na fase final de licenças e deve começar a operar em 2031. Vagas serão diretas e indiretas

Uma obra grandiosa que pode gerar quase 24 mil empregos diretos e indiretos apenas na fase de implantação e 1,7 mil na operação. Este é o projeto do Corredor Ferroviário Centro Leste, um conjunto de quatro ferrovias que vão ligar a costa do Espírito Santo, em São Mateus, ao interior do Brasil. O andamento do projeto foi apresentado em uma audiência pública realizada no Palácio Anchieta nesta quarta (15), com presença do governador do Estado, Renato Casagrande, do presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas, o senador pelo Pará, Zequinha Marinho, de autoridades e representantes de empresas.

Audiência Pública Ferrovia da Petrocity politica governador

Ao todo serão 2.160 quilômetros de estradas de ferro, que serão divididos em 4 ferrovias: a EF-030, Estrada de Ferro Juscelino Kubitschek, São Mateus – Barra de São Francisco – Brasília; a EF-456, Estrada de Ferro Minas Espírito Santo, Barra de São Francisco – Santana do Paraíso; a EF-355, Estrada de Ferro Planalto Central, Brasília – Mara Rosa; e a EF-A20, Estrada de Ferro Corumbá de Goiás – Anápolis.   

A previsão é de que, nos momento de pico de contratação, todas as quatro demandem 19.500 empregos diretos. Em média, deverão ser 8.499 empregos diretos. Deverão ser gerados também 3.910 vagas indiretas no pico de contratação e uma média de 1.700 vagas. Para a operação das ferrovias, a previsão é de contratação de 1.787 trabalhadores, com cargos voltados à manutenção, gerência, supervisão e administrativos.

Leia mais:  Câmara de São Mateus homenageia escoteiros por conquista de certificação Padrão Ouro

Veja abaixo a tabela de vagas:

O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Paulo Baraona, informou durante a audiência pública que o Sesi está pronto para preparar e qualificar a mão de obra que será necessária nas obras de devem começar em 2026. Ele disse ainda que a implantação do projeto do Grupo Petrocity é um marco para o desenvolvimento do Estado, que carece de infraestrutura para crescer ainda mais.

“Na educação, na saúde, no comércio, nada acontece sem infraestrutura. O Estado está se tornando um hub de logística, que é uma vertente de crescimento para o Brasil e é por isso que uma ferrovia como esta faz todo o sentido aqui. Principalmente pela localização que nós temos, estamos a 1.200 km da maior parte do PIB nacional e das maiores cidades do Brasil”, pontuou Baraona.

A apresentação foi conduzida pelo presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva. Ele apontou as fases de desenvolvimento dos projetos e garantiu que a etapa de   desapropriações começa ainda no meio deste ano. Ele disse ainda que espera que ainda este ano o Estado apoie o projeto firmando o convênio para isenção total do ICMS, com base na decisão do CONFAZ nº 120 para projetos de investimentos ferroviários. “Aproveitamos a presença do governador Renato Casagrande aqui para fazer esse pedido e assim vencermos mais uma etapa da instalação das ferrovias”.

Leia mais:  Jorge e Mateus e Turma do Pagode agitam Guriri no sábado (6)

O governador garantiu o apoio do Estado e chamou a atenção para a importância do desenvolvimento de projetos logísticos na formação do ambiente de negócios no Espírito Santo. “Queremos fortalecer o ambiente do Estado e cada vez mais nos relacionarmos com o mundo. As ferrovias do Grupo Petrocity são importantes para que isso aconteça”, disse Casagrande.

O Corredor Ferroviário Centro Leste é um projeto que conta com investidores da iniciativa privada. A instalação das ferrovias deve custar em torno de R$ 35 bilhões. Além do projeto ferroviário, o grupo tem o porto de São Mateus em fase de instalação, já encomendou a fabricação de quatro rebocadores e conta com um projeto robusto para geração de energia com aproveitamento da exploração de gás natural no Norte do ES.

Continue lendo

São Mateus

São Mateus intensifica limpeza e retirada de entulhos no município

Publicado

A limpeza da cidade sempre foi um dos maiores motivos de reclamações dos cidadãos mateenses em relação a gestão anterior

A Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Transporte de São Mateus iniciou seus trabalhos com vigor nos primeiros 16 dias de gestão, concentrando esforços em um mutirão de limpeza e retirada de entulhos. Estas iniciativas são especialmente importantes na região de Guriri, conhecida pela alta temporada de verão, atraindo muitos turistas.

O objetivo principal dessas atividades é garantir que a cidade esteja preparada para receber visitantes, além de cuidar da qualidade de vida dos moradores. As ações realizadas incluem:

– Limpeza de ruas e avenidas: A remoção de lixo e detritos acumulados nas vias públicas melhora a circulação e a estética urbana.
– Remoção de entulhos: A retirada de materiais de construção e outros resíduos contribui para a prevenção de doenças e acidentes.
– Manutenção de vias públicas: Reparos e manutenção asseguram que as ruas estejam em boas condições de uso, promovendo a segurança.

Leia mais:  Jorge e Mateus e Turma do Pagode agitam Guriri no sábado (6)

Essas medidas são essenciais para proporcionar um ambiente mais seguro e agradável, refletindo o compromisso da nova equipe com a melhoria contínua do município.

A nova gestão de São Mateus demonstra, desde o início, seu compromisso com a responsabilidade e a transparência. A busca incessante pelo bem-estar da população mateense é evidente nas ações já implementadas. Embora ainda no começo, a administração atual já sinaliza um grande potencial para realizar transformações positivas e concretizar um futuro promissor para a cidade.

Existe também em andamento uma iniciativa por parte da prefeitura, em que multas começarão a serem aplicadas para quem jogar entulhos, móveis e outros descartes em vias públicas ou em locais indevidos. O código de conduta do município está sendo estudado para ser de fato aplicado no vigor da Lei Municipal. Vale lembrar que, um dos maiores motivos de reclamações dos moradores dos bairros de São Mateus e balneário de Guriri, sempre foi o descaso da gestão anterior com a limpeza das ruas e avenidas.

Leia mais:  São Mateus segue em risco alto pelo Mapa de Risco Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana