conecte-se conosco


Cidades

Idaf apoia ações de controle sanitário nas divisas do Espírito Santo

Publicado

As equipes dos Postos de Fiscalização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), localizados nas divisas do Estado, iniciaram, na manhã de quarta-feira (25), a operação de controle sanitário, anunciada pelo governador Renato Casagrande na última reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública. A ação é necessária para os trabalhos de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

As barreiras sanitárias serão realizadas na BR-101 Sul (Mimoso do Sul), BR-101 Norte (Pedro Canário) e BR-262 (Iúna). Participam do trabalho, neste momento, profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros (com ambulâncias), tropas da Polícia Militar, além de servidores do Idaf.

Os veículos, tanto de passageiros quanto de cargas, estão sendo abordados e os ocupantes respondem a um questionário com perguntas sobre origem e destino da viagem, além de ser feita a medição de temperatura. Caso a pessoa apresente febre, será orientada a procurar uma unidade de saúde.

De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o Instituto tem tido uma atuação relevante nesta situação de pandemia. “O Idaf realiza um trabalho essencial, que não pode parar. Nosso corpo técnico está ciente e comprometido com a causa. O controle nas barreiras é extremamente importante para garantir e monitorar o controle de pessoas e cargas que chegam e saem do nosso Estado. Além disso, também estamos mantendo em funcionamento outros serviços essenciais prestados pelo órgão no que se refere à defesa sanitária e inspeção animal e vegetal. Estamos nos mantendo vigilantes para contribuir para que a economia do Estado continue ativa, com a adoção de todos os cuidados sanitários necessários”, disse Louzada.

Leia mais:  Infraestrutura e segurança para Guaçuí e Divino de São Lourenço

Para o técnico do Idaf, Ademar Leandro de Souza, que atua no Posto de Fiscalização Agropecuária de Pequiá, em Iúna, a população brasileira passa por um momento ímpar. “Nesta hora, acredito que podemos fazer a nossa parte, como servidores públicos e como seres humanos. Estamos dando a nossa contribuição, sobretudo na questão de segurança dos alimentos, que tanto preocupa as pessoas. A contenção de qualquer risco sanitário, que poderia piorar ainda mais este cenário atual, é fundamental. Estamos, sim, preocupados, mas estar na linha de frente é motivo de orgulho. Além disso, é uma grande satisfação poder mostrar pra sociedade a importância desse trabalho que o Idaf realiza diariamente em todas as divisas”, disse.

publicidade

Cidades

Inscrições para cursos gratuitos oferecidos pela Suzano no norte do ES terminam nesta sexta-feira (12)

Publicado

São cerca de 600 vagas na primeira fase, abrangendo 20 localidades de São Mateus e Conceição da Barra; os cursos serão ministrados pelo Senai.

As inscrições para os cursos de capacitação gratuitos oferecidos pela Suzano para moradores de comunidades de São Mateus e de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, terminam nesta sexta-feira (12). A iniciativa faz parte do Suzano nas Comunidades e, na primeira fase, estão sendo disponibilizadas cerca de 600 vagas.

São cursos em áreas como confeitaria, doces e salgados, elétrica básica, informática básica, costura industrial básica, modelagem e costura de bolsas, noções de serviços administrativos e diversos outros nas áreas de Alimentos, Automotiva, Gestão, Informática, Metalmecânica, Construção Civil, Eletroeletrônica e Vestuário.

A iniciativa faz parte das ações sociais da Suzano na região, que totalizam investimentos de cerca de R$ 10 milhões contemplando diferentes frentes de atuação. Serão cerca de 30 cursos ministrados pelo Senai São Mateus e as aulas terão início a partir da próxima semana, com carga horária variando de 20 a 80 horas.

Leia mais:  Edital vai selecionar instituições interessadas em dar assistência a produtores rurais do ES

As comunidades contempladas são: Água Preta, Angelim DISA, Angelim 1, 2 e 3, Assentamento Paulo Vinhas, Assentamento Valdício Barbosa, Braço do Rio, Córrego do Alexandre, Córrego do Artur, Córrego do Chiado, Córrego do Macuco, Córrego do Santana, Coxi, Dilô Barbosa, Morro da Arara e Córrego do Sapato, Morro da Onça, Nova Vista 1 e 2, Roda D`Água, Santana, São Domingos de Itauninha, São Domingos do Paraíso e São Jorge.

As inscrições nos cursos podem ser feitas no link bit.ly/SesiSenaiSM ou contatando o WhatsApp (27) 99573-2085. Para se inscrever é necessário apresentar: CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade e documento de identificação com foto (como RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho).

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 12 fábricas em operação no Brasil, incluindo a joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br.

Leia mais:  Agricultores de Pedro Canário participam de treinamento para enxertia de cacaueiro

Continue lendo

Cidades

Defesa Civil de Jaguaré emite alerta para período de estiagem

Publicado

Região já está há 60 dias sem chuvas significativas; estimativa da Defesa Civil é que situação se mantenha nos próximos dias, por isso a necessidade de alerta à população

O inverno este ano tem sido marcado por um período de estiagem e seca no norte do Espírito Santo. Segunda a Defesa Civil municipal, a situação deve perdurar ainda por mais alguns dias, o que acarreta a necessidade de alerta para usuários do sistema e agricultores. O período de estiagem aliado a altas temperaturas, além da baixa umidade relativa do ar, podem acarretar riscos de incêndio na vegetação e nas matas.

O monitor de secas da Agência Nacional de Águas – ANA, que baseia a análise do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, mostra que o trimestre abril, maio e junho foi caracterizado pela categoria Seca Fraca, que apresenta no período inicial dias com chuva, porém com muito sol e calor. Essa situação ocasiona diminuição do plantio e, na fase final, situações de déficit hídrico prolongados.

Leia mais:  Homem desaparece após pular no Rio Doce para pegar bola

A partir dessa constatação, a Defesa Civil do município, em parceria com a Defesa Civil do Estado, lança um alerta para a prevenção de queimadas e sobre a necessidade da população poupar água evitando o desperdício. “Recentemente, em 2021, passamos por um momento crítico de desabastecimento de água. Portanto devemos nos preparar ao menor sinal de possibilidade de escassez desse recurso tão precioso. Devemos nos conscientizar doa cuidados que precisamos ter economizando água e atentos para, mesmo sem querer, não ocasionarmos queimadas”, alertou o coordenador da Defesa Civil em Jaguaré, Sérgio Rubens de Farias.

Orientações para evitar incêndios e queimadas:
• Evite acender fogueiras;
• Evite qualquer tipo de queimada;
• Queimadas para fins agrícolas, desde que regulamentadas (cana e algodão), as autoridades pedem que os órgãos competentes sejam informados com antecedência;
• Não faça queimadas próximo à rede elétrica;
• Nunca faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes;
• Evite jogar cigarros ou fósforos acessos às margens das rodovias;
• Informe às autoridades onde houver fumaça;
• Em caso de incêndio acione a defesa Civil local ou o Corpo de Bombeiros.

Leia mais:  EDP investe R$ 30 milhões em duas novas subestações de energia em Domingos Martins e Santa Isabel

Orientações para evitar desperdício de água:
• Evite lavar calçadas, carros e garagens com mangueira e, ao lavar desligue a água quando não estiver usando;
• Evite usar a água da rua para essas atividades, pois, aumenta o consumo;
• Utilize a água da máquina de lavar roupa para limpeza de áreas externas;
• Fique atento a vazamentos nos vasos sanitários, pias e tanques;
• Ao lavar vasilhas, mantenha a torneira fechada quando não estiver usando e
• Evite o desperdício de água também ao tomar banho.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana