O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia, deputado Gandini, defendeu a nova tecnologia “para intervir no momento do pico de emissão”
O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) anunciou que, a partir do segundo semestre deste ano, dará início ao monitoramento contínuo, em tempo real, da Poeira Sedimentável (PS), conhecida popularmente como pó preto.
Gandini comemorou anúncio de Delanie, na reunião da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente: “Hoje precisamos esperar 40 dias para uma análise, que poderá ser feita de hora em hora”. Créditos. Lucas Costa/Assembleia Legislativa.
A novidade foi divulgada durante reunião da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), nesta terça-feira (1º). O monitoramento permitirá acompanhamento em tempo real e maior fiscalização sobre a poluição atmosférica na Grande Vitória.
Durante a reunião, a gerente de Licenciamento do Iema, Delanie Tienne, fez o anúncio e explicou que o monitoramento contínuo será realizado com uma nova tecnologia, após testes insatisfatórios durante dois anos com equipamentos de uma empresa francesa.
“Fizemos um novo chamamento público, e agora estamos testando a tecnologia da empresa capixaba EcoSoft, que apresentou resultados mais satisfatórios. Com o monitoramento automático, teremos dados de hora em hora, permitindo ação imediata das autoridades”, detalhou.
De acordo com ela, a expectativa é que o monitoramento contínuo tenha início no segundo semestre, com equipamentos adquiridos tanto pelo setor público quanto pelas empresas.
O deputado Gandini destacou a importância dessa inovação para reduzir os impactos da poeira sedimentável.
“Hoje, quando há um aumento no pó preto, precisamos esperar 40 dias para uma análise. Com essa tecnologia, poderemos intervir no momento exato em que houver um pico de emissão. Esse é um avanço significativo para a fiscalização ambiental no Espírito Santo”, afirmou.
Gandini comparou o sistema de monitoramento à tecnologia usada no controle do diabetes. “Sou diabético e há dois métodos de controle: o tradicional, que exige furar o dedo várias vezes ao dia, e o moderno, que usa sensores para medir a glicose em tempo real. O monitoramento contínuo da poeira sedimentável segue essa lógica: permitirá uma ação mais rápida e eficiente”, exemplificou.
Segundo ele, o objetivo é garantir uma fiscalização mais eficaz e melhorar a qualidade de vida da população capixaba.
Gandini também defendeu que um novo decreto estadual reduza o limite máximo de deposição de poeira sedimentável de 14 g/m² para 10 g/m².
“Esse é um pleito que defendi na Comissão de Meio Ambiente. Se aprovado, será um grande avanço para a qualidade do ar na Grande Vitória”, destacou Gandini.
O ambientalista Eraylton Moreschi, da Associação Juntos SOS ES Ambiental, também enfatizou a necessidade do monitoramento contínuo.
“O pó preto tem aumentado, apesar dos investimentos bilionários da Vale e da ArcelorMittal. Precisamos identificar as fontes desse material e tomar providências imediatas”, alertou.
FISCALIZAÇÃO
O anúncio do monitoramento contínuo ocorreu no contexto da fiscalização dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) 035 e 036/2018, firmados com a Vale e a ArcelorMittal para reduzir a poluição atmosférica.
Durante a reunião, as empresas apresentaram avanços na implementação de tecnologias como enclausuramento, windfences (barreiras de vento) e canhões de névoa. No entanto, a poeira sedimentável continua sendo um problema para a população.
Cinco parlamentares e o prefeito de Cariacica estão apoiando as chapas que concorrem pela presidência da Associação de Moradores do Bairro República
Está pegando fogo a disputa pelo comando do Bairro República, que fica na Região da Grande Goiabeiras, em Vitória. Ao menos cinco deputados estaduais e um prefeito da Grande Vitória estão envolvidos no pleito, apoiando as chapas que concorrem.
A eleição para a nova diretoria da Associação de Moradores do Bairro República acontece neste domingo (27), das 9h às 17h, na quadra da Praça Terezinha Grecchi. Duas chapas estão na disputa:
A Chapa 1 é liderada por duas mulheres e representa a continuidade da gestão que está no comando. Kátia Oliveira disputa como presidente e Simone Oliveira como vice. A chapa, que tem como lema “Unidos faremos muito mais”, também conta com o atual presidente da associação, Walter Guedes, no posto de secretário. O grupo de Walter comanda a associação por 9 anos.
Eles são apoiados pelo deputado estadual Denninho Silva (União) e, na última sexta-feira (25), receberam o reforço do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), que, ao lado de Walter, pediu votos para a chapa.
“Não vamos arriscar mudar (…) Esse homem aqui é trabalhador, é guerreiro. Eu estou hipotecando a minha solidariedade a Walter Guedes”, disse Euclério.
O vídeo de Euclério pedindo votos para a chapa 1 foi postado no perfil pessoal do deputado Denninho, que é sobrinho do prefeito. O deputado fez várias outras postagens pedindo votos também: “O trabalho que vem transformando a nossa região não pode ser interrompido”, escreveu o deputado na legenda de uma das postagens.
Euclério e Walter Guedes
Para quebrar a hegemonia, o funcionário público Antônio Carlos Fraga e a professora aposentada Maria Ângela Veltem, a Anginha, colocaram os nomes à disposição e formam a chapa 2, que tem como lema “Renova Bairro República”.
Antônio Carlos, que encabeça a chapa, é assessor parlamentar do deputado estadual Coronel Weliton (PTB), que apoia a chapa. Além de Weliton, também estão com Antônio os deputados Fabrício Gandini (PSD), Danilo Bahiense (PL) e Mazinho dos Anjos (PSDB) – segundo informou à coluna a assessoria de Gandini.
“Eles representam a renovação, a transparência e a participação popular. É hora de abrir espaço para quem realmente ouve os moradores e quer o bem do bairro. Eu estou com a chapa 2”, disse Gandini, ao lado de Anginha, num vídeo que foi publicado em seu perfil no Instagram.
O mandato do presidente da associação é de três anos, podendo ser renovado por mais três. Mas, segundo a chapa 2, Walter não teria convocado eleições ao final do seu segundo mandato (em 2022), tendo sido pressionado pela chapa adversária para marcar o pleito.
Nos bastidores, a disputa está acirrada e movimentando outros atores políticos do município. Ontem (25), o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez a entrega do Parque Kids do bairro num evento concorrido pelas lideranças que disputam o comando da associação.
Um dos pontos mais sensíveis no bairro, que conta com aproximadamente quatro mil moradores, é a questão da segurança, com moradores assustados com furtos e arrombamentos. Um ponto também muito destacado é a defesa de ações para movimentar a economia local e o empreendedorismo, como o retorno da feirinha na praça do bairro.
Para votar é preciso ser maior de 16 anos e comparecer ao local de votação com documento de identidade e comprovante de residência. O resultado deve sair ainda na noite de amanhã (27).
O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, neste sábado (26), a Ordem de Serviço para o início das obras de restauro e reabilitação do histórico Radium Hotel e da Praça Ciríaco Ramalhete de Oliveira, no município de Guarapari. As obras vão contar com investimento superior a R$ 20 milhões, com execução por meio de contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) já definida por meio de licitação. O prazo de conclusão estimado é de 360 dias.
O Radium Hotel será restaurado respeitando suas características originais, mas com modernização necessária para que possa ser transformado em um centro de inovação, tecnologia e cultura, aberto à população e aos visitantes. O espaço também vai abrigar atividades de difusão científica e formação profissional, ampliando seu alcance para além do turismo histórico.
“Essa é mais do que uma obra, é o restauro de uma memória afetiva. Teremos um equipamento lindíssimo e que poderá ser utilizado em uma parceria com o terceiro setor. Vamos formar pessoas em turismo e hotelaria, setores que são muito fortes aqui em Guarapari. A cidade recebe investimentos do Governo do Estado, como a Orla de Meaípe, o acesso de Setiba, a Rodovia do Flamboyant, entre outros. Abrimos um hospital que hoje tem 167 leitos e em três meses já foram realizadas 358 cirurgias”, listou o governador Casagrande.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da obra para o Espírito Santo: “Hoje celebramos não apenas o início de uma obra, mas a preservação da nossa história e a construção de um novo futuro para Guarapari e para todo o Estado. O Radium Hotel volta a ser símbolo de orgulho, agora como espaço de inovação e conhecimento acessível a todos os capixabas.”
Além da restauração do equipamento, o Governo do Estado firmou um Termo de Compromisso com a Prefeitura de Guarapari para a construção de um novo espaço de lazer destinado aos feirantes da região. Por meio da transferência de R$ 1,28 milhão, o projeto prevê a criação de uma infraestrutura definitiva para acomodar as atividades das Associação dos Expositores do Radium Hotel e da Associação das Mulheres Unidas do Artesanato e Variedades de Guarapari.
A iniciativa garantirá melhores condições de trabalho para os expositores e fortalecerá o artesanato local, promovendo desenvolvimento econômico e social na região central de Guarapari. A gestão dos recursos e a execução da obra serão de responsabilidade da prefeitura, com fiscalização do Governo do Estado para assegurar a correta aplicação dos investimentos.
Inaugurado em 1953, em Guarapari, e originalmente planejado como uma Escola Naval, o edifício foi adaptado para se tornar um hotel cassino de padrão internacional. Localizado próximo à Praia da Areia Preta, o hotel tinha 140 quartos e atraía celebridades e políticos de todo o País. Ao longo dos anos, enfrentou períodos de declínio, mas permaneceu como um símbolo de uma época marcante para Guarapari, sendo atualmente reconhecido como um patrimônio histórico de grande importância para a cidade.