conecte-se conosco


Mundo Cristão

“Igreja Polarizada”: teólogo lança livro que faz alerta aos evangélicos

Publicado

O acirrado debate público extrapolou as fronteiras da política e instalou-se no coração das igrejas evangélicas brasileiras. Pastores e fiéis se encontram sob a pressão de tomar partido, enquanto a fé cristã corre o risco de ser instrumentalizada como mera bandeira ideológica.

Diante desse cenário preocupante, o teólogo Gutierres Fernandes Siqueira lança “Igreja Polarizada”, pela Editora Mundo Cristão, e investiga os impactos dessa crescente divisão, advertindo sobre os perigos de reduzir a espiritualidade à militância ideológica.

Com o respaldo de nomes relevantes da teologia cristã, como o antropólogo Juliano Spyer e a teóloga Norma Braga, o livro surge como um “chamado à reconciliação e à reflexão”: por que a guerra cultural ameaça a essência da fé cristã? Munido de uma análise equilibrada e bem fundamentada, o autor examina de que maneira essa mentalidade partidária mina a comunhão entre os crentes e compromete a unidade da igreja.

Gutierres Fernandes Siqueira, uma das vozes evangélicas mais influentes da atualidade, conhecido por suas opiniões firmes e diretas, desafia os cristãos a direcionarem suas energias para a “verdadeira batalha espiritual”: a busca incessante pela comunhão e a centralidade da mensagem do Evangelho. Autor de “Quem tem medo dos evangélicos?“, Gutierres prossegue em sua análise, desconstruindo discursos extremistas e convidando os leitores a cultivarem uma espiritualidade marcada pelo equilíbrio e pela fé.

“De um lado, a direita torna-se cada vez mais direitista; do outro, a esquerda, cada vez mais esquerdista. E o centro? Desapareceu sem um réquiem. Nesse clima tenso, tentar conversar sobre diferenças é como andar em um campo cheio de minas terrestres, em que basta um passo errado para desencadear brigas explosivas. A ausência de um meio-termo forte deixa um espaço vazio, complicando os esforços para conectar pessoas com ideias tão diversas.” (Igreja Polarizada, p. 9).

Leia mais:  Cristãos influenciaram a eleição presidencial de 2024 nos EUA, mostram dados

Gutierres estabelece distinções cruciais entre conservadorismo e reacionarismo, questionando os limites em que as Escrituras Sagradas podem ser utilizadas para justificar posturas extremistas. Além disso, o autor investiga o fascínio de certos setores do evangelicalismo por teorias conspiratórias e tece críticas tanto ao radicalismo de direita quanto aos desafios enfrentados pelos evangélicos progressistas em estabelecer diálogo com esse grupo, dada a sua inegável relevância no cenário eleitoral do país.

Detalhes do produto

  • Editora ‏ : ‎ Mundo Cristão; 1ª edição (18 abril 2025)
  • Idioma ‏ : ‎ Português
  • Capa comum ‏ : ‎ 160 páginas
  • Onde Comprar ‏ : ‎ Amazon (clique aqui)

Fonte: Comunhão

publicidade

Mundo Cristão

Conclave: Vaticano define data para começar a escolher o novo papa

Publicado

Votação para definir pontífice ocorrerá após o término do período de luto de nove dias da morte de Francisco

O Colégio Cardinalício decidiu iniciar o conclave na próxima semana, em 7 de maio. A votação para escolher o novo papa começa após o término do período de luto de nove dias da morte de Francisco. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Vaticano.

“7 de maio! Reunidos na quinta Congregação Geral na manhã desta segunda-feira, os cardeais decidiram o início do #Conclave para a eleição do novo Papa”.

Após o encerramento das cerimônias de despedida de Francisco, a Igreja Católica já volta sua atenção para os próximos passos.

Um dos pontos principais é preparar a Capela Sistina para os cardeais de batina vermelha, que se reunirão no coração de Roma para definir o novo líder da Igreja Católica.

Uma tarefa essencial: instalar a chaminé por onde será liberada a fumaça das cédulas queimadas após as votações.

A escolha determinará se o próximo pontífice continuará as reformas de Francisco — com seu foco nos pobres, marginalizados e no meio ambiente — ou se os cardeais vão optar por um papa mais alinhado ao estilo de predecessores conservadores como Bento XVI, com ênfase na doutrina.

Leia mais:  “A Bíblia me levou à fé e me chamou para o ministério”, diz pastor na China

O mundo, então, aguardará um sinal de que um sucessor de Francisco foi escolhido.

A fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina indica que os cardeais ainda não alcançaram a maioria de dois terços necessária para eleger um novo papa. Mas quando o novo pontífice for escolhido, subirá a fumaça branca — e os sinos tocarão.

Continue lendo

Mundo Cristão

Pelo menos 200 mil pessoas participam do funeral do papa Francisco, informa Vaticano

Publicado

Fiéis de todo o mundo e líderes globais se reúnem em Roma para prestar o último adeus ao pontífice

Cerca de 200 mil pessoas participam do funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro e arredores, anunciou o Vaticano neste sábado (26), elevando o número relatado pelas autoridades italianas. “Neste momento, as autoridades competentes nos informam que cerca de 200 mil pessoas estão presentes no funeral” do primeiro pontífice latino-americano, afirmou em uma breve mensagem.

O funeral do papa Francisco, realizado no Vaticano, é um evento de enorme importância não apenas para a Igreja Católica, mas para o mundo inteiro. Como líder espiritual de bilhões de fiéis, seu falecimento marca o fim de uma era de transformação e proximidade com as questões sociais e globais. A cerimônia, que reúne autoridades religiosas, chefes de Estado e milhares de devotos, é um momento de reflexão e homenagem a um pontífice que dedicou sua vida a promover a paz, a justiça e o diálogo entre diferentes culturas e religiões.

Leia mais:  “A Bíblia me levou à fé e me chamou para o ministério”, diz pastor na China

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana