conecte-se conosco


Entretenimento

Inauguração do projeto Reserva Arte inicia visitas educativas no Parque Cultural Reserva Vitória

Publicado

A inauguração do projeto “Reserva Arte”, que promove visitas educativas no Parque Cultural Reserva Vitória, aconteceu na manhã desta quarta-feira (14) no espaço. Os alunos das escolas públicas de Vitória, com a mediação de educadores do projeto, poderão vivenciar experiências artísticas no Parque por meio de atividades criativas e pedagógicas. 

“Quando inauguramos o Parque, falávamos de que esse seria um espaço democrático que daria acesso a todos os cidadãos capixabas, um epicentro de encontros e convivência. Esse projeto em particular mostra como pode ser dignificante um espaço como esse. A primeira etapa do programa contempla 100 escolas da rede municipal, um total de 3.000 alunos, que terão contato com a arte, desenvolvendo um olhar de admiração para o processo artístico que os estimulem a também criar”, diz Américo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz.

Visualização da imagem

A vice-presidente do Shopping Vitória, Mariana Buaiz, completa que o Parque Cultural Reserva Vitória é um marco para a cidade e que o objetivo é torná-lo cada vez mais um organismo vivo. “O espaço tem um contexto social, econômico e cultural relevante para a construção e manutenção da memória coletiva. Hoje estamos celebrando o início desse projeto de visitas no Parque que integra arte e educação”.

O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a Subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Luana Lemos, além dos idealizadores e apoiadores do projeto. 

“Tínhamos na Curva da Jurema um cenário desafiador. Hoje o lugar se transformou em um dos locais mais visitados do Espírito Santo. Transformamos em pouco tempo um ambiente inóspito em um espaço de contemplação, que é orgulho para os capixabas, e que hoje também é um ambiente de formação”, destaca o prefeito.

Leia mais:  Itaúnas recebe 1ª Feira de Culturas Tradicionais apoiada pela Suzano

“Nós estamos muito felizes com o lançamento deste projeto. Quanto mais trazemos espaços como o Parque Cultural para os estudantes, que integram arte, a natureza e a cidade, mais fortalecemos a educação do nosso município”, afirma a subsecretária. 

Alunos da EMEF “Maria José Costa Moraes”, junto com equipe pedagógica da escola e educadores do projeto, também estiveram no lançamento para iniciar as visitas educativas. As crianças puderam interagir com as obras instaladas no Parque por intermédio de atividades de caráter lúdico, estético e prático. 

“O Parque Cultural apresenta hoje sete obras de artistas contemporâneos relevantes no cenário nacional. Não tenho dúvidas de que este projeto vai ampliar a relação de diálogo com a sociedade, criar uma relação de pertencimento com o espaço público desde a infância”, ressalta  Lara Brotas, diretora executiva da galeria Matias Brotas e responsável pela curadoria das obras. 

A coordenadora pedagógica da EMEF, Telma de Oliveira, também falou sobre a importância do projeto para os estudantes. “Estamos imensamente felizes por estarmos aqui com nossos alunos, pela oportunidade de participar deste projeto. Somos da região de São Pedro e esse momento é muito importante para nossas crianças, que já têm contato com a arte através dos livros didáticos, imagens, vídeos, mas ter também esse contato presencial é fundamental”. 

Leia mais:  Maiara rebate críticas após comentários negativos sobre seu corpo: ‘Emagrecimento de dentro para fora’

Sobre o projeto Reserva Arte

As visitas educativas do Reserva Arte promovem diálogos da arte com o universo cultural de crianças e adolescentes do ensino público da capital capixaba, estimulando a imaginação e a criação na formação individual e coletiva de cada participante e seu núcleo de convivência. 

O projeto também tem como proposta apresentar para a cidade uma possibilidade de experiência pedagógica em espaços como o Parque Cultural, que potencializa e complementa a educação formal no ambiente escolar e que vai desde a compreensão de espaços públicos como espaços culturais, às noções de patrimônio (material e imaterial) e cidadania. 

O projeto é desenvolvido pelo Shopping Vitória em parceria com a galeria Matias Brotas Arte Contemporânea – MBac e com a Associação dos Moradores e Amigos da Reserva Vitória – AMARV, e tem apoio da Prefeitura de Vitória.

As visitas educativas do projeto ‘Reserva Arte’ são gratuitas e agendadas previamente, e acontecem sempre de terça a sexta, pela manhã ou à tarde, para grupos escolares da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas de Vitória. 

A AMARV disponibiliza lanches para as crianças em visita e o Shopping Vitória garante o melhor acesso possível a banheiros e bebedouros nos ambientes internos durante a visitação. Uma equipe de bombeiros do Shopping realiza a recepção dos grupos e os procedimentos de segurança e atendimento emergenciais.

publicidade

Entretenimento

7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra servirá mil unidades em panelas de barro

Publicado

O evento será realizado no feriado de Corpus Christi, celebrando a gastronomia capixaba com recorde de unidades servidas

O tradicional Festival da Moqueca de Conceição da Barra chega à 7ª edição com novidades e muito sabor. Entre os dias 19 e 22 de junho, no feriado de Corpus Christi, a festa que já ostenta o título da maior moqueca do mundo servirá mil moquecas individuais, preparadas artesanalmente e apresentadas nas tradicionais panelas de barro das paneleiras de Goiabeiras.

Desde sua primeira edição em 2018 e o reconhecimento pelo Guinness em 2019 – quando o município preparou uma moqueca com 200 quilos de peixe em uma panela de barro gigante de 1,4 metro de diâmetro – o festival tem se consolidado como uma celebração da identidade capixaba.

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Malacarne, o evento se tornou um dos maiores festivais gastronômicos do Espírito Santo. “Os preparativos para a realização deste evento começaram em fevereiro. Nosso primeiro movimento foi encomendar as panelas às paneleiras de Goiabeiras, especialmente para o festival. Cada uma delas será entregue ao visitante com uma saborosa moqueca dentro. A pessoa degusta e a leva para casa, como lembrança e memória afetiva”, explica ele.

Leia mais:  TV Globo faz mudança inédita em suas pesquisas eleitorais

Além das mil panelas de barro individuais, haverá outra gigante, com cerca de um metro de diâmetro, usada para demonstrações ao vivo. A estimativa é que sejam produzidas 150 moquecas por hora, graças a uma estrutura eficiente e uma equipe comprometida com a qualidade do serviço. As moquecas também serão servidas com os acompanhamentos tradicionais, como arroz e pirão, em embalagens biodegradáveis, alinhando-se a uma proposta responsável e sustentável.

O festival contará, ainda, com 10 a 12 barracas de alimentação, onde chefs e cozinheiros locais apresentarão variações criativas do prato: moqueca de lagosta, de caranguejo, de siri, de sururu e até pastéis e risoles recheados com o famoso preparo. O público também terá a oportunidade de adquirir produtos típicos das comunidades quilombolas de Conceição da Barra e São Mateus, na Tenda Cultural da Rota do Sapê do Norte, como beiju, pamonha, farinha, urucum e pilado — todos produzidos por moradores da região.

A programação inclui apresentações culturais e shows musicais. Serão 12 atrações musicais ao longo dos quatro dias, com destaque para rodas de samba, pagode e axé retrô, além de apresentações culturais como o jongo, dança típica da região. A entrada é gratuita.

Leia mais:  Larissa Manoela pede para os fãs pararem de passar PIX para uma conta dela

“Além de trazer entretenimento qualificado e promover a gastronomia na região, o Festival da Moqueca impulsiona a economia local, gerando novos empregos, crescimento na receita de outros setores por causa do grande número de visitantes que o evento reúne, fortalecendo a economia. A hotelaria e o comércio estão entre os segmentos que se beneficiam com a realização do evento”, afirma Malacarne.

Serviço:
7º Festival da Moqueca de Conceição da Barra
Local: Beira do Cais – Conceição da Barra (ES)
Data: 19 a 22 de junho de 2025
Entrada: Gratuita
Moquecas ao vivo, comidas típicas, artesanato quilombola, apresentações culturais e música regional.

Continue lendo

Entretenimento

Pianista capixaba apresenta recital inédito em Vitória

Publicado

Recital solo de Estêvão Gomes, de 16 anos, marca a segunda execução integral da obra no país e acontece no Teatro Sônia Cabral

O Teatro Sônia Cabral, em Vitória, será palco de uma apresentação rara no Brasil, na quinta-feira (12), às 20h. O pianista capixaba Estêvão Medeiros Gomes, de 16 anos, interpretará os 27 Estudos de Frédéric Chopin em um recital solo, feito notável na história da música erudita nacional.

A execução da obra completa é considerada um dos maiores desafios da literatura pianística. Há registro de apenas uma apresentação integral em recital ao vivo no Brasil, realizada em 1978 pelo pianista potiguar Oriano de Almeida. O concerto de Estêvão, portanto, será um marco para a música clássica no país.

Intitulado “Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin”, é resultado de quatro anos de preparação intensa. Desde os 12 anos, o jovem músico vem estudando mais de seis horas por dia, sem pausas semanais, sob orientação da professora Janne Gonçalves, da Escola de Música Gabriel Camargo.

Leia mais:  Itaúnas recebe 1ª Feira de Culturas Tradicionais apoiada pela Suzano

Os ingressos para o recital estão disponíveis na Sympla, a partir de R$ 25 (meia-entrada).

Quem é Estêvão Gomes

Natural da cidade de Serra, Estêvão Gomes acumula mais de 30 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para participações em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022, venceu o Concurso de Piano Souza Lima e o National Pro Music Competition, nos Estados Unidos.

A projeção nacional veio em 2024, quando venceu o programa Prelúdio, da TV Cultura, interpretando o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a Orquestra Prelúdio, regida por Júlio Medaglia. Como prêmio, conquistou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, além de apoio financeiro para sua estadia no exterior.

Serviço

Concerto Especial: Os 27 Estudos de Chopin – com Estêvão Gomes

  • Data: Quinta-feira, 12 de junho
  • Horário: 20h
  • Local: Teatro Sônia Cabral – Centro, Vitória/ES
  • Ingressos: Disponíveis pelo Sympla ou na secretaria da Escola Gabriel Camargo

Leia mais:  Orquestra Petrobras Sinfônica realiza os concertos pop ‘Multiplayer’ e ‘Na Trilha do Rock’ em Vitória na Turnê 2025
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana