conecte-se conosco


Cidades

Incaper inaugura Plataforma de Coleta de Dados Agroclimáticos em Boa Esperança

Publicado

Como parte do Projeto de Reestruturação do Monitoramento Agrometeorológico do Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) inaugurou, nesta sexta-feira (21), a nova Plataforma de Coleta de Dados Agroclimáticos, no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER), em Boa Esperança.

Essa iniciativa integra um pacote de investimentos estratégicos que visam aprimorar a precisão dos dados meteorológicos e climáticos, fundamentais para a agricultura e para a mitigação dos impactos dos eventos climáticos extremos no Estado.

Além da Plataforma de Coleta de Dados Agroclimáticos, a cerimônia em Boa Esperança foi marcada pela entrega de um kit de calibração de sensores e de uma caminhonete 4×4 para suporte logístico e manutenção das estações meteorológicas do Incaper, totalizando um investimento de R$ 675 mil. Os recursos são de convênio entre o Incaper e o Ministério da Agricultura e Pecuária, com emenda parlamentar da bancada federal capixaba.

 “Estamos vivendo um dia histórico para a agropecuária capixaba, com um investimento robusto que será fundamental para o dia a dia das famílias do campo, além de aprimorar os recursos para nossos servidores trabalharem”, ressalta o diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel Torezani.

Leia mais:  Antiga sede do Saldanha da Gama será a Casa do Turismo Capixaba

A solenidade contou com a presença do subsecretário estadual de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, do superintendente federal substituto de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo, Flávio Marquini da Silva, de representantes do CEIER e de servidores do Incaper. 

Os objetivos técnicos específicos dos investimentos, definidos pela Coordenação de Meteorologia do Incaper, compreendem a ampliação cobertura da rede agroclimática estadual, a melhora da qualidade e a precisão de dados meteorológicos coletados;   monitoramento das variáveis essenciais como temperatura e umidade do ar e do solo, radiação solar, duração do molhamento foliar e geadas.

A modernização da rede de monitoramento agroclimático permitirá que o Espírito Santo tenha acesso a dados mais robustos e confiáveis, promovendo o planejamento estratégico da agricultura frente às mudanças climáticas. A instalação dessa plataforma em Boa Esperança facilitará o acesso às informações meteorológicas na região, beneficiando produtores, pesquisadores e técnicos de extensão rural.

Ao longo de 2024, investimentos potencializaram a entrega de diversos serviços do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prestados à sociedade no Estado. Nesse caso, em específico, no que se refere à Coordenação de Meteorologia do Incaper (CMET), investimentos já realizados e outros por vir garantem entregas à sociedade por meio da tecnologia e difusão de conhecimento.

Leia mais:  Detran-ES retoma CNH Social 2020 com matrícula dos selecionados na primeira fase

O setor é responsável por realizar, entre outras atividades, as previsões do tempo, meteorológica, agrometeorológica, climática, traz colaborações ao setor agropecuário capixaba e na análise das mudanças climáticas. Também tem ações de educação rural, lançamento de tecnologias e produção de publicações.

O monitoramento meteorológico do Espírito Santo é um exemplo. A aquisição de novas estações reforça a rede e, consequentemente, a precisão, modernização e a qualidade da entrega das informações para a população.

Ao todo, serão dez novas plataformas de coleta de dados agroclimáticos. Duas unidades foram implantadas e já estão em funcionamento, sendo uma na Fazenda Experimental Mendes da Fonseca, localizada em Domingos Martins, e a outra no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (Ceier), em Boa Esperança.

Acesse o site e conheça o trabalho da Coordenação de Meteorologia do Incaper.

publicidade

Cidades

Nova Venécia distribuirá 50 mil mudas de eucalipto para agricultores locais

Publicado

Cinquenta mil mudas de eucalipto serão distribuídas a produtores rurais de Nova Venécia. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Nova Venécia, através das Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O cadastro para participação na iniciativa deve ser feito diretamente com o Incaper, por meio do número de WhatsApp (27) 3752-6841 ou pela Secretaria de Agricultura, através do WhatsApp (27) 3752-9038. A ação busca beneficiar pequenos e médios produtores locais. As mudas ficarão armazenadas no Viveiro Municipal, local onde os agricultores cadastrados deverão retirá-las. A previsão é que as entregas ocorram na primeira quinzena de maio.

De acordo com Felipe Maia, coordenador do Incaper em Nova Venécia e engenheiro agrônomo, a iniciativa é resultado de uma articulação entre diversos parceiros. “Nosso objetivo é oferecer alternativas de produção que aliem geração de renda e preservação ambiental. A intenção é que os produtores possam formar uma reserva de madeira em suas propriedades, para que essa madeira possa ser utilizada em qualquer tipo de obra ou construção rural, além da queima para a secagem de café. Com isso, evitamos o corte de árvores nativas, uma vez que o agricultor já terá um estoque próprio de eucalipto cultivado de forma planejada”, explicou Felipe.

Leia mais:  Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas para incentivar doação de sangue

A Secretaria Municipal de Agricultura, também reforçou a importância da ação para o município. “Essa parceria é fundamental para dar suporte ao agricultor veneciano. A entrega das mudas de eucalipto é mais uma ferramenta que colocamos à disposição do produtor, contribuindo para o fortalecimento da agricultura local e para práticas mais sustentáveis no campo”.

Continue lendo

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Antiga sede do Saldanha da Gama será a Casa do Turismo Capixaba

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana