conecte-se conosco


Brasil

Índice de confiança dos empresários do comércio capixaba é o maior do Sudeste

Publicado

Indicador do Espírito Santo é mais alto que a média brasileira e cresceu 1,6% em comparação a dezembro de 2023, apontando otimismo no estado

Os comerciantes capixabas vão fechar o ano com o otimismo em alta: o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo, em dezembro, é o maior do Sudeste, 115,5 pontos, e também é mais alto que a média brasileira, de 112,4. Ao comparar o indicador deste mês com o de dezembro de 2023, verifica-se ainda crescimento de 1,6%. Esse resultado foi impulsionado pelas boas expectativas em relação à economia e às vendas.

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Depois de três meses consecutivos de crescimento do Icec, houve uma leve queda de 0,5%: foi observado um aumento de 2,4% na transição de agosto para setembro de 2024, de 5,5% para outubro, de 0,9% em novembro e redução de 0,5% em dezembro.

Para a coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esse movimento reflete as oscilações naturais do ambiente econômico, influenciadas por fatores como a sazonalidade das vendas e as expectativas dos empresários em relação ao desempenho futuro. “A queda de 0,5% em dezembro pode ser interpretada como um ajuste natural de mercado após meses de crescimento”, ressaltou.

Leia mais:  Cantor morre ao receber abraço e sofrer descarga elétrica em palco no Pará

Segundo Ana Carolina Júlio, o Espírito Santo apresentou um desempenho relativamente positivo neste mês, especialmente quando analisado em comparação aos outros estados do Sudeste e ao Brasil. Na variação mensal, de dezembro em relação a novembro, a queda registrada (0,5%) foi menor que a média nacional (-1,0%) e que as reduções observadas em São Paulo (-1,1%) e no Rio de Janeiro (-1,8%). Minas Gerais foi o único estado com crescimento nesse período, com uma alta de 0,3%, destacando-se entre os estados analisados.

Entre os subíndices que compõem o Icec, o de Expectativas futuras – que engloba economia, setor e empresa – atingiu 145,8 pontos, a maior pontuação média, indicando otimismo para os próximos meses, com alta de 1,2% na comparação mensal e de 6,4% no comparativo de dezembro deste ano com o mesmo mês de 2023, sinalizando otimismo em relação ao médio e longo prazo.

De acordo com Ana Carolina Júlio, esse sentimento positivo é sustentado pela baixa taxa de desemprego no estado, de 4,1%. Adicionalmente, o crescimento de 11% na renda média dos trabalhadores ao longo dos últimos 12 meses fortaleceu o consumo das famílias e dinamizou a economia local.

Leia mais:  Mulher fica com dedos roxos após ter piolho-de-cobra preso no tênis

Os subíndices do Icec de Condições atuais e Intenções de investimento – ambos englobando avaliações sobre economia, setor e empresa –, por sua vez, registraram queda, refletindo a cautela dos empresários diante do cenário econômico. Além disso, a alta dos juros encareceu o crédito, desestimulando investimentos e consumo.

“Ainda assim, o Espírito Santo demonstra resiliência. Fatores locais, como a baixa taxa de desemprego e o aumento da renda média, fortalecem o consumo das famílias e criam um ambiente mais estável para o comércio. Somados à resiliência histórica do setor comercial capixaba, esses elementos sustentam o otimismo dos empresários e consolidam um cenário promissor para o futuro do estado”, declarou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.

A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.

Sobre a Fecomércio-ES

A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

publicidade

Brasil

Após 2 meses de namoro pela web, casal se encontra, se acham feios, se agridem e vão parar na delegacia

Publicado

Um caso inusitado e emblemático dos perigos do romance virtual voltou à tona nas redes sociais.Um casal de Sorriso, no Mato Grosso, protagonizou uma briga que teve como motivo a decepção com a aparência física um do outro.

O homem, de 37 anos, e a mulher, de 27, iniciaram um relacionamento virtual e decidiram se conhecer pessoalmente. No entanto, o encontro não seguiu como planejado. Ambos se sentiram enganados com a aparência do outro, o que desencadeou uma discussão acalorada que culminou em agressões físicas.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado na delegacia, o homem relatou que a mulher, residente em Rondonópolis, viajou até Sorriso para se encontrar com ele.

Após o encontro, a situação se deteriorou rapidamente, com ambos se sentindo traídos pelas fotos que haviam sido compartilhadas nas redes sociais.

A mulher, por sua vez, alegou ter sido agredida pelo homem, que teria tentado enforcá-la durante a discussão. Já o homem afirmou que agiu em legítima defesa, após ser atacado pela mulher.

Leia mais:  Nova espécie de cochonilha acende alerta em lavouras de café conilon do Espírito Santo

Continue lendo

Brasil

Raio atinge casa durante chuva no interior do RN e imagem impressiona

Publicado

Um raio atingiu uma casa durante uma forte chuva que caiu na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar, durante a noite de terça-feira (14).

O caso aconteceu na Rua Raimundo Libanio Rocha. De acordo com a Polícia Militar, o raio atingiu uma haste da casa que recebe o fio do poste de energia elétrica da companhia distribuidora.

Um vídeo mostra a parede da casa quebrada e a haste no chão, o que levou a Polícia Militar a isolar a área para garantir a segurança dos moradores e esperar a chegada da equipe da Neoenergia Cosern.

A polícia informou que houve queda de energia na cidade. Também foi registrada instabilidade no sinal da internet por algumas horas. Ainda segundo a PM, um idoso de 84 anos e um outro homem estavam na casa no momento que o raio caiu e não ficaram feridos.

Em nota, a Neoenergia Cosern informou que enviou uma equipe ao local na noite desta terça-feira (14) e orientou o cliente a refazer o “padrão de entrada” para ter o fornecimento restabelecido.

Leia mais:  Galinha põe ovo com formato diferente e chama a atenção de agricultora no interior do RN

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana