conecte-se conosco


Cidades

iNOVA Capixaba promove ação sobre cuidados com a saúde renal

Publicado

Nesse domingo (16), a Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba e o Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HDDS) realizaram uma ação em alusão ao Dia Mundial do Rim, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, na Praia de Camburi, em Vitória. A ação, dedicada ao fortalecimento dos cuidados com a saúde renal, contou com várias atividades gratuitas.

Ao longo da ação, foram realizados exames de pressão arterial, glicemia e creatinina, bioimpedância, orientações nutricionais, massagem relaxante e atividades físicas monitoradas para destacar a importância dos exercícios. Além disso, a manhã contou também com pintura corporal para crianças e distribuição de água e frutas.

De acordo com levantamento da organização do evento, foram realizados 250 atendimentos na área de diagnóstico. Desses, 79 apresentaram fatores de risco para a Doença Renal Crônica (DRC) e realizaram gratuitamente o exame de creatinina, além de passarem por avaliação com médicos nefrologistas presentes no evento.

José Luís de Castro Freitas, paciente renal crônico transplantado há sete meses, compartilhou sua experiência durante o evento. “Descobri a doença renal crônica aos 30 anos e, após passar por tratamento conservador e hemodiálise, fui transplantado em julho, com rim doado pela minha esposa, e ganhei uma vida nova. Este Dia Mundial do Rim é essencial para conscientizar sobre a importância de fazer o exame de creatinina e detectar a doença. A campanha deste ano, ‘Seus rins estão OK?’, é um convite para todos fazerem o exame e adotarem hábitos saudáveis, como atividade física, hidratação e alimentação equilibrada, para garantir uma boa qualidade de vida.”

Leia mais:  Governo do ES proíbe acesso a 8 ilhas em Guarapari por causa de gripe aviária

Marcou presença no evento o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, que reforçou a importância da ação para os capixabas. “É um evento importante realizado pela Fundação iNOVA Capixaba e pela Secretaria da Saúde, cujo objetivo é chamar a atenção para as doenças renais e para a necessidade de prevenção”, disse o secretário.

A presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) no Espírito Santo, Ramiele Souza, e a vice-presidente da entidade, Alice Pignaton, também compareceram, assim como a diretoria executiva da Fundação iNOVA Capixaba: Rafael Amorim, diretor-geral; Brunela Cândido Bonadiman, diretora de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação; e Miguel Duarte, diretor de Operações, Logística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Manutenção.

A presidente da SBN no Espírito Santo, Ramiele Souza, destacou a relevância dessas campanhas para a prevenção da doença. “Muitas vezes, só conseguimos diagnosticar a doença renal nos estágios finais, o que não é o ideal. A proposta da ação é fundamental para ampliar a conscientização e incentivar o cuidado com a saúde dos rins”, afirma Ramiele.

Para o diretor da iNOVA Capixaba, Rafael Amorim, eventos como esse reforçam o compromisso da fundação com a saúde pública. “A Fundação iNOVA Capixaba tem se dedicado constantemente a ações que visam a promoção da saúde. Este evento é um exemplo claro de como podemos fazer a diferença na vida das pessoas ao oferecer conhecimento e ferramentas para o diagnóstico precoce.”

Leia mais:  Ação do Procon de Linhares verifica se postos de combustíveis repassam variações de preço a consumidores 

Essa ação foi realizada pelo CEPiNOVA (Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba), com co-realização da Unidade de Ensino, Pesquisa e Inovação (UEPI) do Hospital Estadual Dr. Dório Silva, e apoio dos demais hospitais administrados pela Inova, da Rede de Ensino Doctum e do Centro Universitário Salesiano – UNISALES.

Panorama da DRC no Brasil e no Estado:

Conforme o Boletim Epidemiológico/MS, volume 55 nº 12 de 11 de setembro de 2024, sobre a Doença Renal Crônica no Brasil, referente ao cenário de DRC no período de 2010 a 2023, no Espírito Santo, foram registrados 4.356 atendimentos de pessoas com DRC na Atenção Primária à Saúde em 2023. Estima-se que no Espírito Santo, cerca de 10% da população, ou seja, 278.966 pessoas, apresentem algum grau de doença renal, mas a maioria desconhece que tem a doença.

publicidade

Cidades

Projeto Galpão D’Artes valoriza cultura, inclusão social e economia criativa em Vitória

Publicado

O Galpão D’Artes, iniciativa dedicada à promoção da arte, da cultura e da economia criativa em Vitória, realizou, neste sábado (26), mais uma edição da tradicional Feira Livre no Galpão D, no espaço do Ifes, em Jardim da Penha.

Transformando o galpão em um verdadeiro polo cultural, o evento ofereceu ao público uma experiência além da tradicional feira de alimentos, reunindo manifestações artísticas, produtos criativos e atrações culturais em um ambiente inspirado nos grandes centros urbanos brasileiros.

Com foco na geração de emprego e renda, o projeto beneficia atualmente 91 empreendedores criativos e artesãos, com atenção especial aos profissionais da terceira idade. Também se destaca pela inclusão social, dando espaço a jovens com Síndrome de Down para exporem suas criações, como pinturas, laços, camisas e canecas.

Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, foi homenageado pelo apoio à ampliação do acesso ao galpão, que facilitou a entrada de moradores e turistas, impulsionando o fluxo de visitantes e fortalecendo a geração de renda para os expositores. “Momento importante de reconhecimento aos artesãos, à economia criativa e à história do Espírito Santo, valorizando a nossa arte e a nossa cultura”, destacou o prefeito.

Leia mais:  Idosa de 109 anos vence o coronavírus e emociona profissionais de saúde do HGL

Galpão das ArtesPeterson Pimentel, idealizador do projeto, lembrou que a homenagem foi um agradecimento pela sensibilidade em atender uma reivindicação antiga: “Antes, o acesso era feito apenas por um portão de 80 cm. Agora, com quase 3 metros de largura, a entrada está facilitada, o que impulsiona todos os nossos oito segmentos — da inclusão social ao artesanato, do vinil à literatura e muito mais”.

O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, também ressaltou a importância da integração da feira livre com o Galpão D’Artes: “Ao unir esses espaços, ampliamos a visibilidade do projeto, estimulamos empregos e oferecemos mais opções aos moradores da Grande Jardim da Penha”.

A programação do Galpão D’Artes conta ainda com a participação do coletivo Disco Vinil, agregando música e dinamismo ao ambiente. Com entrada gratuita e caráter comunitário, a iniciativa reforça a importância de espaços públicos voltados à cultura, ao empreendedorismo e à convivência cidadã.

Continue lendo

Cidades

Jaguaré marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado

A Quinta Conferência Intermunicipal da Pessoa Idosa foi realizada em Conceição da Barra e contou com a comitiva de Jaguaré; evento contou com quase duzentos participantes e debateu políticas públicas para a pessoa idosa

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, marcou presença na 5ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no último dia 24 de abril, na sede do Cras Quilombola, em Conceição da Barra. O tema da conferência foi “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 160 pessoas, incluindo autoridades, representantes de entidades e membros da comunidade, especialmente o público idoso.

A conferência foi promovida pela Prefeitura de Jaguaré, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jaguaré, em parceria com os municípios de São Mateus e Conceição da Barra. A comitiva jaguarense contou com 35 participantes, entre idosos, profissionais que atuam nos serviços socioassistenciais, a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow e os vereadores Elizeu Ribeiro, Dunga do São Roque e Ricardo Barros.

Leia mais:  Banestes Seguros e Detran unem esforços no Maio Amarelo

Promoção dos direitos do idoso

“O principal objetivo do encontro foi promover a participação da sociedade, identificando os desafios do envelhecimento em nossos municípios. Também estamos focados em construir ações de igualdade no sentido de defender esse público, bem como promover os direitos e a cidadania de pessoas idosas, a partir da relação com a sociedade”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Soriana Stabenow.

O encontro teve como objetivo a discussão de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e à garantia dos direitos da população idosa. Durante os debates, foram elaboradas propostas que serão levadas à etapa estadual da conferência, prevista para o segundo semestre de 2025.

Participação

“Os encaminhamentos se concentraram principalmente na melhoria da acessibilidade para idosos, com ênfase no transporte público e na adequação das estruturas urbanas. Buscamos propostas que promovam a inclusão e assegurem a participação ativa dos idosos em todos os espaços da sociedade”, afirmou a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Jaguaré, Orlania Rosa Câmara.

Ao final do evento, foram eleitos delegados e suplentes dos três municípios para representar suas respectivas cidades na conferência estadual. Conforme destacou a secretária Soriana Stabenow, as propostas apresentadas refletem o compromisso dos municípios com a construção de uma sociedade mais justa e democrática para todas as idades.

Leia mais:  Governo do ES proíbe acesso a 8 ilhas em Guarapari por causa de gripe aviária

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana