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Cidades

Inovação, informação e tecnologia marcam o ano de trabalho na saúde

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Com os desafios impostos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a toda sociedade, a área da tecnologia da informação se destacou pelas entregas e desenvolvimento de novas tecnologias em benefícios à população, trazendo um marco importante à saúde pública capixaba em 2020.

A Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), da Secretaria da Saúde (Sesa), realizou ao longo do ano, uma série de melhorias em toda rede estadual de saúde com o objetivo de ampliar a performance dos serviços on-line e garantir celeridade às demandas de todos os setores e a atualização aos novos fluxos de trabalho, desde os hospitais aos setores administrativos. 

“Está sendo um período desafiador para todos da área da Tecnologia da Informação, que nos exigiu uma reorganização da equipe para melhor atender às demandas e às solicitações que a situação da pandemia nos impõe. E vemos que a tecnologia tem demonstrado a sua importância, com um cenário com urgência de entregas de recursos fundamentais, como disponibilizar a tecnologia para executar as atividades de forma remota”, informou o gerente da GTI, Marcio Merçon. 

Em um dos setores primordiais para o enfrentamento da Covid-19 – com trabalho ininterrupto para a entrega em tempo hábil das confirmações da doença –, o Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), Merçon ressaltou a implementação, em todo prédio, da rede wireless para favorecer os processos laboratoriais. Além de melhorias e atualizações no sistema de Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), agilizando resultados e entregas de exames aos municípios. 

O Lacen/ES, junto aos hospitais estaduais, as sedes administrativas da Sesa, as Superintendências, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), a Central Estadual de Transplantes e os Centros Regionais de Especialidades, também está em processo de reestruturação para adequações dos cabeamentos para rede de dados e parte elétrica. As reestruturações contaram com investimento de pouco mais de R$ 8,4 milhões.

“É um trabalho fundamental que está sendo realizado para o funcionamento dos recursos tecnológicos, podendo, assim, garantir que os sistemas funcionem de forma mais adequada, estável e com melhor performance, como melhor acesso à internet e às ferramentas que propiciam o atendimento mais oportuno ao paciente”, afirmou o gerente da GTI. 

Adaptação à nova realidade de trabalho on-line

Para acompanhar os novos fluxos de trabalho que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) trouxe à realidade dos servidores, a Sesa deu início à aquisição de equipamentos e tecnologias para a realização de videoconferências.

Todos os hospitais estaduais e demais setores estratégicos da Secretaria foram contemplados, tendo um investimento de cerca de um milhão de reais. 

“São recursos essenciais para o momento em que vivemos, com a urgência da comunicação rápida e sem contato. Fizemos a aquisição e distribuição para toda rede, o que proporcionou a facilidade de comunicação a distância em reuniões entre setores, entre órgãos estaduais, municipais e do Governo Federal”, pontuou Merçon.

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Cidades

Banestes promove uso seguro da internet em apoio à Semana da Segurança Digital

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Iniciativa da Federação Brasileira de Bancos visa instruir a população sobre como se prevenir dos golpes digitais mais recorrentes.

Na próxima segunda-feira (25), terá início mais uma edição da Semana da Segurança Digital. A campanha da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) busca promover a conscientização da sociedade para o uso dos canais digitais de forma segura e, para isso, conta com a colaboração das instituições bancárias.

Assim como nas edições anteriores, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) aderiu à campanha, que ocorre entre os dias 25 e 29 de outubro. O objetivo é atuar ativamente na disseminação de informações que instruam funcionários e clientes sobre como se prevenir dos golpes e fraudes mais recorrentes no ambiente digital.

O Banestes investe em segurança continuamente e atua com agilidade e eficácia na resposta aos ataques. Segundo o diretor de Riscos e Controle do Banestes, Carlos Artur Hauschild, o Banco “derruba” mensalmente cerca de 30 páginas falsas, criadas por criminosos para aplicar golpes, e orienta aos clientes para que identifiquem contatos suspeitos.

“É importante que os clientes estejam atentos e lembrem que os dados bancários são pessoais e intransferíveis. O Banestes nunca realiza contato para pedir informações sigilosas ou solicita que o cliente acesse um link e forneça suas credenciais“, ressaltou Hauschild.

Caso receba uma ligação afirmando ser do banco, o Banestes recomenda que o cliente utilize outra linha para contatar a Central de Atendimento, que atende pelo 0800 727 0474, ou a agência de relacionamento. Os telefones das agências podem ser consultados pelo link “Rede de Agências”, no rodapé no site oficial www.banestes.com.br.

Hauschild reforçou ainda que, caso seja vítima desse tipo de crime, é fundamental que o usuário proceda com agilidade. “Ao tomar ciência do golpe, imediatamente registre um boletim de ocorrência e comunique à agência o ocorrido. Quanto mais rápido o incidente for relatado, maiores são as chances de reaver o valor roubado”, orientou.

Para transmitir mais informações sobre prevenção a golpes digitais, no período da campanha, a Febraban irá promover uma live com o tema “Fraudes e Golpes”. Mais detalhes sobre o evento serão divulgados pela Febraban.

Todas as dicas antigolpes e alertas sobre os golpes mais comuns estão disponíveis em https://antifraudes.febraban.org.br/. Mais conteúdos sobre segurança digital são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

A população pode aderir à Semana da Segurança Digital compartilhando as postagens e materiais divulgados com a hashtag #SemanadaSegurançaDigital.

Semana da Segurança Digital 2021:

  • De 25 a 29/10/2021.
  • Informações completas em https://antifraudes.febraban.org.br/.
  • Conteúdos sobre prevenção a golpes são postados de forma rotineira nas redes sociais oficiais do Banestes: Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter. Siga para acompanhar.
  • Compartilhe com a hashtag: #SemanadaSegurançaDigital.

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Cidades

Detran chama atenção para e-mails falsos em nome do órgão

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O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta que não envia informes ou notificações de infrações por e-mail. O órgão esclarece que utiliza correspondências enviadas pelos Correios, ou mensagens via SMS ou aplicativo para aqueles condutores e proprietários de veículos que utilizam o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e orienta que, diante de e-mails supostamente enviados pelo Detran|ES, o cidadão não acesse links ou abra arquivos contidos nas mensagens. 

Serviços on-line   

O DETRAN|ES disponibiliza no seu site www.detran.es.gov.br informações sobre infrações, veículos e Habilitação. Em caso de dúvida, o cidadão pode acessar o site e verificar os seus dados clicando nos banners das áreas na página principal e nos serviços listados. 

Para consultar informações sobre o veículo, o proprietário deve acessar o serviço ‘Consulta de veículo’ (https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp) e informar a placa e o RENAVAM. Na página, consta o dossiê do veículo, débitos, infrações, registradas, recursos, inclusive se há restrições no veículo ou processos em andamento. 

As infrações registradas por condutor estão disponíveis no serviço o ‘Consulta de pontuação’ (https://renach2.es.gov.br/Penalidade/Publico/pub_consulta_pontuacao.aspx). O condutor deverá informar os dados solicitados, que constam em sua CNH, para ter acesso às infrações registradas e pontuação. 

Para aqueles que realizaram algum serviço relacionado à habilitação, como obtenção da primeira Habilitação, renovação ou segunda via da CNH, é possível acompanhar o andamento do processo e o código de rastreio do documento no ícone ‘Acompanhamento de Processos de CNH’ (https://detran.es.gov.br/habilitacao/servicos-online). 

É necessário fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão, caso ainda não tenha. No caso de algum desses processos, o cidadão com e-mail cadastrado no órgão poderá receber uma mensagem via e-mail do Portal de Serviços da SENATRAN (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/) com os dados para que ele possa baixar sua CNH Digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). 

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