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Cidades

Inscrições abertas para 1.760 vagas em cursos presenciais do Qualificar ES

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Começam nesta terça-feira (12) as inscrições para 1.760 vagas em cursos presenciais de qualificação profissional do Programa Qualificar ES, ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides).

A oferta está dividida em dois editais: um voltado para o público geral e outro com oportunidades exclusivas para mulheres. São 19 novos municípios capixabas contemplados. Com isso, o programa passa a atender, na modalidade presencial, um total de 60 cidades.

As inscrições já podem ser feitas no site www.qualificar.es.gov.br e seguem até o dia 25 de abril. É necessário ler as orientações contidas nos editais e preencher corretamente o formulário de cadastro e de inscrição on-line. Em ambos os editais, são permitidas duas inscrições por CPF em dois cursos distintos e em turnos diferentes.

O edital SECTIDES Nº 007/2022 dispõe sobre 1.440 vagas destinadas ao público geral. Já no edital SECTIDES Nº 008/2022 são ofertadas 320 vagas exclusivas para mulheres, numa parceria com o Programa Agenda Mulher, coordenado pela Vice-Governadoria do Estado.

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Para concorrer a uma das vagas destinadas ao público geral é preciso ter idade mínima de 16 anos, completados na data da matrícula, residir no município onde o curso será realizado e ser alfabetizado, ou seja, saber ler e escrever. Para os cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos. Já para as oportunidades do edital SECTIDES Nº 008/2022 (Agenda Mulher), além dos requisitos acima, é necessário ser do sexo feminino.

A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição até o preenchimento total do número de vagas de cada curso e turno. Para efeito de seleção, serão considerados, prioritariamente, os residentes nos bairros estabelecidos nos Anexos A dos editais. As vagas não preenchidas pelos classificados do bairro prioritário poderão ser preenchidas por candidatos dos bairros do entorno. Os demais candidatos serão considerados suplentes, desde que não tenham sido eliminados.

Os dias, horários e locais de realização das aulas, além das cargas horárias, variam de acordo com cada curso, devendo, portanto, serem consultados no edital de interesse. As relações de candidatos classificados e suplentes serão divulgadas no site www.qualificar.es.gov.br no dia 05 de maio.

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No encerramento das atividades, as pessoas que concluírem cursos práticos dos eixos de Gastronomia, Beleza, Costura e Decoração de Festas recebem ainda um kit empreendedor com produtos para subsidiar a abertura de novos negócios pelos alunos na área de formação, visando a fomentar o empreendedorismo.

 

Confira a íntegra dos editais:

Edital SECTIDES Nº 007/2022 – PRESENCIAL GERAL

Edital SECTIDES Nº 008/2022 – PRESENCIAL MULHER

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Cidades

Prefeito de Jaguaré recebe visita de executivo do Banco do Nordeste

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Forte crescimento econômico e social de Jaguaré nos últimos anos chamou a atenção do Banco do Nordeste para o destacado potencial de mercado do município; ponto de apoio servirá para atender empreendedores que queiram participar do Crediamigo

Nesta quinta-feira, 18 de abril, o prefeito Marcos Guerra recebeu a visita do gerente de Projeto e Expansão do Banco do Nordeste, Alexandre Barbosa. A visita foi marcada por um diálogo de construção de possibilidades e foram abordadas iniciativas sobre a instalação de um ponto de apoio do banco em Jaguaré para implementação do Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste, Crediamigo.

A reunião foi realizada no Gabinete do prefeito e também estiveram presentes, os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori e de Finanças, Larissa Preato. Participaram ainda, o gerente geral da agência do banco em São Mateus, Willian Santana, além de outros diretores da instituição. Jaguaré foi incluído na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – Sudene, em 1998.

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Crédito para impulsionar negócios

Para os nossos empreendedores das micro e pequenas empresas será de muita importância um ponto de atendimento do Banco do Nordeste, no município. A possibilidade de poderem acessar o Crediamigo, que é um programa do Banco do Nordeste que está em expansão, significa a disponibilização de crédito mais fácil e rápido para impulsionar o pequeno e microempresário”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.

Ponto de apoio

O encontro foi marcado pelo diálogo sobre a possibilidade da instalação de um ponto de apoio no município visando ao fortalecimento da economia local e o incentivo a projetos voltados para o empreendedor jaguarense por meio do Crediamigo. O programa movimentou aproximadamente R$ 11 milhões apenas no município de São Mateus em 2023.

Jaguaré atingiu forte potencial de mercado

O gerente de Projetos e Expansão do banco, Alexandre Barbosa, contextualizou a atuação do Banco do Nordeste como um banco de desenvolvimento, que atua em toda a região Nordeste e em todos os municípios, mesmo fora da região Nordeste, mas que fazem parte da área da Sudene.

“O Banco do Nordeste é um banco de desenvolvimento. E, nesse sentido, foi feito um mapeamento dos mercados na região para identificar municípios com potencial de crescimento do mercado formal e informal, geração de emprego, taxas de crescimento, população e uma série de requisitos. Então, nesse ranking que foi feito, Jaguaré foi mapeado como um município com grande potencial mercadológico, para receber uma estrutura de atendimento do Crediamigo”, destacou Alexandre lembrando ainda que, o passo seguinte será a abertura de uma agência do banco em Jaguaré.

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Cidades

Escola de São João Bosco recebe o projeto “Cidadania no Ambiente Escolar”, em Jaguaré

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Alunos da Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco receberam orientação sobre segurança no trânsito e outros temas; projeto é uma ação da Subsecretaria de Segurança Pública do município

A Secretaria de Planejamento Urbano e Segurança Pública de Jaguaré realizou nesta terça-feira, 16 de abril, a primeira edição do projeto Cidadania no Ambiente Escolar. A ação foi realizada na Escola Comunitária Rural Municipal – Ecorm São João Bosco. Com apresentação de palestras e imagens educativas, a apresentação teve o objetivo de oferecer conscientização sobre a segurança no trânsito.

O projeto na Ecorm São João Bosco contou com a participação do subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, e o representante de uma entidade da sociedade jaguarense, Gleidson Valandro. “Em parceria com a Prefeitura queremos potencializar um trabalho social com foco na segurança no trânsito. Aqui na escola São João Bosco fizemos um trabalho de conscientização das crianças que usam o trânsito e são futuros condutores. O objetivo é promover atitudes prudentes”, afirmou Gleidson.

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Cidadania

O subsecretário municipal de Segurança Pública, Miller Kutz, lembrou aos alunos que a escola é a base da vida social de todos e que, atividades de inclusão como a do projeto Cidadania no Ambiente Escolar são fundamentais para garantir inclusão e conscientização formando, dessa forma, cidadãos mais responsáveis.

“O projeto tem o objetivo de levar conscientização sobre direitos e deveres nas escolas e no trânsito. Então, quando abordamos assuntos pertinentes ao trânsito, pedestres, ciclistas e veículos, com informações preciosas, conseguimos alcançar a conscientização dos estudantes. Além disso, tratamos também sobre o mercado de trabalho, alerta sobre as drogas e a importância da família”, ressaltou Miller Kutz.

Conscientização

Ao passar informações e conscientização para os estudantes sobre segurança no trânsito, o projeto busca promover mais humanização, respeito e solidariedade nas ruas. Os principais temas abordados foram condução segura, dispositivos de segurança, equipamentos e como usá-los.

Os alunos também foram informados sobre como ocorre a fiscalização com os envolvidos em incidentes, e a abordagem aos responsáveis em atos de infração. “Os estudantes ainda receberam informações sobre as características do município, a estrutura e todos os assuntos que podem trazer resultados satisfatórios no relacionados à educação para o trânsito” concluiu Miller.

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