Quem curte surfe, já pode separar o boné e protetor solar para conferir um show de manobras radicais e muita adrenalina no balneário Pontal do Ipiranga, em Linhares. É que acontece no próximo domingo (23), “La Buena Wax apresenta Surf Day de verão”, que vai reunir surfistas de Linhares e de toda a região.
O evento é uma organização da Associação de Surf de Linhares (ASL), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Esporte e Lazer. “Vamos fechar a nossa programação de verão com o surfe no Pontal, que deve movimentar muito o balneário”, contou o secretário da pasta, Vandir Nunes.
As disputas acontecem nas categorias: Amador, com 24 vagas; Longboard – 12 vagas; e Infantil com 12 vagas. As competições estão marcadas para começar a partir das 7 horas e devem ir até às 15h. Essa programação pode sofrer alteração, de acordo com o tempo no dia do evento. A organização do evento informou ainda que brindes serão distribuídos para o público.
“Queremos a praia lotada de surfistas e amantes do esporte. O objetivo é reunir grandes nomes do surfe linharense e do Estado. Será um domingo especial para todos nós e fechando a programação de verão com chave de ouro”, destacou o presidente da Associação de Surf de Linhares, Fábio Fiorot.
As inscrições para o campeonato podem ser feitas pelo Whatsapp da Associação de Surf de Linhares, no telefone (27) 9.9986-0877 até a próxima quinta-feira (20).
Presidente do TJD-ES indeferiu o pedido de impugnação da partida de volta da semifinal do Capixabão, jogo que eliminou a Desportiva e colocou o Rio Branco na final
Durou pouco a expectativa da torcida da Desportiva Ferroviária por uma possível volta do time ao Capixabão, mesmo após a eliminação na semifinal diante do Rio Branco. Um dia após protocolar no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES) o pedido de impugnação da partida de volta da semifinal, o clube teve seu pedido negado.
O presidente do TJD-ES, Felipe Morais Matta, indeferiu o pedido da Desportiva na tarde desta quarta-feira (26). Com isso, o resultado do jogo em questão segue mantido: vitória do Rio Branco por 1 a 0, placar que colocou o Capa-Preta na final do Capixabãoe eliminou a Locomotiva Grená.
O que acontece agora com com a Desportiva
A Desportiva protocolou na terça-feira (25) o pedido de impugnação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES), dentro do prazo de dois dias após a liberação da súmula do jogo, como prevê o artigo 85 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
O artigo 259 do CBJD prevê que uma partida pode ser anulada “se ocorrer, comprovadamente, erro de direito relevante o suficiente para alterar seu resultado”. O pedido foi recebido e negado pelo presidente do TJD-ES nesta quarta-feira.
Agora, o clube pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Na nota oficial divulgada nesta quarta-feira, a Desportiva prometeu seguir “até as últimas instâncias”.
“A Desportiva Ferroviária não medirá esforços para garantir que o resultado da partida seja analisado com seriedade. Seguiremos até as últimas instâncias para defender nosso clube, nossos atletas e a verdade do jogo”, escreveu o clube, na nota oficial.
Qual é a reclamação da Desportiva
O pedido de impugnação veio por conta das reclamações da Desportiva quanto à atuação do árbitro Davi de Oliveira Lacerda na partida de volta da semifinal.
O árbitro Davi Lacerda na partida de volta da semifinal do Capixabão (Foto: Henrique Montovanelli/FES)
Na segunda-feira (24), o clube grená postou uma nota oficial de protesto com a arbitragem. A Desportiva reclama da “não marcação de dois pênaltis indiscutíveis” e questiona o fato de o árbitro não revisar os lances na tela do VAR à beira do campo.
Os dois lances aconteceram já nos acréscimos do segundo tempo, com o placar em 1 a 0 para o Rio Branco. No primeiro deles, aos 52 minutos, o atacante grená Vinicius Baiano caiu na área do Capa-Preta após dividida com Théo Kruger. O árbitro Davi Lacerda aguardou a comunicação da equipe do VAR, mas não revisou o lance na tela do VAR e não marcou o pênalti.
A Desportiva voltou a pedir pênalti aos 55, em lance no quala bola pegou no braço do volante Romarinho dentro da área do Rio Branco. De novo, o árbitro mandou o jogo seguir. Na reclamação, Vinicius Baiano foi expulso.
Dois atletas do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Vila Velha representaram o município em competições estaduais realizadas no último fim de semana e voltaram para casa com medalhas e troféus. Os resultados reforçam a atuação dos jovens esportistas da cidade em diferentes modalidades e o impacto do programa de incentivo ao alto rendimento.
No domingo (23), o atleta Anderson Emanuel, conhecido como “Sorriso”, de 13 anos, conquistou o primeiro lugar na 1ª Etapa do Campeonato Estadual de Jiu-jitsu 2025 da FJJES, na categoria infantojuvenil B até 52,5 kg. A disputa ocorreu no Ginásio Tartarugão, em Vila Velha. Além da medalha de ouro, o atleta venceu o GP Kids 14/15 até 55 kg, entre seis competidores, garantindo o cinturão da categoria. Anderson também se destacou na 9ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-jitsu, realizada no Ginásio Municipal de Jerônimo Monteiro, em 17 de novembro de 2024, onde ficou em primeiro lugar na categoria e no Desafio Kids. O histórico de conquistas do atleta inclui o primeiro lugar no AJP Tour Abu Dhabi Guarapari (2024), Copa Pódio (2024), Classic Internacional Badboy (2024), Open Vitória CBJJ (2024), e no Kids Internacional Curitiba CBJJ (2023), além de pódios no Brasileiro Kids e no Campeonato Sul-Americano. Luísa de Souza Patrício No sábado (22), foi a vez da atleta Luísa de Souza Patrício, também com 13 anos, se destacar nas piscinas. Ela competiu no I Torneio FAC Categoria 2025, promovido pela Federação Aquática Capixaba no Clube AEST, e venceu a prova dos 200 metros borboleta na categoria juvenil. Na mesma competição, conquistou o segundo lugar nos 100 metros livre e venceu, com sua equipe, o revezamento 4×100 medley misto. Com uma temporada consistente, Luísa já havia sido campeã estadual na categoria Infantil 2, em novembro de 2024, nas provas de 400 m livre, 800 m livre, 100 m borboleta e 200 m borboleta. Também conquistou medalhas de prata nos 50 m borboleta e 100 m livre, além de integrar equipes campeãs nos revezamentos 4×50 livre feminino e 4×50 medley feminino. A próxima competição de Luísa será entre os dias 12 e 16 de novembro, no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, que também será realizado em Vitória, no Clube Álvares Cabral. O Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura Municipal de Vila Velha que apoia financeiramente atletas em diversas modalidades esportivas, visando incentivar o desenvolvimento e o alto rendimento dos esportistas da cidade.