conecte-se conosco


Cidades

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2021

Publicado

A Embaixada Americana está com inscrições abertas para o programa Jovens Embaixadores 2021, que tem como objetivo oportunizar aos estudantes brasileiros um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, promovendo o protagonismo juvenil, o empreendedorismo social, bem como o fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre as nações.

As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 07 de março de 2021, via Facebook: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. O Edital da seleção, bem como todas as informações e instruções para inscrição, estão disponíveis no website da Embaixada: https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/.

Para o desenvolvimento do processo de seleção, as Instituições Parceiras (IPs) no Estado são: o Centro Binacional (IBEUV) Vila Velha e a Secretaria da Educação (Sedu), juntamente com as Superintendências Regionais de Educação (SRE).

Devido à situação de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2021, os selecionados serão convidados a participar de um intercâmbio em formato virtual, interativo e inovador.

O programa é direcionado a jovens estudantes que buscam soluções criativas para problemas em suas comunidades, por meio de ações de empreendedorismo social – entendidos, nesta ação, como o conjunto de ações que levam a uma transformação social positiva, desenvolvendo uma ideia, um produto ou serviço com o objetivo de beneficiar não somente a si próprio, mas também a sua comunidade, independentemente de serem grandes ou pequenas ações, ou da área de empreendedorismo, que pode abranger, por exemplo, inclusão social, educação, cultura, crédito comunitário, mobilidade urbana, igualdade de gênero e raça, meio ambiente, necessidades especiais, cooperativas em geral, entre outras.

Dentre as atividades do Programa Jovens Embaixadores 2021 nos Estados Unidos estão incluídas visita a Washington, D.C., com oficinas sobre liderança e empreendedorismo e visitas a escolas, projetos de empreendedorismo social e reuniões com representantes do Governo. Os estudantes visitarão ainda o estado de Vermont, no norte dos Estados Unidos, onde participarão de atividades relacionadas ao tema do programa, conhecerão projetos de empreendedorismo jovem e farão apresentações sobre o Brasil.

Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2003, o programa é uma iniciativa da Embaixada e dos Consulados dos EUA no Brasil em parceria com o Departamento de Estado dos EUA. Além disso, conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), das secretarias estaduais de educação, da rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, da USBEA, do Grupo +Unidos – fundo de investimento social colaborativo formado por empresas norte-americanas estabelecidas no Brasil, da PLT4Way – iniciativa de Impacto Social no Ensino de Língua Inglesa e das empresas FedEx, IBM e MSD.

Confira o cronograma AQUI.

Leia mais:  Aeroporto de Vitória terá voos para Governador Valadares e três cidades na Bahia
publicidade

Cidades

Aulas retornam na segunda-feira (01) em Jaguaré

Publicado

Jaguaré – A Prefeitura Municipal de Jaguaré, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que as aulas presenciais no sistema municipal de ensino retornarão nesta segunda-feira (1/3/2021) para os alunos das Escolas Municipais.

As unidades de ensino já foram preparadas para receber os estudantes de acordo com os protocolos de prevenção ao coronavírus, que devem ser seguidos pelos pais, estudantes e toda a equipe escolar. Para tanto, serão respeitados os protocolos estabelecidos em conjunto com a Secretaria de Saúde. O Plano de Retorno às aulas segue as diretrizes que estão regulamentadas nas circulares 1 e 2/2021 e nas portarias Nº 50-R, Nº 179-R, Nº1-R e Nº2-R de 2020.

O ensino será no sistema híbrido e com revezamento. As crianças serão divididas em grupos que intercalarão a presença na escola: enquanto um grupo vai à escola, o outro fica em casa, e vice-versa. As aulas presenciais serão opcionais e todos os estudantes farão Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) em casa. Os responsáveis pelos estudantes preencheram um termo autorizando o formato escolhido e serão comunicadas sobre os cronogramas de aulas.

Equipes da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde darão suporte às escolas para que as normas de prevenção ao coronavírus sejam seguidas pelas unidades de ensino.

Leia mais:  Cursos gratuitos de capacitação on-line de turismo têm prazo de conclusão ampliado
Continue lendo

Cidades

Prefeito Lorenzo Pazolini faz entrega de novos uniformes para o início das aulas presenciais

Publicado

Vitória – Portões abertos a partir de segunda-feira (1º de março) para receber os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede de ensino de Vitória. As aulas já voltaram por meio do portal AprendeVix ou das atividades impressas distribuídas pelas escolas.

Antes do retorno presencial, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado da vice-prefeita, capitã Estéfane, e da secretária de Educação, Juliana Rohsner, fez a entrega de uniformes para estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitscheck de Oliveira, em Maria Ortiz, na manhã desta quinta-feira (25).

“Este é um momento muito importante para nós e para a cidade de Vitória. Obrigado por acreditar na nossa gestão. Trabalhamos muito para honrar um compromisso que assumimos com a nossa capital, respeitando a vida, mas entendendo que os estudantes não podem mais permanecer em casa. Agradecemos aos pais pela confiança nesse retorno, e tenho certeza que teremos um início de ano muito bom”, afirmou Pazolini.

Entre os estudantes que receberam o kit, composto por dois novos uniformes completos, Samira Gomes Santos, de 14 anos, era só felicidade. “Não aguento mais ficar em casa, quero muito voltar para a escola. Estou muito ansiosa e feliz que as aulas vão voltar”, contou a aluna, com um sorriso que era visível mesmo usando a máscara.

Responsabilidade

Ao se dirigir às famílias que estavam presentes na solenidade para retirar o material impresso referente ao período remoto que os estudantes farão em casa, a secretária Juliana destacou a responsabilidade quanto ao cumprimento dos protocolos de biossegurança de combate ao coronavírus.

“Estamos em um momento decisivo para a nossa rede, reabrindo as escolas para receber os nossos estudantes. Mas retornar presencialmente exige muita responsabilidade tanto nossa, enquanto Secretaria de Educação, quanto dos profissionais que atuam nas escolas e das famílias também”, disse.

Calendário

O retorno das atividades presenciais está condicionado ao Mapa de Risco divulgado pelo Governo do Estado, que permite aulas presenciais em cidades consideradas em risco baixo ou moderado.

Veja o calendário na rede municipal de ensino:

• 22 de fevereiro: retorno das aulas para todos os alunos da rede, Ensino Fundamental, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em modelo remoto emergencial, por meio do AprendeVix.
• 1º de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e das turmas da EJA.
• 15 de março: retorno presencial das turmas do Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).
• 29 de março: retorno presencial das turmas da Educação Infantil, grupos 5 e 6.

Leia mais:  Plataforma gratuita de educação financeira leva orientações para organização de finanças
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana