conecte-se conosco


Segurança

Internos do sistema prisional produzem coelhos em tecido e são certificados para produção de artesanatos

Publicado

Para qualificar e certificar internos do sistema prisional capixaba para produção de artesanatos, a Secretaria da Justiça (Sejus) iniciou um curso especial voltado para artigos da Páscoa, com a confecção de coelhos de diversos tamanhos e estilos. A iniciativa é realizada no atelier de costura do Centro de Detenção Provisória de Viana 2 (CDPV2).

O subsecretário de Estado da Ressocialização da Sejus, Marcelo Gouvêa, explica que o curso é desenvolvido em parceria com o Instituto Veredas, que colabora com ações do Programa de Ressocialização da Sejus.

“O objetivo é capacitar esses internos para a produção de artesanatos com qualidade técnica e estética, com base nas orientações de um instituto que tem expertise no assunto e é habilitado para certificar. Uma certificação de artesão fortalece os negócios e vai auxiliar quem quer empreender e atuar com artesanatos de qualidade após o cumprimento da pena”, disse.

Com início neste mês, a produção levou em consideração a data da Páscoa para produção dos coelhinhos. Para a confecção, são usados materiais como enchimentos, tecidos em algodão e aviamentos diversos. 

Leia mais:  Em noite violenta, Serra registra três homicídios

Udimila Rezende dos Passos Bitencourt, presidente do Instituto Veredas, explica que para a confecção, internos aprenderam a desenvolver as peças, compostas por corpo, membro e cabeça, além de interpretar moldes. A capacitação incluiu técnicas básicas de costura à mão e à máquina, modelagem simples de roupas, criação de acessórios e bordado manual de olhos, nariz e boca, entre outras.

“Durante o curso, os participantes aprendem técnicas artesanais para criar bonecos encantadores e cheios de significado. Ao final da formação, parte da produção será doada para crianças atendidas pelo Projeto FortaleSer em um evento em celebração da Páscoa”, afirmou.

O projeto social, localizado no bairro Rio Marinho, em Cariacica, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas.

Outras capacitações

No ano passado, a Secretaria da Justiça (Sejus) também iniciou, em parceria com o instituto de formação, treinamentos para capacitar internos em conhecimentos básicos de marcenaria. Até agora, 38 detentos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3) receberam certificados de conclusão do curso, com carga horária de 80 horas.

Leia mais:  Governo do Estado lança Operação Colheita 2024 em Boa Esperança

A meta é expandir demais projetos de ressocialização e qualificar profissionalmente as pessoas privadas de liberdade para atuação em diversas áreas.

publicidade

Segurança

Homem é espancado ao ser flagrado sem roupas com sobrinho em banheiro de pastelaria

Publicado

O menino tem 4 anos e o suspeito foi autuado por estupro e resistência à prisão. A polícia teve que usar arma de choque para imobilizá-lo

Suspeito de estupro, um homem de 40 anos foi espancado e acabou detido na noite desta segunda-feira (28), no bairro Alecrim, em Vila Velha, após se trancar no banheiro de uma pastelaria com um menino de 4 anos, seu sobrinho.

Testemunhas disseram que tanto o homem quanto a criança estavam sem roupas. O suspeito é tio do menino.

A Polícia Militar foi acionada por moradores do bairro e pelo proprietário da pastelaria, após perceberem comportamentos considerados inadequados do homem em relação às duas crianças que estavam com ele: uma menina de 7 anos e o menino de 4.

Testemunhas relataram que a menina conseguiu se desvencilhar e saiu do local pedindo ajuda.

Uma moradora da região, que pediu para não ser identificada, contou que foi ela quem arrombou a porta do banheiro ao perceber a gravidade da situação.

Não pensei duas vezes. Quebrei a porta do banheiro e, quando vi, ele estava com a bermuda na altura do joelho e a criança com o ‘shortinho’ abaixado tambémAí eu já peguei um pedaço da porta para tentar soltar o menino, fui batendo nele, só que ele estava fora de si. Neste momento, o meu tio chegou, foi por trás do homem para a criança ser solta, mas ele não soltava de jeito nenhum, relatou.

Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito reagiu à abordagem das pessoas e à ação da Polícia Militar, sendo necessário o uso de arma de choque para ser imobilizado. Ele tentou até mesmo agredir os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Leia mais:  Em noite violenta, Serra registra três homicídios

Homem foi autuado por estupro de vulnerável

O homem foi levado ao Hospital São Lucas, em Vitória, sob escolta policial, e depois encaminhado ao sistema prisional. Ele foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e por resistência à prisão. Segundo a polícia, o suspeito tem antecedentes por furto e tráfico de drogas.

As crianças foram entregues à mãe, que compareceu ao local e demonstrou surpresa diante das acusações contra o irmão. Ela não quis comentar o caso com a reportagem.

Para preservar a identidade das vítimas, o nome do suspeito e a identificação da pastelaria não serão divulgados.

Continue lendo

Segurança

Carreta com carga de maconha tomba na BR-262 e droga é furtada

Publicado

Parte da carga de drogas foi furtada logo após o acidente. Polícia investiga o caso

Uma carreta tombou na BR-262, em Marechal Floriano, na Região Serrana do Espírito Santo. O acidente aconteceu na manhã deste sábado (26). O veículo levava diversos pacotes de maconha escondidos no meio da carga de aveia.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

Imagens registradas no local mostram a droga espalhada pelo barranco às margens da rodovia.

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal esteve no local para controlar o trânsito. Inicialmente, a informação era de que o veículo transportava apenas uma carga de aveia, que ficou espalhada na pista.

Foto: Divulgação/ PRF-ES

No entanto, de acordo com a polícia, durante o atendimento da ocorrência, os agentes encontraram diversos pacotes com uma “substância análoga à maconha” junto à carga.

Segundo testemunhas, parte da droga foi furtada logo após o acidente. Os dois ocupantes do caminhão foram detidos e encaminhados à delegacia da Polícia Civil.

As circunstâncias do acidente não foram divulgados.

Leia mais:  Criminoso perde dedo durante tentativa de assalto, volta para buscar e acaba detido em Vitória
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana