conecte-se conosco


Segurança

Internos participam do Enem 2019 para pessoas privadas de liberdade no Estado

Publicado

Internos de 31 unidades prisionais do Estado vão participar do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2019 para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Ao todo, 2.472 pessoas vão participar das provas que acontecem, nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11), no período da tarde.

Neste ano, o exame conta com 404 participantes a mais que o ano passado, quando 2.068 inscrições foram realizadas. As provas dos dois dias de exame incluem as áreas de conhecimento em Linguagens, Códigos, Redação, Ciências da Natureza, Matemática e suas respectivas tecnologias. O resultado oficial do exame está previsto para janeiro de 2020.

Atualmente, 3.500 internos cursam Ensino Fundamental e Médio nas unidades prisionais do Espírito Santo, seguindo a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). A Lei de Execução Penal garante ao interno estudante a remição da pena. Três dias de estudo, somados a 12 horas de aula, permitem reduzir um dia da sentença.

Preparação

No Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participam do Enem 55 internas que cumprem pena na unidade. Na semana passada, um aulão com as disciplinas de Língua Portuguesa e Redação foi realizado com as estudantes a fim de relembrar conteúdos e exercitar possíveis temas propostos no exame. As provas serão aplicadas às 13h30, durante os dois dias do Exame Nacional.

Leia mais:  Policiais do norte do ES cobram aumento do efetivo

A professora Daciane Braz ressalta que o aulão é fundamental para que as participantes consigam um bom desempenho na prova.

“Com o aulão, trabalhamos um leque de assuntos que podem ser abordados no exame nacional. Relembramos também conteúdos básicos, já que muitas internas terminaram os estudos há muito tempo. Desenvolvemos na aula as mudanças da nova ortografia, a interpretação de texto, bem como o uso das principais conjunções, crase, uso de pronomes e as dicas de redação, além de temas atuais como as novas tecnologias. Todas se mostraram muito dedicadas e participativas”.

A professora também fala sobre o sentimento de auxiliar no avanço da educação das internas. “É satisfatório e gratificante contribuir com o processo de aprendizagem de pessoas que não tiveram muitas oportunidades, pois acredito que as opções de vida só podem ser melhores por meio da educação. Com o aulão, acredito que as estudantes internas absorveram informações valiosas que irão auxiliar e, muito, no exame”, explica a professora.

A interna estudante, Juliane Maria da Silva Pires, de 22 anos, está confiante. Ela concluiu o ensino médio há alguns anos e diz que muito conteúdo pôde ser relembrado no aulão. “Aprendi bastante com as aulas e pude relembrar muitas coisas e atualizar outras. Agora estou mais confiante e tenho fé que vai dar tudo certo”, diz.

Leia mais:  Ex-funcionário da Santa Casa de Vitória deixou prejuízo de R$ 1 milhão no hospital

publicidade

Segurança

Sesp treina forças de segurança para uso do novo sistema de comunicação

Publicado

O sistema de comunicação entre o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e as forças de segurança do Espírito Santo foi modernizado e, para que sua operação seja plena, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) ofereceu um curso de qualificação técnica para agentes de segurança pública estaduais que atuam diretamente com o sistema de troncalização de radiocomunicação. Os encontros ocorreram nos dias 15 e 16 de abril, na Sesp, em Bento Ferreira, Vitória.

Participaram servidores da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Instituto de Atedimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Polícia Penal do Espírito Santo (PPES) e Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). 

Os participantes foram pontos focais de cada corporação e vão difundir o conhecimento adquirido com os colegas. As instruções foram conduzidas pela Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação (GTIC) da Sesp e uma equipe técnica da empresa Motorola, fornecedora dos equipamentos.

Leia mais:  Operação mira esquema em máquinas de pelúcias e investiga relação com jogo do bicho

O sistema de troncalização da radiocomunicação visa modernizar as comunicações operacionais das agências de Segurança Pública em todo Estado do Espírito Santo, viabilizando uma maior integração operacional entre as forças de segurança pública, maior área de cobertura e a disponibilidade de recursos como GPS, gravação das comunicações e criptografia.  

Esse novo sistema permite integrar as comunicações operacionais em todo território capixaba, de modo que as comunicações poderão ser estabelecidas diretamente do município do interior do Estado com o Ciodes Sul ou Ciodes Metropolitano, dada a complexidade da operação, dando maior celeridade na resposta e permitindo a montagem de um plano de ação mais célere, eficiente e integrado.

No curso, os participantes conheceram diversas aplicações utilizadas para comando e controle das atividades operacionais de comunicação via radiofrequência e os principais recursos do Master Site, infraestrutura responsável pelo controle central das torres de comunicação integradas ao sistema de troncalização.

Continue lendo

Segurança

Após sequestro, homem é morto com mais de 20 tiros na Serra

Publicado

O corpo de um homem de 30 anos foi encontrado em uma plantação de eucaliptos próximo à Avenida Audifax Barcelos, na Serra. A vítima teria sido baleada.

O caso aconteceu no sábado (19). Em depoimento à Polícia Militar, um familiar disse que Dyego Teixeira dos Santos havia sido visto no dia anterior em um bar na Rua Eucalipto. Na ocasião, ele teria sido levado à força por indivíduos armados.

De acordo com a polícia, o familiar encontrou o corpo já sem vida e solicitou o auxílio. A família de Dyego informou aos militares que o homem era usuário de drogas. Eles acreditam que o ataque seria motivado por dívidas com traficantes.

O corpo, segundo as primeiras informações da perícia, foi alvejado com aproximadamente 20 tiros. Os assassinos utilizaram duas armas diferentes, sendo uma pistola calibre .40 e uma 9mm. Até o momento, nenhum suspeito foi detido.

Em nota, a polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa da Serra. O corpo foi encaminhado para a necropsia no Instituto Médico Legal.

Leia mais:  STF atende Defensoria Pública do ES e determina fim de superlotação em unidades socioeducativas

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana