conecte-se conosco


Cidades

IPEM-ES realiza fiscalização de azeites e óleos compostos no interior do Estado

Publicado

Na última sexta-feira (04), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES) intensificou sua atuação no interior do Estado com uma operação de fiscalização voltada à verificação da qualidade e conformidade de azeites e óleos compostos. A ação ocorreu em um momento de alta significativa nos preços desses produtos, resultado de fatores climáticos que vêm impactando o mercado nacional.

O óleo composto, uma mistura de diferentes óleos vegetais, é amplamente utilizado na culinária como alternativa ao azeite de oliva. No entanto, a qualidade dos ingredientes e a quantidade declarada nos rótulos precisam ser rigorosamente controladas para garantir a transparência e a proteção do consumidor.

Durante a operação, o IPEM-ES fiscalizou 169 unidades de cinco marcas populares — Gallo, Borges, Faisão, Maria, Andorinha e Cocinero — para verificar se a quantidade informada nas embalagens correspondia ao volume efetivamente entregue ao consumidor. No total, 26 unidades de duas marcas foram recolhidas para análises laboratoriais, após suspeitas de irregularidades na quantidade comercializada.

Leia mais:  Gigante francesa do ramo automotivo terá lojas no ES e abrirá 150 vagas de emprego

As empresas responsáveis pelos produtos recolhidos serão convocadas para realizar exames periciais na sede do IPEM-ES, em Vitória, onde serão investigadas possíveis não conformidades. A ação reforça o compromisso do instituto em garantir que os produtos vendidos no Estado sigam as normas de qualidade e segurança, protegendo os consumidores de práticas irregulares.

A fiscalização responde diretamente à recente alta de preços, assegurando que os consumidores recebam exatamente o que pagam em um momento de instabilidade no mercado de azeites e óleos compostos.

publicidade

Cidades

Pedal de Natal acontece sábado com concurso de bikes e sorteio de brindes

Publicado

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha realizará, no sábado (14/12), o Pedal de Natal, um passeio ciclístico com concentração às 17h30 e saída às 18 horas, da Praça do Ciclista, com chegada no Parque da Prainha, quando a Vila Natalina já estará iluminada.

No Parque da Prainha será realizado um concurso para eleger as bicicletas mais bonitas decoradas com o tema natalino. Os participantes das categorias adulto e infantil que expressarem mais criatividade na decoração da sua bike receberão uma premiação especial. Serão premiados dois participantes de cada categoria. Além disso, haverá o sorteio de duas bicicletas, para todos os participantes do passeio ciclístico.

Após a entrega das premiações, haverá apresentação da Banda do Exército, criando um ambiente festivo e alegre para os participantes e suas famílias, em integração com a Vila Natalina.

O evento é aberto ao público. Os primeiros 300 participantes que chegarem à Praça do Ciclista, antes do horário de saída, receberão uma camisa alusiva ao evento e uma plaquinha promocional. Porém, para receber um dos dois itens, é necessário levar uma caixa de bombom, que serão doadas para instituições sem fins lucrativos.

Leia mais:  Gigante francesa do ramo automotivo terá lojas no ES e abrirá 150 vagas de emprego

Bikes gratuitas

As pessoas que quiserem participar do passeio ciclístico, mas não possuem bicicleta, o Projeto BikeVV e a empresa Jet disponibilizarão gratuitamente as bikes compartilhadas e 40 bikes elétricas, das 16h30 às 20h30. As bikes elétricas estarão disponíveis na Praça do Ciclista.

Para garantir um ambiente festivo e seguro, o evento conta com o apoio da Guarda Municipal, que acompanhará os ciclistas durante todo o trajeto.

O Pedal de Natal reafirma o compromisso que o município tem de boas práticas que incentivam o uso do modal da bicicleta, visando à melhoria das condições de mobilidade urbana. Somado a isso, o constante investimento na malha cicloviária, fez o município canela-verde ser merecedor do Selo do Programa Bicicleta Brasil, concedido pelo Ministério das Cidades.

Ruas interditadas

Para realização do passeio ciclístico será necessária a interdição parcial da avenida Estudante José Júlio de Souza, da avenida Antônio Gil Veloso, da rua Castelo Branco e da rua Antônio Ataíde, chegando ao parque da Prainha. As vias serão liberadas logo após a passagem dos ciclistas.

Leia mais:  Vitória poderá ganhar ciclovia com integração ao meio ambiente

Serviço:
Pedal de Natal
Data: Sábado (14), das 18 às 21h30
Concentração: Às 17h30, na Praça do Ciclista
Local: Saída na Praça do Ciclista e chegada no Parque da Prainha.

Continue lendo

Cidades

Prefeitura vai instalar mais duas academias populares em Jaguaré

Publicado

Gestão Municipal em Jaguaré investe em atividade física em espaços públicos como incentivo para qualidade de vida; dessa vez, Palmito e São João Bosco são as comunidades beneficiadas

Apostando na prática esportiva e em atividades físicas como formas de alcançar melhoria da saúde e de garantia de qualidade de vida, a Prefeitura Municipal de Jaguaré vai instalar mais duas academias populares ao ar livre em duas praças no município. Uma será instalada na Praça de Lazer na Comunidade de São joão Bosco e outra na praça na Comunidade do Palmito. As duas praças estão em construção.

A implantação das academias será realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes. As academias foram adquiridas via emenda parlamentar do deputado estadual Fabrício Gandini. A Prefeitura vai instalar os equipamentos nas praças que estão em obras e, quando prontos, praças e academias vão beneficiar mais de 2 mil moradores das duas localidades.

Leia mais:  Pagamento de indenização em Minas e no Espírito Santo chega a R$ 2,5 bilhões

Parceria

O secretário municipal de Esportes, Jordano Sossai, lembra que os equipamentos serão de grande valia para estimular atividades físicas e bem-estar para a população. “Como sempre diz o prefeito Marcos Guerra, ninguém faz nada sozinho, e esses benefícios chegam em parceria com o deputado Fabrício Gandini e com o governador Renato Casagrande para beneficiar a população. A atividade esportiva em Jaguaré é, sem dúvida, uma ferramenta poderosa de transformação social e melhoria da qualidade de vida”, afirmou Jordano.

Os equipamentos

Os equipamentos da academia popular são instalados em espaços públicos com condições adequadas de acessibilidade, visando fomentar a prática regular de atividade física pela população. Também combatem o sedentarismo e contribuem para a minimização do risco de doenças, além de fomentar a revitalização de espaços públicos para esporte e lazer.

As duas academias populares que serão instaladas nas comunidades do Palmito e de São João Bosco terão os seguintes equipamentos para prática de atividades físicas:

– Aparelho em inox esqui triplo
– Aparelho em inox peitoral com puxador articulação superior
– Aparelho em inox pressão de pernas triplo
– Aparelho em inox rotação vertical com duplo diagonal
– Aparelho em inox simulador de caminhada triplo
– Aparelho em inox simulador de cavalgada individual
– Aparelho em inox simulador de escada triplo

Leia mais:  Café Arborizado: seminário avalia Unidades de Pesquisa Participativa no Espírito Santo

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana