conecte-se conosco


São Mateus

Ipem-ES realiza verificação de taxímetros em São Mateus no mês de março

Publicado

Agendamento pode ser realizado no site do Ipem-ES até o dia 22 de março.
 
O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Estado, realizará a verificação de taxímetros no município de São Mateus no próximo mês de março. O período de agendamento pelos proprietários de veículos-táxi segue até o dia 22 de março, conforme cronograma estabelecido pelo órgão.A verificação dos taxímetros será realizada entre os dias 23 e 26 de março, na Avenida Praiano, bairro Guriri (no final da Rua Bosque Guriri). Nos dias 23 a 25 de março, a verificação acontece nos horários das 8h às 11h36 e das 13h às 15h30. Já no dia 26, o atendimento será realizado somente pela manhã: das 8h às 11h36.O agendamento deve ser realizado antecipadamente à data da verificação no site do Ipem-ES (www.ipem.es.gov.br), na categoria “Serviços On-line”, aba “Verificação de Taxímetro – Agendamento”. Além disso, o Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser emitido para o pagamento da taxa de serviço.“Em 2020, em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não foi realizada a aferição dos equipamentos. No próximo mês, vamos iniciar as fiscalizações no norte do Estado, em São Mateus, e, posteriormente, estender para todos os municípios capixabas”, destaca o diretor-geral, Rogerinho Pinheiro.No momento da verificação, obrigatoriamente, deverão ser apresentados os seguintes documentos:

  • Autorização da Prefeitura de São Mateus;
  • Último Certificado de Verificação do Taxímetro;
  • Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Carteira Nacional de Habilitação do Motorista (CNH);
  • Comprovante de Pagamento da GRU referente ao serviço de verificação;
  • Ordem de serviço de Oficina Autorizada nos casos em que houve a manutenção do taxímetro.

O proprietário ou o responsável legal do veículo-táxi que estiver impossibilitado de comparecer com o taxímetro para a verificação no prazo pré-estabelecido deverá apresentar justificativa, por escrito e com a devida comprovação, ao agente fiscal do Ipem-ES, mediante protocolo de recebimento, até o último dia do prazo de verificação.O taxímetro que ficar reprovado na verificação e necessitar de reparos deverá ser submetido à nova verificação após a conclusão dos serviços realizados por oficina autorizada. O proprietário deverá agendar a nova data e horário pelo telefone (27) 3636-6087.O veículo-táxi que, no exercício corrente, já tenha submetido o taxímetro à verificação subsequente, estando com a marca oficial com indicação de “VERIFICADO ATÉ 2021”, não necessita realizar nova verificação.Acesse aqui a instrução de serviço N° 16, de 23 de fevereiro de 2021.

Leia mais:  Conjunto habitacional do Aroeira terá sorteio dos habilitados no dia 29

publicidade

São Mateus

Detran autoriza serviços de sinalização em São Mateus

Publicado

Balneário de Guriri ganhará mais vagas de estacionamento, faixas de pedestres e sinalização turística

O Departamento Estadual e Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) autorizou, nesta sexta-feira (23), a execução dos serviços de sinalização viária no balneário de Gururi, em São Mateus. A Ordem de Serviço, no valor de R$ 320.384,21, contempla a implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares. O objetivo é organizar o trânsito e oferecer mais segurança aos condutores, ciclistas e pedestres.

A Ordem de Serviço foi assinada pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo prefeito Daniel Santana, em solenidade na Prefeitura de São Mateus. As ações incluem a ampliação da oferta de vagas de estacionamento, faixas de pedestres e sinalização de pontos turísticos do balneário. A previsão é que os serviços sejam executados até o mês de setembro.

O diretor gral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou que o projeto de sinalização que será executado foi feito em diálogo com a Prefeitura e busca atender às necessidades no trânsito de Guriri. “Procuramos focar em questões importantes para o local, como a ampliação em grande número dos estacionamentos, o que era uma demanda da comunidade e é muito importante para uma localidade que já tem muitos moradores, recebe milhares de turistas no Verão e precisa organizar a parada dos veículos. Além disso, o projeto busca focar na segurança dos pedestres, principalmente na avenida da orla, onde serão pintadas várias faixas de pedestres para facilitar o deslocamento seguro das pessoas que estão na praia. Também consideramos as características locais e os suportes das placas, que serão de alumínio para resistir à maresia e durar mais tempo. Então, trata-se de um investimento para prevenção de acidentes e proteção da vida de muita gente”, disse.

Vieira destacou ainda a sinalização turística para valorizar os atrativos locais. “Outro aspecto, que é uma novidade dessa gestão, é a sinalização turística junto com a sinalização viária, para destacar as potencialidades do balneário, como a praia, o Bosque da Praia, Barra Nova, Meleiras, Projeto Tamar, dentre outros. Isso facilita a localização dos pontos turísticos e mostra que a cidade está pronta para receber o turista”, considerou.


“A sinalização é a educação de ir e vir, de parar e seguir, tanto 
para carros quanto para pedestres, e traz segurança para a comunidade. Também fortalece o comércio e a cidade. Guriri estava precisando dessa sinalização porque também incentiva a geração de emprego e renda, dando mais visibilidade ao potencial turístico do balneário”, disse a moradora e liderança comunitária de Guriri Sila Mesquita.

Dentre as intervenções relacionados à sinalização horizontal, estão a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres; faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para Pessoa com Deficiência e para idoso, além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios; placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros.

Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do Detran|ES, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar (PMES) e sociedade civil organizada, buscando atender às principais necessidades do trânsito nas localidades.

Também participaram da assinatura da Ordem de Serviço vereadores, representantes da Associação dos CFCs e do Sindicato dos CFCs, lideranças comunitárias e chefes de Ciretrans.

Prazo

A Ordem de Serviço N° 040/2021 foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 16 de julho. A realização dos serviços tem o prazo de 60 dias a partir dessa data, podendo ser prorrogado. Caso necessário, novos serviços podem ser acrescentados no decorrer da implantação da sinalização em determinado município, desde que haja formalização de uma nova Ordem de Serviço complementar.

Leia mais:  São Mateus segue em risco alto pelo Mapa de Risco Covid-19
Continue lendo

São Mateus

Detran autorizará serviços de sinalização viária em São Mateus, nesta sexta-feira (23)

Publicado

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) autorizará, nesta sexta-feira (23), os serviços de sinalização viária no balneário de Guriri, em São Mateus. O investimento, no valor de R$ 320.384,21, contempla a implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares. O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira realizará a assinatura da Ordem de Serviço na Prefeitura Municipal e acompanhará a realização dos trabalhos nas vias do município.

Serviço:

Assinatura da Ordem de Serviço e início dos serviços de implantação e manutenção de sinalização em Guriri, São Mateus

Data: 23/07 (sexta-feira)

Horário: 10 horas

Local: Prefeitura Municipal

Leia mais:  São Mateus registra 29 casos confirmados de coronavírus
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana