conecte-se conosco


São Mateus

Irresponsabilidade da Prefeitura de São Mateus sobrecarrega Hospital Roberto Silvares

Publicado

Caminha a passos largos ações do Governo o Estado para melhorar o atendimento à saúde da população do Norte, a começar por São Mateus, onde está localizado o Hospital Roberto Silvares. Vale lembrar que, embora seja referência no atendimento de urgência e emergência, o hospital recebe ainda pacientes do Leste de Minas Gerais e Sul da Bahia.

E pensando na necessidade de solucionar de uma vez a demanda do atendimento à população – o Roberto Silvares também atende pacientes de outros 14 municípios do Norte Capixaba – o Governador Renato Casagrande (PSB), em recente visita a São Mateus, anunciou a construção de um novo Hospital Roberto Silvares, cujos estudos estão avançados.

Imagem relacionadaO atendimento no Hospital Roberto Silvares triplicou, segundo a direção. O Hospital é referência no Norte e recebe pacientes de Minas e Bahia

A diretora do Hospital Vanete Miguel Timóteo revelou, na última quinta-feira (07/11), que ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar a questão de superlotação daquela unidade e, embora tenha admitido a superlotação do Roberto Silvares, anunciou a construção de um novo Centro Cirúrgico que deve começar no mês de dezembro. “Os recursos foram garantidos com emendas do ex-deputado federal Dr. Jorge Silva”, adiantou a diretora, lembrando que as cirurgias ortopédicas que antes demoravam até um mês para serem realizadas, hoje já podem ser feitas com até o máximo oito a 10 dias.

Vanete confirmou o andamento dos procedimentos do Governo do Estado para a construção de um novo hospital, mas salientou que, enquanto isso não acontece, há necessidade de entendimento com o município para que ajude em uma solução para o problema que atinge a população que reclama. “Seriam quatro clínicos e dois pediatras para atender na UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) ”, informou, adiantando que o Estado tem todo o desejo de manter a unidade sob sua gestão, mas precisa de parceria do município. “O Estado não tem interesse em devolver a UPA”, adiantou.

Atendimento do Samu reforça manutenção da UPA

A diretora do Hospital Roberto Silvares Vanete Miguel Timóteo explicou as razões pelas quais o Governo do Estado não pensa em devolver a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas para o município. Segundo ela, a presença do Samu no município exige a permanência da Upa sob a responsabilidade do Estado.

 A UPA precisa de parceria com o município para melhor atender a população. Seriam necessários 4 clínicos e 2 pediatras para atender a demanda.

Mas adianta que seria fundamental do município a parceria para que fosse possível oferecer atendimento de qualidade à população. Mas, para isso, a administração precisa colaborar, cedendo, pelo menos quatro clínicos e dois pediatras”.

Quanto à garantia do funcionamento da UPA sob gestão do Estado a diretor foi enfática: “O grande problema que enfrentamos hoje é que a sobrecarga do Roberto Silvares está levando alguns médicos a desistir de trabalhar naquela unidade de saúde. Essa sobrecarga existe devido ao não funcionamento da UPA em alguns dias da semana”, justificou.

O Governo está trazendo para São Mateus o Samu e, por isso, precisa manter a UPA, mas para isso há necessidade da parceria com o município. “A Solução para o problema é uma força tarefa para trazer médicos para o município”, disse, lembrando que o Governo do Estado está preparando processo seletivo para a contratação de médicos, mas enquanto isso não ocorre, é preciso a parceria.

Vanete aproveitou para anunciar que está sendo providenciada melhoria na parte elétrica e no sistema de ar condicionado. “Estamos também comprando cadeiras confortáveis para que os acompanhantes de pacientes fiquem mais confortáveis”, disse.

Leia mais:  Senador declara apoio a pré-candidata de São Mateus
publicidade

São Mateus

Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola

Publicado

A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo. O objetivo é garantir o melhor trânsito de veículos e pedestres e facilitar o escoamento da produção agrícola. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca.

Desta vez, as equipes fizeram a manutenção nas estradas da Comunidade Cricaré, na região de Nova Lima. No local foram realizados trabalhos de patrolamento, reabertura de vias, limpeza das estradas e construção de saídas de água da chuva.

A Patrulha Mecanizada da Prefeitura está atuando em todas as regiões de São Mateus, mantendo um cronograma de atendimento.

Leia mais:  Ipem-ES realiza verificação de taxímetros em São Mateus no mês de março
Continue lendo

São Mateus

Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’

Publicado

A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza hoje (13) uma Live sobre Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), “O Autismo e suas Faces”. O evento será transmitido no canal de YouTube da SME, às 18h30. 

A iniciativa do Setor de Educação Especial da SME vai contar com a participação de Ellen Rodrigues Teixeira, neurologista infantil e especialista no assunto. Ela abordará sobre o diagnóstico, níveis de autismo e os caminhos de atendimento na Rede Pública de Saúde da criança com autismo.

A coordenadora do Setor de Educação Especial da SME, Sandra Scarpatti, explica que em anos anteriores, a SME sempre se manifestou com encontros e fóruns para pais ou responsáveis de estudantes dessa modalidade de ensino. Este ano, a live foi a forma escolhida para levar mais informações sobre o autismo e dialogar sobre o assunto neste momento pandêmico.

CONSCIENTIZAÇÃO

Abril é considerado o mês da Conscientização do Autismo pela Organização das Nações Unidades (ONU). O objetivo é dar visibilidade ao tema que, muitas vezes, não é debatido na sociedade. Desde 2008, a ONU instituiu o dia 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.    

ESPECIALISTA

A palestrante Drª Ellen Rodrigues Teixeira, é neurologista infantil, especializada no atendimento de neurologia da infância e adolescência, formada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), atuando em São Mateus e no Centro Regional Especializado (CER) em Nova Venécia.

Leia mais:  Prefeito Daniel Santana inaugura unidade de saúde no bairro Seac
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana