conecte-se conosco


Cidades

Jaguaré realiza vacinação de gestantes e puérperas

Publicado

A vacinação de Gestantes e Puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), acima de 18 anos de idade, está sendo realizada nesta quarta-feira (19) no Ginásio de Esportes, em Jaguaré.

A imunização contra Covid-19 neste grupo, está sendo realizada com doses da vacina da Pfizer, exclusivamente no dia de hoje (19) e está sendo executada em parceria com a Regional da Secretária de Estado de Saúde.

De acordo com orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as doses da Pfizer devem ser armazenadas nas seguintes condições: no máximo cinco dias à temperatura de +2ºC a +8ºC; até 14 dias à temperatura de -25ºC à -15ºC, ou durante toda a validade (seis meses) em freezer de ultra baixa temperatura (-80ºC à -60ºC).

Gestantes e puérperas também fazem parte do grupo prioritário para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A orientação é a que deva ter o intervalo mínimo de 14 dias entre a administração das vacinas Influenza e Covid-19.

Leia mais:  Alunos da Rede Estadual podem fazer curso técnico concomitante ao Ensino Médio no Ifes

Além da vacinação, a Coordenação Municipal de Saúde Bucal está realizando ação para distribuição de kits odontológicos para as mães presentes.

publicidade

Cidades

Parceria Secti e Senac leva educação profissional às comunidades quilombolas do Espírito Santo

Publicado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), torna público o termo de parceria 016/2024. O termo de parceria estabelece ações a serem implementadas visando à capacitação de indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna, no município de Itapemirim.

O objetivo desta parceria é viabilizar oportunidades de educação profissional por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), buscando atender aos princípios de inclusão social e promoção da equidade, alinhados aos objetivos do programa. A transparência na seleção de candidatos e a inclusão de turmas exclusivas são medidas que reforçam o compromisso das instituições com o acesso igualitário à educação.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar essa parceria entre a Secti e o Senac, que visa capacitar indivíduos em situação de vulnerabilidade, especialmente na comunidade Quilombola de Graúna. É mais do que uma colaboração entre instituições; é um compromisso conjunto com a inclusão social e a promoção da equidade. Reconhecemos não apenas a importância econômica local da comunidade, mas também seu papel vital na preservação da cultura quilombola e na conservação ambiental da região. Com essa parceria, estamos não apenas oferecendo oportunidades de educação profissional, mas também valorizando e fortalecendo essas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Leia mais:  ​Novos conselheiros de colegiado cultural são empossados em Vila Velha

A Comunidade Quilombola de Graúna não é apenas reconhecida pela contribuição econômica local, mas também pela preservação da cultura quilombola e o papel crucial na conservação ambiental da região. O acordo estabelece as responsabilidades de cada parte envolvida. Ao Senac, cabe a disponibilização de recursos técnicos e pedagógicos, bem como a oferta de instrutores para ministrar os cursos.

Por sua vez, à Secti, é atribuída a disponibilização de espaço físico e a manutenção das instalações necessárias para a realização das atividades educacionais. A concessão de 30 vagas para as turmas, conforme as diretrizes do Programa Senac Gratuidade (PSG), é um dos pontos centrais do acordo.

O público-alvo prioritário consiste nos membros da comunidade quilombola, com idade a partir de 16 anos e diferentes níveis educacionais. Esses indivíduos, em sua maioria, têm renda familiar de um a dois salários mínimos, sendo importante ressaltar que muitos não estão formalizados como Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa parceria entre Senac e Secti representa um passo significativo na promoção da educação profissional e na valorização das comunidades quilombolas, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Espírito Santo.

Leia mais:  Crédito do Banco do Nordeste para agricultura familiar capixaba cresce 37,5% no ano

Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Vila Velha abre processo seletivo para contratação de médicos

Publicado

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha abriu processo seletivo para contratação temporária de médicos de diversas especialidades. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 24, exclusivamente no site https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos

O processo seletivo é para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva. São 14 vagas, com remuneração a partir de R$ 5.018,34. Os cargos são para cardiologista, clínico geral, obstetra, ginecologista, infectologista, neurologista infantil e adulto, pediatra, urologista e psiquiatra adulto e infantil.


A seleção dos candidatos será por meio de análise de títulos e experiência profissional e o mesmo não poderá se candidatar para mais de uma vaga. A lotação dos aprovados se dará conforme a necessidade do município.

Clique aqui e acesse o edital.
 
Serviço
Processo Seletivo Simplificado N.º 003/2024, da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha
Inscrições: até 24 de abril
Mais informações: https://www.vilavelha.es.gov.br/concursos/processo-seletivo-simplificado-semsa-n-o-003-2024-1184

Leia mais:  Prefeitura de Santa Leopoldina discute com a comunidade o Orçamento em Audiência Pública
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana