conecte-se conosco


Cidades

Jaguaré volta ao risco baixo de transmissão em novo mapa de risco

Publicado

O Governo do Espirito Santo divulgou o novo Mapa de Risco de Transmissão do Covid-19 no estado, válido a partir de segunda-feira (10). De acordo com a publicação, o município de Jaguaré, que antes estava classificado como risco moderado, volta ao estagio de risco baixo de contágio.

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Tânia Pariz, algumas ações tomadas pelo município foram fundamentais para essa classificação: “Aumentamos as equipes de vacinação, implantamos uma equipe de triagem para separar os pacientes com sintomas gripais na Unidade Mista de Internação, aumentamos a testagem rápida para pacientes com sintomas e seus contatos mais próximos e aumentamos a equipe de fiscais sanitários no município”.

Para fazer a classificação das cidades, o governo considera fatores como a taxa de ocupação de leitos de UTI, a média de casos ativos do município nos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupos de habitantes.

Para o Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, a soma de ações do município e o entendimento da população foram fundamentais para superar esse momento: “Com enorme satisfação recebemos essa notícia, afinal apenas 12 municípios no Estado foram classificados como Risco Baixo de Transmissão. Isso é fruto de medidas adotadas pelo município somadas ao empenho dos munícipes que entenderam a necessidade de um esforço maior para superarmos esse momento”.

Leia mais:  Vila Velha terá Lei que trata da Poluição Sonora

Ainda de acordo com o prefeito Marcos Guerra, é preciso continuar os esforços para imunização, e reforça que os cuidados por parte da população precisam continuar: “Primeiramente, agradecemos imensamente aos profissionais da saúde, que atuam diretamente na vacinação, precisamos continuar imunizando a população, só assim, conseguiremos superar essa crise. Não devemos relaxar neste momento, continuem utilizando máscaras, evitem aglomerações e higienize as suas mãos sempre”.

publicidade

Cidades

Fim de semana com 50 atividades gratuitas em Vila Velha

Publicado

Oficinas de renda bilro, escrita escrita, fotografia, cerâmica, cadernos artesanais, entre outras; além de sarau poético, biblioterapia e palestras sobre inovação, desenvolvimento de marca pessoal, comunicação e até uma cãominhada cultural e trilha no Convento da Penha. Estas são algumas das 50 atividades gratuitas oferecidas, em Vila Velha, de sexta-feira (19) a domingo (21), durante o World Creativity Day (WCD), evento mundial que celebra o Dia da Criatividade. As inscrições estão sendo feitas no site https://worldcreativityday.com/brazil/vila-velha/activities.

As atrações são simultâneas e vão acontecer, em Vila Velha pela primeira vez, em cinco locais estratégicos para o município canela-verde: o Shopping Adventure Mall e o coworking We Believe Hub, ambos na Praia da Costa; Pousada Vilazinha, na Prainha; escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), no bairro da Glória e a Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu (Abeca), na Barra do Jucu.

“Toda a programação respeita e honra o potencial que Vila Velha proporciona para o estado em diversas frentes. São ações que mostram que a cultura exercida é econômica e relevante naquela região se conectando com turismo e atraindo pessoas para o lugar”, explicou o Estrategista em Criatividade Rodrigo Barbosa Santiago, líder coordenador de todo o WCD no município canela-verde.

Leia mais:  Produtos artesanais de origem animal fabricados no Estado conquistam o mercado nacional com o Selo Arte

Sobre o WCD

Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição 2024 pretende unir o ecossistema de criatividade e inovação de diversas cidades, focando o desenvolvimento sustentável. Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4.000 atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80.000 pessoas. 

A edição do WCD Em Vila Velha

Como mantenedor desse grande momento para Vila Velha, está o Laboratório de Inovação Social Das Pretas. O lab tem como CEO Priscila Gama e foi ela a responsável por viabilizar a habilitação de Vila Velha para receber o WCD. A produtora audiovisual MIND, que também fará a cobertura do festival, está junto com a empresa Vale patrocinando este festival.

Continue lendo

Cidades

Sebrae/ES vai investir R$ 80 milhões para capacitar empreendedores do setor de turismo nos próximos anos

Publicado

Investimentos na vocação turística fazem parte de estratégia para desenvolver uma nova matriz econômica no estado

Com o objetivo de fortalecer o turismo capixaba e mitigar as perdas de arrecadação previstas pela reforma tributária, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) estabeleceu novas diretrizes para sua atuação nos próximos anos. Entre as estratégias adotadas, destaca-se o investimento de R$ 80 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores e pequenas empresas do setor turístico, a serem implementados ao longo de três anos.

 Além disso, já a partir deste ano, 40% do atendimento presencial realizado pelo Sebrae/ES será destinado aos pequenos negócios do setor. “O turismo está na área de prestação de serviços que mais cresce e mais gera oportunidades de novos postos de trabalho. É uma atividade transversal, multissetorial e tem uma capacidade enorme de transformar realidades territoriais”, ressalta Pedro Rigo, superintendente da instituição.

Visualização da imagem

De acordo com Rigo, a decisão do Sebrae/ES de apostar na vocação turística do estado também está alinhada com a necessidade de se criar uma nova matriz econômica para o Espírito Santo até 2033, quando a reforma tributária estará totalmente implementada.

Promulgada pelo Congresso em 2023, a reforma tributária altera o critério de cobrança de impostos no país. Enquanto a atual norma baseia-se no local de produção dos bens para a arrecadação de tributos, a nova legislação estabelece que os impostos sejam recolhidos no ponto de consumo dos produtos. A mudança pode resultar em diminuição da receita para estados menores e que consomem menos, como o Espírito Santo.

Leia mais:  Ceasa notifica comerciantes sobre obrigatoriedade do uso de máscara

“A reforma está impondo a criação de novos marcos econômicos para o estado e o turismo é um deles, pois tem grande potencial de consumo de serviços e produtos. É preciso fomentar mais negócios que impactem o PIB capixaba e o Sebrae/ES está direcionando sua estratégia nessa direção, focando o apoio em atividades econômicas que possam ser a base para a economia do estado nos próximos anos”, avalia Rigo.

Mas, apesar do novo foco estratégico de atuação da instituição, Rigo reforça que o apoio aos pequenos negócios de todos os setores econômicos continua sendo o propósito principal do Sebrae/ES. “Vamos continuar trabalhando para fomentar o empreendedorismo e contribuir para melhorar o ambiente de negócios em todas as atividades.”

Visualização da imagem

Destino dos investimentos

 A missão de atrair mais visitantes e consumidores para o estado capixaba passa pelo fortalecimento de toda a cadeia do turismo. Atualmente, o Espírito Santo tem 70 municípios inseridos no mapa do turismo do Ministério do Turismo, além de nove vocações turísticas já classificadas. São elas: agroturismo, aventura, religioso, ecoturismo, gastronômico, místico, turismo de sol e praia, histórico-cultural e turismo de experiência.

 “Estamos fazendo um trabalho para identificar a oferta e a demanda turística de cada região do estado e, a partir disso, construir um plano de ação que envolva os empreendedores desses territórios. Queremos fomentar a criação de novas rotas e melhorar as que já existem, além de aumentar a oferta de produtos turísticos pelas operadoras e agências”, explica Rigo.

 Para isso, nos próximos anos, serão oferecidos cursos, oficinas, workshops, missões técnicas para fora do estado, consultorias e atendimentos de porta em porta aos empreendedores do setor. “Onde o turismo ainda é incipiente, vamos trabalhar para compor melhor a oferta de produtos e estrutura. Onde já apresenta alguma demanda, com potencial para se estruturar e desenvolver, vamos focar nas melhorias.”

Leia mais:  Projeto Include abre inscrições para novas turmas de crianças e jovens em laboratórios de robótica e eletrônica

De acordo com o superintendente, a capacitação dos empreendedores do setor é fundamental para mudar o patamar do turismo capixaba em relação ao restante do país. “A maior profissionalização dessa atividade vai fazer o Espírito Santo ser reconhecido e requisitado como um destino turístico nacional”.

Criação de novo distrito turístico

Além de capacitar empreendedores do setor, o Sebrae/ES aposta no desenvolvimento e estruturação de novos produtos turísticos para impulsionar o fluxo de visitantes no estado. Um exemplo é Venda Nova do Imigrante, onde será instalada a sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, e está em curso a criação do Distrito Turístico de Pindobas, na ES-166.

 Nesta sexta-feira, 19, o projeto conceito para o novo distrito turístico, desenvolvido em parceria com a prefeitura e o governo estadual, será apresentado pelo Sebrae/ES aos empreendedores locais que participaram da primeira etapa de construção do material em 2023.

 “A instalação da sede do Polo Sebrae de Turismo de Experiência visa potencializar a oferta de produtos de experiência, consolidando Venda Nova do Imigrante como a Capital Nacional do Agroturismo. Esperamos, assim, aumentar o fluxo de turistas no município e na região das montanhas capixabas”, salienta Renata Vescovi, gestora estadual do Polo Sebrae de Turismo de Experiência e assessora técnica da diretoria do Sebrae/ES.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana