conecte-se conosco


Camisa 10

Jogadora capixaba vai jogar a Copa América Sub-18 pela seleção brasileira

Publicado

Comissão técnica da seleção brasileira sub-18 de basquete divulgou a lista final das convocadas para a Copa América, que entre os dias 17 a 23 de junho, na Colômbia

A seleção brasileira sub-18 feminina de basquete está confirmada para a Copa América da categoria, entre os dias 17 a 23 de junho, em Bucaramanga, na Colômbia. O torneio vale quatro vagas na Copa do Mundo Sub-19, em 2025. A seleção treina há duas semanas em Barueri (SP) e o técnico e CT de Virgil Lopez definiu, nesta segunda-feira (10), a lista das 12 jogadoras que viajam. Entre elas, uma capixaba.

ala-armadora Maria Clara Lourenço, do Bax Catanduva/SP, é a única capixaba na lista final das convocadas. A pivô Sofia Moschen, do Corinthians/Esperia/SP, estava na primeira convocação, mas acabou cortada na lista final.

Grande parte do grupo fez parte do time campeão sul-americano sub-17 em 2023, de forma invicta. E tem a chegada de Ayla McDowell, de mãe brasileira e pai americano, que faz sua estreia pelo Brasil. Ayla está entre os nomes para futuros Drafts da WNBA e NCAA.

“Estou muito honrado e motivado de poder estar à frente desse grupo de atletas com diferentes experiências no basquete, atletas que estão atuando no EUA, outras jogando na LBF e campeonatos estaduais da categoria. Sabemos que teremos uma missão muito dura e importante que é classificar o Brasil para o Mundial sub 19, e não mediremos esforços para conquistarmos a vaga”, avaliou o técnico da seleção brasileira, Virgil Lopez.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Estados Unidos e Porto Rico. O Grupo A tem Colômbia, Argentina, Canadá e República Dominicana. A primeira fase serve apenas de ranqueamento, com duelos indo para as quartas de final ( 1º x 4º e 2º x 3º de cada grupo). Os quatro semifinalistas vão ao Mundial.

Leia mais:  Triatletas participam do Campeonato Brasileiro da modalidade em Salvador

LISTA FINAL DAS CONVOCADAS

Armadoras
Mikaelly Freitas Luz – Bax Catanduva-SP

Micaela Cavalcanti – Corinthians/Esperia-SP
Alas/Armadoras
Maria Clara Lourenço – Bax Catanduva-SP

Ana Júlia Krause – SESI Araraquara-SP
Izabela Chamorro – Bax Catanduva-SP
Nicoly Sanches – Itatiba-SP
Alas
Ayla McDowell – Cypress Springs-EUA

Alas/Pivôs
Manuella Alves – Central Point Academy-EUA

Alexia Dagba – SESI Araraquara-SP
Brenda Gabrieli – São José Basketball-SP
Sther Ubaka – Corinthians/Esperia-SP
Pivôs
Heloísa Carrera – IMG Academy-EUA

publicidade

Camisa 10

Porto Vitória encara o Pouso Alegre em duelo decisivo no Kleber Andrade

Publicado

Com apenas duas rodadas restantes para o fim da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o Porto Vitória entra em campo neste sábado (19), às 17 horas, em um confronto crucial contra o Pouso Alegre (MG), no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica. A equipe capixaba precisa da vitória para seguir viva na briga por uma vaga no mata-mata da competição nacional.

Atualmente, o Porto Vitória ocupa a 7ª colocação do Grupo A6, com 13 pontos, quatro atrás justamente do adversário deste fim de semana, que está na 4ª posição, com 17 pontos — a última dentro da zona de classificação. O duelo é encarado como uma verdadeira final para o time capixaba, que precisa somar os três pontos e torcer por uma combinação de resultados nas últimas rodadas para alcançar o G-4.

Enquanto isso, o outro representante do Espírito Santo na Série D vive situação bem mais confortável. O Rio Branco está na vice-liderança do grupo, com 20 pontos, e também entra em campo no sábado (19), às 16 horas, diante do Boavista (RJ), em Bacaxá, no Estado do Rio de Janeiro. O adversário é o lanterna da chave e já está eliminado da competição, o que aumenta as chances da equipe capa-preta garantir sua vaga na próxima fase com antecedência.

Leia mais:  Flamengo ultrapassa Palmeiras e é o líder do ranking dos clubes da CBF

Na rodada anterior, os dois capixabas mediram forças no confronto estadual no próprio Kleber Andrade, com vitória do Rio Branco por 1 a 0. O resultado manteve o time alvinegro na parte de cima da tabela e complicou a situação do Porto Vitória, que agora joga todas as suas fichas neste embate contra o Pouso Alegre (MG).

Continue lendo

Camisa 10

VAR pode ganhar novos poderes para escanteios, cartões e pênaltis antes da Copa de 2026

Publicado

O árbitro assistente de vídeo já é sinônimo de emoção e polêmica no futebol, mas prepare-se: as coisas podem ficar ainda mais intensas

O VAR pode revolucionar o futebol: novas regras para escanteios, cartões e pênaltis antes da Copa de 2026. O VAR (árbitro assistente de vídeo) já é sinônimo de emoção e polêmica no futebol, mas prepare-se: as coisas podem ficar ainda mais intensas! A International Football Association Board (IFAB), responsável pelas regras do esporte, está discutindo mudanças significativas no uso do VAR para a Copa do Mundo de 2026. Escanteios, segundos cartões amarelos e até as cobranças de pênaltis podem ganhar novas diretrizes.

Uma das propostas em debate é permitir que o VAR corrija marcações erradas de escanteios. Quantas vezes já vimos a bola tocar claramente em um atacante, mas o árbitro apontar o escanteio para o time errado? A ideia é usar a tecnologia para garantir que a decisão seja precisa, evitando que um erro mude o rumo da partida. No entanto, a IFAB ainda avalia se essa intervenção pode atrasar demais o jogo.

Leia mais:  Fim do sonho! Decepção toma conta de Camburi e capixabas dão adeus ao hexa

Outra mudança em discussão é a possibilidade de o VAR revisar lances de segundo cartão amarelo, que resultam em expulsão. A justificativa é clara: uma expulsão equivocada pode desequilibrar completamente uma partida. Com o uso do vídeo, os árbitros poderiam confirmar se a falta realmente merece o cartão, reduzindo injustiças. Mas será que isso não tornaria o jogo mais parado? Esse é o ponto que a IFAB está analisando com cuidado.

A proposta mais polêmica envolve as cobranças de pênaltis. Atualmente, se o goleiro defende um pênalti, o cobrador ou seus companheiros podem aproveitar o rebote. A IFAB está considerando acabar com essa “segunda chance”. Quem defende a mudança argumenta que o time que ganhou o pênalti já tem uma vantagem significativa, e proibir o rebote evitaria invasões de área antes da cobrança – um problema recorrente.

Será que essa alteração tornaria os pênaltis mais justos ou menos emocionantes? Quando as mudanças vão acontecer? As discussões estão acontecendo e a próxima reunião anual da IFAB está marcada para novembro de 2025. As propostas serão votadas em março de 2026, e as mudanças, se aprovadas entrarão em vigor a partir de 1º de junho de 2026, bem a tempo para a Copa do Mundo. Ou seja, o Mundial pode estrear um VAR mais poderoso e novas regras que prometem transformar o futebol.

Leia mais:  Flamengo ultrapassa Palmeiras e é o líder do ranking dos clubes da CBF

O VAR já mudou a forma como vivemos o futebol, trazendo mais precisão, mas também algumas pausas que irritam torcedores. A grande questão é: essas novas regras vão aumentar a justiça no jogo ou apenas gerar mais debates? Uma coisa é certa: as mudanças estão chegando, e o futebol pode nunca mais ser o mesmo. O que você acha dessas possíveis novidades? O VAR deveria ter tanto poder assim?

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana