conecte-se conosco


São Mateus

Legislativo concede certificado de Congratulação à Dona Glória da Colônia de Pescadores

Publicado

A presidente da Colônia de Pescadores Z13, Maria da Gloria de araújo Santos, recebeu da Câmara de São Mateus o Voto de Congratulação pelos relevantes serviços prestados aos pescadores à frente da entidade, uma iniciativa que partiu do vereador Adeci de Sena, autor da Moção nº 055/2021, entregue à homenageada na sessão ordinária desta terça-feira (22). 

Dona Glória da Colônia, como é conhecida a Maria da Glória de Araújo Santos, nasceu em 28 de março de 1955. Iniciou suas atividades na pesca ao lado do marido. A partir daí, iniciou sua liderança no setor no ano de 2000, quando criou a primeira Associação de Pescadores em Guriri, com aproximadamente 30 profissionais associados. Em 2005, foi convidada para formar a Colônia de Pescadores de São Mateus Z13, com cerca de 300 pescadores, e compôs a chapa como Vice-Presidente. Assumiu a Presidência da Colônia no ano de 2007, entidade que conta hoje com mais de 1400 pescadores associados.  

Na presidência da colônia, ela desenvolveu importante trabalho na organização dos pescadores, tornando possível o acesso a inúmeros benefícios: Registro Geral da Pesca (REGP), Segurado especial do INSS, Seguro defeso, Aposentadoria, Pensão e Auxílio-doença.

Convidada a usar a tribuna, a homenageada pediu aos vereadores que estabeleçam o diálogo com o Executivo pelo atendimento à indicação do vereador Adeci de Sena, representante da categoria, para doação de uma área em São Mateus para construção da sede própria.
A entidade funciona em espaço alugado. “Antigamente, a gente começou atendendo debaixo de árvore, não tinha nem cadeira. Hoje estamos num patamar muito bom, mas o aluguel onde a Colônia está instalada custa R$ 3 mil. É muito caro. E quem paga isso são os próprios pescadores com a anuidade, então nós precisamos que vocês  abracem essa ideia”,  disse Dona Glória. 

Leia mais:  São Mateus, Guarapari, Linhares e mais cinco municípios em "Risco Alto" para covid-19 no ES

“Essa luta é nossa, dessa Casa de Leis, dos mateenses, é de todos. O que nós estamos fazendo é o reconhecimento do que estes pescadores precisam. É uma homenagem mais do que justa, pois Dona Glória da Colônia é uma representante incansável na luta pelos direitos individuais e coletivos dos pescadores”, justificou Adeci de Sena.  
“Estamos aqui para abraçá-los, para apoiá-los porque sei que é uma causa nobre e com certeza chegaremos a lugares maiores”, afirmou Delermano Suim. 

“No que depender dessa Casa de Leis, estamos juntos para apoiar a senhora e os pescadores”, ressaltou Gilton Gomes. 

“Dona Glória, sempre atuante no setor pesqueiro. Já fiz várias visitas à Colônia, sempre fui bem atendido e vejo o trabalho da senhora”, disse Carlinho Simião. 

“É um projeto muito importante, eu valorizo muito o trabalho do pescador, da pescadora e a senhora está à frente porque tem uma missão. continue porque está no caminho certo representando todo trabalhador e toda trabalhadora,” recomendou Ciety Cerqueira. 

Leia mais:  São Mateus: Atendimento psicológico gratuito é oferecido durante a pandemia

“A gente tem certeza que o setor do pescado esta em boas mãos e esta Casa de Leis está empenhada nesse projeto com a senhora. Os nobres colegas vão encampar esta luta junto com vocês” defendeu Kacio Mendes. 

 “O nosso Parlamento está em sintonia com a sociedade. É de extrema importância a vinda da senhora aqui e que a gente possa estar dialogando com um setor  que traz muitos recursos. Inclusive, está sendo viabilizado um projeto de ter até uma  secretaria municipal que vai tratar do setor pesqueiro”, destacou o presidente Paulo Fundão. 

Convite 

A presidente da Z13 fez um convite especial aos parlamentares para comparecerem ao evento promovido pelos pescadores, dia 23 de julho, com horário a confirmar. “Vamos ter a nossa primeira audiência pública desses pescadores aqui em São Mateus para estarmos apresentando novos projetos voltados tanto para a pesca como para o município de um modo geral”, informou. Os vereadores presentes manifestaram interesse em participar da audiência. 

publicidade

São Mateus

Filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges se envolve em acidente de carro

Publicado

O acidente automobilístico com o jovem Wan Borges, filho do radialista Glesson Borges, aconteceu neste domingo no bairro Seac

O acidente com Wan Borges, que é filho do radialista e ex-vereador Glesson Borges, aconteceu neste domingo (7), na BR-101, na altura do bairro Seac, logo após o Centro de Detenção Provisório.

Wan Borges relatou em uma rede social que apesar dos susto, estava bem, sentido apenas algumas dores no corpo, devido ao impacto.

“Ontem sofri um acidente grave, muita gente mandando mensagem, ligando… Eu estou bem! Não houve fratura, nem perfuração interna, só algumas dores devido ao impacto, agradeço aos meus amigos que prestaram atendimento na hora, minha família, e principalmente a Deus por me livrar desse ocorrido”, disse Wan.

“Quero deixar aqui essa data registrada, para me lembrar o quanto Deus me ama e me protege sempre, por onde eu for. Obrigado Deus!”, completou.

Em contato com a nossa redação o radialista Glesson Borges, reforçou que o seu filho está bem e agradeceu por toda solidariedade e manifestações de apoio recebido.

Leia mais:  Castanheiras viraram “pragas” em Guriri

Continue lendo

São Mateus

São Mateus continua recebendo benefícios do Governo do Estado e governador quer fazer mais pelo Espírito Santo

Publicado

O governador Renato Casagrande participou de encontro regional e afirma compromisso com o ES e o Norte capixaba

A região Norte capixaba recebeu mais uma visita do governador Renato Casagrande (PSB), principalmente São Mateus e Jaguaré. Em São Mateus participou do Encontro Regional para a Construção do Plano de Governo 2023-2026, quando teve a oportunidade de falar das realizações do seu governo em todos os 78 municípios e que o voto não deve ser analisado não só pelo que fez, mas o que o governo está fazendo.

São Mateus é um dos 78 municípios que recebeu muitos investimentos do seu governo e programas sociais, demonstrando mais uma vez o compromisso e o cumprimento de descentralizar os investimentos da Grande Vitória, pulverizando pelos outros da composição estadual.

O mateense lembrou de que perdeu a montadora de aviões por pura briga de vaidades do prefeito para Jaguaré, quando o governador do Estado, Renato Casagrande, esteve em Jaguaré, quando Casagrande participou de uma visita à filial da montadora de aviões Sling Aircraft, em Água Limpa. A empresa é coirmã da TAF – The Airplane Factory, de Johannesburgo, África do Sul, e é responsável pelo desenvolvimento e produção de aeronaves monomotores de 2 e 4 lugares no Brasil. Fez também visita às instalações industriais da Oxford Porcelanas, no Polo Industrial localizado no Bairro São Benedito (Rodocon), em São Mateus.

Leia mais:  Castanheiras viraram “pragas” em Guriri

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana