A presidente da Colônia de Pescadores Z13, Maria da Gloria de araújo Santos, recebeu da Câmara de São Mateus o Voto de Congratulação pelos relevantes serviços prestados aos pescadores à frente da entidade, uma iniciativa que partiu do vereador Adeci de Sena, autor da Moção nº 055/2021, entregue à homenageada na sessão ordinária desta terça-feira (22).
Dona Glória da Colônia, como é conhecida a Maria da Glória de Araújo Santos, nasceu em 28 de março de 1955. Iniciou suas atividades na pesca ao lado do marido. A partir daí, iniciou sua liderança no setor no ano de 2000, quando criou a primeira Associação de Pescadores em Guriri, com aproximadamente 30 profissionais associados. Em 2005, foi convidada para formar a Colônia de Pescadores de São Mateus Z13, com cerca de 300 pescadores, e compôs a chapa como Vice-Presidente. Assumiu a Presidência da Colônia no ano de 2007, entidade que conta hoje com mais de 1400 pescadores associados.
Na presidência da colônia, ela desenvolveu importante trabalho na organização dos pescadores, tornando possível o acesso a inúmeros benefícios: Registro Geral da Pesca (REGP), Segurado especial do INSS, Seguro defeso, Aposentadoria, Pensão e Auxílio-doença.
Convidada a usar a tribuna, a homenageada pediu aos vereadores que estabeleçam o diálogo com o Executivo pelo atendimento à indicação do vereador Adeci de Sena, representante da categoria, para doação de uma área em São Mateus para construção da sede própria.
A entidade funciona em espaço alugado. “Antigamente, a gente começou atendendo debaixo de árvore, não tinha nem cadeira. Hoje estamos num patamar muito bom, mas o aluguel onde a Colônia está instalada custa R$ 3 mil. É muito caro. E quem paga isso são os próprios pescadores com a anuidade, então nós precisamos que vocês abracem essa ideia”, disse Dona Glória.
“Essa luta é nossa, dessa Casa de Leis, dos mateenses, é de todos. O que nós estamos fazendo é o reconhecimento do que estes pescadores precisam. É uma homenagem mais do que justa, pois Dona Glória da Colônia é uma representante incansável na luta pelos direitos individuais e coletivos dos pescadores”, justificou Adeci de Sena.
“Estamos aqui para abraçá-los, para apoiá-los porque sei que é uma causa nobre e com certeza chegaremos a lugares maiores”, afirmou Delermano Suim.
“No que depender dessa Casa de Leis, estamos juntos para apoiar a senhora e os pescadores”, ressaltou Gilton Gomes.
“Dona Glória, sempre atuante no setor pesqueiro. Já fiz várias visitas à Colônia, sempre fui bem atendido e vejo o trabalho da senhora”, disse Carlinho Simião.
“É um projeto muito importante, eu valorizo muito o trabalho do pescador, da pescadora e a senhora está à frente porque tem uma missão. continue porque está no caminho certo representando todo trabalhador e toda trabalhadora,” recomendou Ciety Cerqueira.
“A gente tem certeza que o setor do pescado esta em boas mãos e esta Casa de Leis está empenhada nesse projeto com a senhora. Os nobres colegas vão encampar esta luta junto com vocês” defendeu Kacio Mendes.
“O nosso Parlamento está em sintonia com a sociedade. É de extrema importância a vinda da senhora aqui e que a gente possa estar dialogando com um setor que traz muitos recursos. Inclusive, está sendo viabilizado um projeto de ter até uma secretaria municipal que vai tratar do setor pesqueiro”, destacou o presidente Paulo Fundão.
Convite
A presidente da Z13 fez um convite especial aos parlamentares para comparecerem ao evento promovido pelos pescadores, dia 23 de julho, com horário a confirmar. “Vamos ter a nossa primeira audiência pública desses pescadores aqui em São Mateus para estarmos apresentando novos projetos voltados tanto para a pesca como para o município de um modo geral”, informou. Os vereadores presentes manifestaram interesse em participar da audiência.