conecte-se conosco


Medicina e Saúde

Levantamento dos Atendimentos do SAMU 192 Norte sob gestão do CIM Norte (1º trimestre)

Publicado

Desde o dia 17 de janeiro de 2025, o Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte) passou a ser o responsável pela gestão do SAMU 192 Norte. Com essa mudança, a população dos 11 municípios da região já percebe uma melhoria significativa na agilidade e qualidade do atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

Logo nos primeiros meses da nova gestão, os números apontam para um crescimento expressivo no volume de atendimentos realizados, refletindo o compromisso do CIM Norte com a eficiência do serviço público de saúde.

Entre os dias 17 e 31 de janeiro, foram registrados 396 atendimentos. Em fevereiro, esse número subiu para 672. Já no mês de março, o serviço atingiu a marca de 790 ocorrências atendidas. Isso representa praticamente o dobro de atendimentos em apenas dois meses de atuação do consórcio, reforçando a importância da regionalização e da integração entre as equipes das bases municipais.

  

Além do aumento no volume de ocorrências, um dos diferenciais do serviço é a presença estratégica das Unidades de Suporte Avançado (USA), localizadas em Nova Venécia, São Mateus e Montanha. Essas unidades contam com ambulâncias mais equipadas e tripulação composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista, capazes de atender casos mais complexos. Embora estejam sediadas nesses três municípios, as USAs estão à disposição de toda a região e podem ser deslocadas, sempre que necessário, para atender qualquer município do território atendido pelo SAMU 192 Norte.

Leia mais:  O que as suas unhas revelam sobre a saúde

Essa distribuição estratégica tem garantido agilidade nos atendimentos, mesmo em localidades que não possuem estrutura de suporte avançado. As demais bases operam com Unidades de Suporte Básico (USB), que contam com técnico de enfermagem e condutor, atuando em casos de menor complexidade.

Entre os municípios com maior número de atendimentos, São Mateus lidera com 641 ocorrências registradas no trimestre, somando as atuações das unidades básica e avançada. Nova Venécia também apresentou números expressivos, com um total de 394 atendimentos no período. Outros municípios como Jaguaré, Pinheiros e Boa Esperança também se destacaram pelo crescimento contínuo no volume de ocorrências atendidas.

A atuação do SAMU 192 Norte, sob a gestão do CIM Norte, tem se consolidado como um modelo de eficiência e integração regional, salvando vidas e aproximando a população dos serviços de urgência com mais qualidade e velocidade.

publicidade

Medicina e Saúde

Jaguaré terá ‘Dia D’ de vacinação contra influenza

Publicado

Prefeitura de Jaguaré vai realizar em maio, estratégia de vacinação contra influenza; objetivo é ampliar cobertura vacinal e evitar complicações decorrentes da doença

A Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar no dia 10 de maio, sábado, um mutirão de vacinação contra a influenza. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde vai estar na Praça em frente à Prefeitura, em uma tenda, entre 8h e 11h da manhã. A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza, pois, promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.

A vacina contra o vírus influenza é destinada para o público prioritário (veja abaixo), em especial para puérperas, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e policiais militares e civis. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos devem estar acompanhadas de um responsável com identificação.

Leia mais:  Uso de telas por crianças pequenas reduz a interação verbal com os pais

É necessário levar o cartão de vacinação, CPF ou Cartão do SUS e documento de identidade. Até o dia 22 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou 1219 pessoas. A população prioritária no município representa um universo de 7.645 pessoas, pouco mais de 25% da população total.

Os profissionais da área da Saúde que forem receber a vacina precisam ter em mãos um documento de identificação: crachá; carteira do Conselho ou contracheque. No caso de gestantes em início de gravidez também precisam levar um comprovante, que pode ser o Cartão de Gestante. Professores e demais profissionais também precisam se identificar no momento da vacinação

Público prioritário

– Puérperas

-Gestantes

– Crianças de 6 meses menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)

– Idosos com 60 anos ou mais

– Pessoas com comorbidades

– Professores

– Profissionais da Saúde

– Povos indígenas

– Quilombolas

– Pessoas em situação de rua

– Trabalhadores da Saúde

– Policial Militar

Leia mais:  USP e Harvard propõem tratamento que regride mais rápido o câncer de mama

– Marinha do Brasil – MB

– Exército Brasileiro – EB

– Força Aérea Brasileira – FAB

– Bombeiro Militar

– Guarda Municipal

– Policial Rodoviário Federal

– Policial Civil

– Policial Federal

– Pessoas com deficiência permanente

– Caminhoneiro

– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

– Trabalhadores Portuários

– Trabalhadores dos Correios

– População privada de liberdade

– Funcionários do sistema de privação de liberdade

– Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (12 a 21 anos de idade)

Continue lendo

Medicina e Saúde

Dormindo a noite toda, mas acorda cansado? Saiba o que pode significar

Publicado

Você se deita cedo, dorme as recomendadas oito horas, mas ainda assim acorda se sentindo como se tivesse corrido uma maratona durante a noite? Essa sensação de cansaço matinal, mesmo após uma noite aparentemente tranquila, pode ser mais comum do que se imagina e tem explicações científicas.

Dormindo a noite toda, mas acorda cansado? Saiba o que pode significar

Dormir por muitas horas não garante um descanso reparador. Distúrbios como a apneia do sono, caracterizada por interrupções momentâneas da respiração, podem fragmentar o sono sem que a pessoa perceba, resultando em cansaço ao despertar.

Outros sinais de sono não restaurador incluem sudorese noturna e movimentos excessivos durante a noite.

Nosso corpo possui um “relógio biológico” que regula o ciclo sono-vigília. Alterações nesse ritmo, seja por dormir e acordar em horários irregulares ou por exposição à luz artificial à noite, podem causar a chamada cronorruptura, levando à sensação de cansaço mesmo após uma longa noite de sono.

O consumo de cafeína ou álcool antes de dormir pode interferir na qualidade do sono. Enquanto a cafeína é um estimulante que dificulta o adormecer, o álcool, apesar de inicialmente sedativo, pode causar despertares noturnos e reduzir a profundidade do sono.

Leia mais:  Uso de telas por crianças pequenas reduz a interação verbal com os pais

Condições como a hipersonia, caracterizada por sonolência excessiva durante o dia, podem ser causadas por distúrbios neurológicos, uso de certos medicamentos ou outras doenças. Além disso, transtornos do humor, como depressão e ansiedade, também podem afetar a qualidade do sono e levar ao cansaço matinal.

O que fazer?

  • Manter horários regulares para dormir e acordar.
  • Evitar cafeína e álcool nas horas que antecedem o sono.
  • Criar um ambiente propício ao descanso: escuro, silencioso e com temperatura agradável.
  • Consultar um profissional de saúde para investigar possíveis distúrbios do sono ou condições médicas subjacentes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana