conecte-se conosco


São Mateus

Líder do Cepaf recebe Moção, mostra serviços e pede apoio para os idosos

Publicado

São Mateus – Aos 76 anos de idade, o aposentado Francisco Xavier de Souza continua na ativa e exerce a sua liderança com os colegas idosos no Centro de Promoção de Atividades Físicas (Cepaf). Por essa atuação destacada, ele recebeu um Voto de Congratulação (Moção 057/2022) da Câmara Municipal, proposto pelo vereador Cristiano Balanga e aprovado por unanimidade na sessão da última terça-feira (26).

Ao utilizar a Tribuna Livre no Pequeno Expediente, com apoio dos colegas do Cepaf que lotaram as galerias da Câmara, Francisco disse que nasceu em Salvador (BA) e reside há 25 anos em São Mateus. Emocionado, relatou momentos da carreira profissional como funcionário público, bancário, motorista de ambulância, promotor de eventos e caminhoneiro, entre outras profissões. E disse ainda que atuou na indústria cinematográfica, como marceneiro na produção de cenários, operador de projetor e ator, tendo sido também dono de cinema.

Na sua curiosa história como ator, afirmou que foi figurante no clássico O Pagador de Promessas, único filme brasileiro premiado com a Palma de Ouro, em Cannes (França), no mais prestigioso festival de cinema do mundo. De acordo com ele, esse longa-metragem teve cenas iniciais gravadas na casa em que residia, no Bairro da Liberdade, em Salvador (BA).

Leia mais:  Carlinhos é convidado pela vice-governadora para discutirem projetos para São Mateus

Aposentado por invalidez em 1997, Francisco ressalta a parceria firmada no trabalho voluntário com o professor universitário, pesquisador e fisioterapeuta José Roberto Gonçalves de Abreu, pró-reitor do Univc e que já foi inclusive secretário municipal de Educação. Por 10 anos, Francisco atuou também como presidente do Conselho Municipal do Idoso, encarando desafios que se transformaram em conquistas. Na conversa com os vereadores, além de elencar serviços prestados, ele aproveitou para pedir apoio no reforço aos atendimentos prestados pelo Cepaf.

No uso da Tribuna Livre do Pequeno Expediente, Francisco agradeceu parcerias, incluindo o Sesc e o Univc, e o apoio do vereador Cristiano Balanga e do Poder Executivo, por meio dos secretários Henrique Follador (Saúde) e Jasson Barcelos (Esporte, Lazer e Juventude), além de Frank Cardoso e Roquelane Simplício, entre outros profissionais que atuam no atendimento aos idosos e integram a comissão de representação.

Os vereadores Delermano Suim, Adeci de Sena, Preta do Nascimento, Ciety Cerqueira, Carlinho Simião, Cristiano Balanga, Kacio Mendes e o presidente Paulo Fundão enalteceram os trabalhos desenvolvidos pelo homenageado Francisco Xavier de Souza e sua extensa experiência de vida. Os parlamentares reiteraram determinação de apoiar ações em benefício dos idosos mateenses.

Leia mais:  Proposta de aumentar cobrança do IPTU é barrada na Câmara

Kacio inclusive adiantou que em breve será instalada uma academia de inox no Centro de Vivência, e Balanga antecipou que estão chegando novas camisas para todos os atendidos pelo Cepaf, a serem entregues pelo prefeito Daniel Santana.

“Não tenham dúvida nenhuma de que terão um parlamento que andará de mãos dadas com vocês”, completou Paulo Fundão. O presidente da Câmara comunicou a possibilidade de parcerias com a instituição, inclusive na questão do passe-livre no transporte coletivo para a população idosa a partir de 60 anos de idade, se não houver impedimento na legislação estadual e federal.

Por fim, Paulo Fundão relatou ainda que gostaria muito que a mãe Dalva Inácia dos Santos, que recupera a saúde em ambiente doméstico, estivesse entre os animados integrantes do Cepaf.

publicidade

São Mateus

Advogada reconhece papel da Câmara na defesa das mulheres

Publicado

Tesoureira da 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), a advogada Penélope Quintão Hemerly Soares teve o seu desempenho na advocacia reconhecido pela Câmara de São Mateus. Na sessão plenária de terça-feira, ela recebeu um Voto de Congratulação, formalizado pela Moção 064/2022, de autoria da vereadora Preta do Nascimento. Ao receber a homenagem, aprovada em plenário por unanimidade, Penélope reconheceu o papel desempenhado pelo Parlamento Municipal no fortalecimento das lutas pelos direitos das mulheres.
Especialista na advocacia feminista, Penélope é filha de família tradicional e aproveitou para elogiar a atuação do colega Paulo Fundão, presidente da Câmara de São Mateus, que é advogado por formação e com larga experiência como assessor jurídico nas instâncias municipal (também como procurador), estadual e federal, inclusive no Congresso Nacional.

Acompanhada de esposo, filho recém-nascido e irmão na recepção do certificado emitido pelo Legislativo mateense, Penélope destacou a importância do trabalho executado pelas vereadoras Ciety Cerqueira e Preta do Nascimento em defesa da luta de outras mulheres. Com sinceridade, agradeceu também aos demais vereadores pelo apoio às causas das mulheres e da população em geral. Aliás, ela relatou que acompanha, pela transmissão em tempo real, sessões plenárias do Legislativo mateense.

Leia mais:  CBH São Mateus busca novos membros que vão participar das decisões sobre bacia hidrográfica até 2026

Penélope reforçou que é preciso abrir mais espaços às mulheres na sociedade. Disse inclusive que, na OAB, metade dos cargos é exercida por mulheres e a outra parte por homens.

A advogada defendeu o trabalho de combate à violência de gêneros e considerou importante a proposta de levar a Lei Maria da Penha para conscientização nas escolas.

Penélope disse ainda que São Mateus tem uma Prefeitura que olha para as causas femininas, inclusive com uma Casa da Mulher, e enfatizou a importância da construção de uma sociedade justa e igualitária, em que os direitos sejam efetivamente iguais para todos.

Sobre a ‘caixa de ressonância da sociedade mateense’, apelido que o vereador presidente Paulo Fundão aplicou à Câmara Municipal na atual legislatura, a advogada Penélope reconheceu que São Mateus possui um parlamento que abre espaço para o protagonismo das mulheres, presentes no plenário e como convidadas, na Tribuna Livre, para discutir assuntos de interesse de suas categorias.

Autora da homenagem a Penélope, por ocasião do Dia do Advogado, a vereadora Preta do Nascimento elencou os caminhos desbravados pela homenageada em defesa das mulheres, inclusive na instância estadual. E acrescentou que Penélope nunca se acovardou a enfrentar “casos muito sérios” que o público sequer tem conhecimento.

Leia mais:  Aventureiro do mar, chefe escoteiro agradece congratulação da Câmara

Muito à vontade, o presidente Paulo Fundão reforçou a admiração pela homenageada, listando também o reconhecimento à família de Penélope Quintão Hemerly Soares e aos colegas de advocacia.

Continue lendo

São Mateus

Festival ‘Forró de Raiz em Barra Nova’ terá 16 bandas e 4 Dj’s

Publicado

O festival será uma homenagem a Luiz Geraldino, mateense mestre sanfoneiro de 8 baixos

Fãs, simpatizantes e público em geral já podem preparar as chinelas: dias 26, 27 e 28 de agosto acontecerá o 1º Festival Forró de Raiz, em Barra Nova Norte, São Mateus, com direito a atração nacional, vários trios e dj’s. 

O evento terá entrada franca e homenageia o mateense, do Nativo, mestre sanfoneiro de 8 baixos Luiz Geraldino, aos 89 anos uma das maiores referências do gênero no Estado e que foi atração principal no 1º Fenfit, em Itaúnas.

Segundo os organizadores do Festival as atrações serão divididas em dois palcos: o Sunset, que terá como cenário natural o pôr do sol de Barra Nova e onde haverá apresentações das 13h às 19h, e o Palco Principal, com atrações das 19h até as 5h.

A realização do evento é da Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores e Artesãos de Barra Nova Norte (AMPABAM), cujo presidente é Rubens Batista, e Fórum Forró de Raiz do ES.

PREPARE-SE

Barra Nova fica no extremo sul da Ilha de Guriri, a cerca de 25 km da sede do Balneário, por isso é preciso estar atento a questões como hospedagem e transporte. Conforme os organizadores do Festival, além das vagas nas pousadas locais e área de camping, estão sendo costuradas parcerias com a hotelaria de Guriri, com pacotes disponíveis incluindo o traslado.

Leia mais:  Aventureiro do mar, chefe escoteiro agradece congratulação da Câmara

A previsão é de que muita gente opte por vans e ônibus de excursão: muitos visitantes, inclusive de outros Estados já confirmaram presença e fizeram reservas.

Em relação à alimentação, as opções são muitas e diversificadas. Aos tradicionais restaurantes de Barra Nova Norte serão somadas barracas e food trucks, oferecendo da moqueca capixaba ao cachorro quente, passando pelo peixe frito e várias outras opções.

Para beber, estão garantidos o chope, a cerveja e a tradicional catuaba, inclusive na versão com açaí.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana