conecte-se conosco


Camisa 10

Liderado por Neymar, PSG quer fazer história contra favorito Bayern

Publicado

O Paris chega pela primeira vez à final da Champions League, já os alemães foram campeões do torneio mais importante de clubes do mundo cinco vezes

Mais perto do que nunca de conquistar a Liga dos Campeões pela primeira vez, o Paris Saint-Germain, guiado pelo talento de Neymar e Kylian Mbappé, terá pela frente, neste domingo, o maior desafio da temporada, o pentacampeão Bayern de Munique, que chega à final com 100% de aproveitamento no torneio.

“Não estão só falando, estão fazendo”, comentou o técnico do PSG, Thomas Tuchel, ao se referir a Neymar e Mbappé, principais estrelas do projeto bilionário que, enfim, terá a chance de obter o título mais importante do continente.

Do outro lado está o poderoso Bayern. Mesmo exposto a riscos com a defesa sempre adiantada e laterais que sobem bastante ao ataque, o time treinado por Hansi Flick tem provado desde o início da temporada que este DNA ofensivo ainda não encontrou rival à altura: os bávaros venceram todas as partidas nesta edição da Champions.

A equipe ideal de Flick era com Benhamin Pavard como lateral-direito e Joshua Kimmich no meio, mas, antes da viagem a Lisboa, o francês sofreu uma lesão no pé esquerdo.

Com o alemão na lateral, o esquema deu certo nas quartas e nas semifinais, mas Pavard voltou a atuar no segundo tempo da vitória de 3 a 0 sobre o Lyon, o que pode significar um retorno à escalação original na decisão.

Outra dúvida de Tuchel é o zagueiro Jérôme Boateng, que precisou ser substituído no intervalo da semifinal, por Niklas Süle, devido a problemas musculares.

No ataque, uma possível alteração seria a entrada de Kingsley Coman no lugar de Ivan Perisic, mas o bom rendimento do croata contra Barcelona e Lyon dificulta essa hipótese.

O PSG deverá repetir no domingo a formação 4-3-3 utilizada na vitória de 3 a 0 sobre o RB Leipzig, com um ataque composto por Ángel Di Maria – destaque da semifinal -, Mbappé e Neymar, que ainda não balançou as redes desde que a competição migrou para Lisboa.

É possível que Marco Verratti, que entrou no segundo tempo na semifinal, comece jogando na vaga de Paredes, compondo o meio de campo com Marquinhos e Ander Herrera.

No histórico do confronto, PSG e Bayern se enfrentaram oito vezes pela Liga dos Campeões, entre 1994 e 2017, com cinco vitórias do clube parisiente e três do bávaro.

Se o Bayern chegou à final com ataque potente comandado por Robert Lewandowski, artilheiro da competição, com 15 gols marcados, o PSG não só pelas individualidades de Neymar, Mbappé e Di Maria, mas também pela defesa, que sofreu apenas cinco jogos.

Esta será a primeira final de uma competição continental para ambos os treinadores alemães. Flick, no entanto, já teve a experiência de perder uma decisão como jogador, em 1987, quando o Bayern de Munique foi derrotado por 2 a 1 pelo Porto.

O elenco atual do Bayern conta com alguns jogadores que foram campeões no último título do clube, em 2013: Manuel Neuer, Boateng, David Alaba, Thomas Müller e Javi Martínez.

Prováveis escalações

Paris Saint-Germain: Rico; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Verratti, Marquinhos e Herrera; Di María, Neymar e Mbappé. Técnico: Thomas Tuchel.

Bayern de Munique: Neuer; Kimmich, Boateng, Alaba e Davies; Goretzka, Thiago Alcântara, Gnabry, Müller e Perisic; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

Árbitro: Daniele Orsato (Itália), auxiliado pelos compatriotas Lorenzo Manganelli e Alessandro Giallatini.

Leia mais:  Bolsonaro sanciona lei que permite clube-empresa no futebol brasileiro
publicidade

Camisa 10

Presidente do COB realiza palestra na Sesport sobre o desempenho do Brasil em Tóquio 2020

Publicado

A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) vai receber, nesta segunda-feira (20), o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, para um bate-papo sobre a participação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio e o início da preparação para o ciclo olímpico para Paris 2024.

A ação faz parte do evento “Mais Campeões”, que ainda contará com homenagens às paratletas capixabas medalhistas nas Paralimpíadas, além de informações sobre os programas esportivos da Secretaria. O evento será realizado na sede da Sesport, em Bento Ferreira, Vitória, a partir das 9h30, e conta com o apoio da Associação dos Profissionais da Imprensa Esportiva Capixaba (ACEC).

Apesar de ter nascido em Caicó (RN), Paulo Wanderley é capixaba de coração, afinal ele e sua família mudaram para Vitória quando o dirigente tinha poucos anos de idade. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Wanderley tem sua carreira toda ligada ao judô, modalidade da qual foi atleta, técnico da Seleção Brasileira e presidente das federações Espíritosantense e Brasileira da modalidade.

“Vai ser uma honra muito grande participar desse evento em Vitória. É um Estado que está sempre em meu coração. Vitória é a cidade que eu me criei, criei meus filhos e fiz toda a minha carreira acadêmica e profissional”, disse o presidente do COB, eleito em outubro passado para um mandato de quatro anos.

Paratletas

Durante o evento, a Sesport também receberá as três atletas que medalharam nos Jogos Paralímpicos de Tóquio representando o Espírito Santo para uma homenagem. Natural de Cariacica, Patrícia Pereira é a mais experiente das três. Contemplada pelo Bolsa Atleta, a nadadora conquistou em Tóquio sua segunda medalha paralímpica, na prova do revezamento 4x50m livre. No Rio de Janeiro, em 2016, na mesma prova do revezamento 4x50m, ela faturou a prata.

Nascida em Venda Nova do imigrante, Luiza Fiorese também conquistou medalha de bronze, no vôlei sentado, após o Brasil vencer o Canadá por 3 sets a 1. A atleta, que joga pelo ADAP, de Goiânia, chegou a disputar os Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), mas praticando handebol, antes de amputar uma perna.

Carioca de nascimento, Mariana Gesteira é a terceira atleta da lista das medalhistas que serão homenageadas. Morando em Vitória há um ano, a nadadora compete pela Associação Capixaba de Pessoas com Deficiência (ACPD)/Álvares Cabral e treina na academia de alto rendimento da Sesport, onde realiza os treinamentos físicos.

Programas Esportivos

Além das homenagens, o “Mais Campeões” servirá também para que a Sesport repasse informações sobre os seus principais programas para os atletas e presidentes de federações esportivas.

Na oportunidade, os presentes terão informações sobre a compra de passagens aéreas do Compete Esportivo, o pagamento das primeiras parcelas do benefício do Bolsa Atleta, além da abertura do edital do Chamamento Público para eventos, com orçamento estimado em R$ 2,5 milhões para os próximos dois anos.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, fez questão de salientar a importância do evento e aproveitou para convidar as pessoas ligadas ao esporte capixaba para marcarem presença.

“O Mais Campeões vai ser um compilado de boas ações e exemplos a serem seguidos por todos, sejam atletas, dirigentes e amantes do esporte. Temos nos empenhado em fazer um trabalho sério à frente da Secretaria e a presença do Paulo Wanderley aqui reforça isso. Contamos com a presença de todos aqui na segunda-feira”, contou Abreu.

Serviço – Mais Campeões

Data: segunda-feira, dia 20

Horário: 9h30

Local: Sesport, Rua Coronel Schawb Filho, s/n, Bento Ferreira, Vitória-ES

Leia mais:  Richarlison é convocado para Seleção Olímpica e aumenta o 'time' de capixabas em Tóquio
Continue lendo

Camisa 10

Campeonato vai reunir feras do surfe nacional a partir desta sexta-feira (17) em Regência

Publicado

A partir desta sexta-feira (17) até o dia 27 de setembro, várias feras do surfe nacional estarão reunidas na Vila de Regência brigando pelo título da primeira edição do Campeonato “Regência Super Tubos”. A competição é promovida pela Associação dos Surfistas de Linhares (ASL), em parceria com a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Visualização da imagem

De acordo com os organizadores, o campeonato terá uma janela de espera de 10 dias. No local do evento, haverá um grupo de especialistas para definir os três melhores dias de onda para os surfistas disputarem o torneio. Até que fique definido, os surfistas estarão treinando no mar de Regência.

Grandes personalidades do mundo do surfe, entre eles, Lucas Chumbo, Phil Rajzanan, Marcelo Trekinho, Paulo Moura, Pedro Calado, Lucas Medeiros, Kristian Kimerson e Ian Cosenza, estarão reunidas na Vila de Regência durante o evento. Em 2017, Regência foi eleita a 6ª melhor praia do Brasil para surfar.

A competição também contará com a participação dos melhores surfistas do ranking da Federação Capixaba de Surf (Fesurf) e da Associação dos Surfistas de Linhares (ASL). O campeonato será transmitido ao vivo pelo Youtube oficial da Prefeitura de Linhares: youtube.com/prefeituralinhares

Visualização da imagem

Quem já se encontra no balneário se preparando para a competição é o surfista capixaba Kristian Kimerson. “Já estou me preparando para competir contra vários campeões do surfe brasileiro. Estou com a expectativa muito boa de pegar altas ondas aqui em Regência e subir ao pódio do campeonato”, disse o atual campeão do Circuito Estadual de Surfe. 

Para o diretor de Cultura e Turismo de Linhares, José Augusto Muleta, o evento já é um sucesso. “O Campeonato Regência Super Tubos já é um sucesso, pois vários surfistas já se encontram na Vila para surfar numa das ondas mais perfeitas do país. Além de fomentar a modalidade, queremos mostrar que Linhares também é uma cidade dos esportes radicais”, destacou o diretor.

Leia mais:  Richarlison é convocado para Seleção Olímpica e aumenta o 'time' de capixabas em Tóquio
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana