conecte-se conosco


Internacional

Maduro pressiona e diz que Guiana terá que ‘sentar para conversar’ com a Venezuela

Publicado

Caracas tenta ampliar sua fronteira sobre o território do país vizinho e anexar a região rica em recursos minerais

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, usou as redes sociais para pressionar a Guiana, neste sábado (9), sobre a anexação da região de Essequibo e afirmou que os dois países precisam sentar para conversar.

“A Guiana e a ExxonMobil terão que sentar e conversar conosco, o Governo da República Bolivariana da Venezuela. De coração e alma, queremos paz e compreensão”, publicou Maduro em sua conta oficial no X, ex-Twitter.

A empresa americana ExxonMobil explora petróleo na área reivindicada por Caracas. A presença de estrangeiros é criticada por Maduro, que entende que é uma tentativa do governo dos EUA de aumentar sua influência na região.

“Optamos pelo diálogo direto com a Guiana, mas as suas autoridades revogaram o Acordo de Genebra e começaram a dividir o nosso mar, ameaçando construir uma base militar para o Comando Sul dos EUA”, afirmou o líder venezuelano.

Essequibo é o território da Guiana que a Venezuela quer anexar

A Venezuela argumenta que o rio Essequibo é a fronteira natural com a Guiana, como em 1777, quando era Capitania Geral do Império Espanhol. O país apela ao Acordo de Genebra, assinado em 1966, antes da independência da Guiana do Reino Unido, que estabeleceu as bases para uma solução negociada e anulou uma decisão de 1899, que definiu os limites atuais.

Leia mais:  Trump ataca China e diz, na ONU, que EUA lideram direitos humanos

Maduro exibe mapa com Essequibo como parte da VenezuelaAlém de usar a geografia local para justificar uma atualização no mapa da Venezuela, Maduro apoia a anexação em uma “vontade do povo”. No último domingo (3), um referendo mostrou que os venezuelanos aprovam a criação do estado da Guiana Essequiba e, portanto, concordam com a expansão da fronteira. O “sim” teve 95% dos votos dos eleitores do país.

“Não contaram com a nossa astúcia, o povo saiu em defesa da Guiana Essequiba. Não poderão ignorar a vontade soberana da Venezuela!” escreveu Maduro.

Na sexta-feira (8), o líder venezuelano assinou um decreto para a criação do novo estado. Nesta semana, ele também ordenou licenças para a exploração de recursos minerais no território vizinho.

publicidade

Internacional

Bilionário morre após engolir abelha

Publicado

Sunjay Kapur, presidente da gigante de autopeças Sona Comstar, era amigo do príncipe William e ex-marido de estrela de Bollywood

O bilionário indiano Sunjay Kapur, amigo do príncipe William e ex-marido da estrela de Bollywood Karisma Kapoor, faleceu ontem após desmaiar em uma partida de polo – esporte que já praticara junto ao príncipe de Gales – na Inglaterra ontem.

Relatos sugerem que ele foi picado por uma abelha na boca, o que pode ter provocado um choque anafilático e causado um ataque cardíaco.

O empresário, presidente da empresa multinacional de autopeças Sona Comstar, havia prestado homenagem às vítimas da tragédia do acidente aéreo da Air India ontem, horas antes e supostamente engolir uma abelha.

Karisma Kapoor, extrela do cinema indiano e ex-esposa de Sunjay Kapur — Foto: reprodução/Instagram
Karisma Kapoor, extrela do cinema indiano e ex-esposa de Sunjay Kapur — Foto: reprodução/Instagram

“Notícias terríveis sobre o trágico acidente da Air India em Ahmedabad. Meus pensamentos e orações estão com todas as famílias afetadas. Que elas encontrem forças neste momento difícil”, escreveu o empresário.

Sunjay Kapur atualmente era casado com a ex-modelo e atriz Priya Sachdev — Foto: reprodução/Instagram
Sunjay Kapur atualmente era casado com a ex-modelo e atriz Priya Sachdev — Foto: reprodução/Instagram
Internautas mencionaram que a morte de Sunjay Kapur, ex-marido da atriz Karisma Kapoor, aconteceu horas depois dele lamentar a tragédia da queda do avião da Air India — Foto: reprodução/Instagram

Continue lendo

Internacional

‘Não faço ideia de como saí desse avião’: Único sobrevivente de queda de avião

Publicado

Vishwash Kumar Ramesh conseguiu pular para fora da aeronave, que levava 242 pessoas a bordo. Todos os outros ocupantes morreram, segundo as autoridades

O único sobrevivente do voo da Air India, que caiu no oeste da Índia com 242 pessoas a bordo nesta quinta-feira (12), ligou para o pai momentos após o desastre.

Único sobrevivente da queda do avião sai andando do local; veja momento  surpreendente

Viswash Kumar Ramesh, de 40 anos, está hospitalizado. Ele conseguiu escapar da aeronave pela saída de emergência.

“Não faço ideia de como saí desse avião”, disse ele, segundo um de seus irmãos, Nayan Kumar Ramesh.

Nayan mora em Leicester, na Inglaterra, assim como Viswash. Ele contou à imprensa britânica que o irmão recebeu uma ligação do pai já sentado na sua poltrona no avião, e disse que o voo iria decolar em beve.

Minutos depois, porém, o pai recebeu uma ligação de vídeo na qual Viswash relatou a queda.

Único sobrevivente de acidente de avião na Índia teria feito contato com a  família para dizer que estava 'bem' | Jovem Pan

Poltrona 11A

Relatos da imprensa indiana dizem que Kumar Ramesh estava na poltrona 11A, do lado de uma saída de emergência.

“Ele estava perto da saída de emergência e conseguiu escapar pulando pela porta”, afirmou a policial Vidhi Chaudhary, em Ahmedabad. Ainda não está claro se ele pulou antes ou depois do impacto.

Viswash Kumar Ramesh nasceu na Índia, mas tem cidadania britânica. Em entrevista no hospital, ele contou que estava voltando com o irmão para o Reino Unido após visitar a família na Índia.

“Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Fiquei com medo. Me levantei e corri. Havia pedaços do avião por todo lado. Alguém me segurou, me colocou em uma ambulância e me trouxe ao hospital”, disse ele ao jornal Hindustan Times.

Sobrevivente de queda de avião na Índia escapou pela saída de emergência,  diz a polícia - Rádio Pampa

Imagens divulgadas nas redes sociais e exibidas por canais indianos mostram um homem com camiseta branca manchada de sangue e calça escura, mancando na rua. Ele aparece amparado por um socorrista, com hematomas no rosto, e usando um cavanhaque.

No vídeo, pessoas perguntam onde estão os outros passageiros. Ele responde: “estão todos lá dentro”.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente a autenticidade da gravação. A aparência do homem no vídeo, no entanto, é semelhante à de outras imagens divulgadas do sobrevivente.

Um familiar que vive no Reino Unido confirmou à Reuters que Viswash Kumar Ramesh sobreviveu e que a família conseguiu contato com ele, mas não deu mais detalhes.

Já um primo do sobrevivente que mora no Reino Unido, disse à rede britânica BBC que também falou com o sobrevivente por telefone. “Ele só disse que estava bem, nada mais”, contou.

A família ainda não tem notícias de Ajay, o irmão de Viswash Kumar Ramesh. “Estamos mal. Todos muito abalados”, afirmou o primo.

Infográfico mostra detalhes da queda do avião Boeing 787-8 da Air India ocorrida em 12 de junho — Foto: g1

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana