Brasil
Mãe vende celular para comprar gás e alimentar os 4 filhos: ‘Difícil conseguir trabalho’
Publicado
20/03/2021 - 08:04
Michelle dos Santos enfrenta dificuldades para alimentar os filhos durante a pandemia, em Praia Grande, no litoral paulista
Uma dona de casa de Praia Grande, no litoral paulista, decidiu vender seu próprio celular para poder comprar gás de cozinha e garantir o alimento para a família. Michelle dos Santos, de 35 anos, contou que o marido a deixou sozinha com os quatro filhos, sem nada. Sua história foi compartilhada nas redes sociais e comoveu internautas.
Michelle, que mora no bairro Vila Caiçara, relata que vem passando dificuldades com seus filhos de 12, 11 e 4 anos, e um bebê de 9 meses.
“O que eu tinha de valor para vender era o celular, que era o mais fácil. Consegui pelo aparelho R$ 120. Não queria vender a televisão, que é a única distração que meus filhos têm. Com o dinheiro, consegui comprar o gás e sobrou um pouco para comprar salsicha e ovo para dar o que comer aos meus filhos. Quando a fome bate, a criança não quer saber, ela quer comer”, conta.
Ela ainda conta que seu marido simplesmente pegou as coisas dele e foi embora, deixando ela e seus filhos para trás, e que não tem ideia de seu paradeiro. Morando de aluguel, ela procurou a proprietária para explicar a situação. “Eu expliquei que estava com dificuldades, e ela me deixou ficar em casa por enquanto, mas não sei por quanto tempo. Se tiver que sair, vou ter que dar meu jeito para conseguir outro lugar”, afirma.
Desempregada e passando aperto com as crianças, Michelle afirma que não sabe mais do que irá se desfazer, caso precise de mais dinheiro para comprar comida, leite, fraldas e outras necessidades para os filhos. A dona de casa relata que está procurando emprego, oferecendo serviços de faxineira, mas que, com a pandemia, está difícil conseguir trabalho.
“Eu tenho procurado alguns bicos, ofereço serviço de faxina, mas as coisas estão difíceis. As pessoas que antes não ficavam em casa agora estão, e acabam fazendo os serviços domésticos”, avalia.
O caso de Michelle acabou sendo publicado nas redes sociais e comoveu dezenas de internautas. Depois disso, a dona de casa vem recebendo ajuda de pessoas, que doaram cestas básicas. Conforme relata, por enquanto, ainda tem o essencial para alimentar seus quatro filhos. Já as contas de água e luz, que estavam em dia até este mês, não sabe como irá fazer para pagá-las nos próximos meses. “Vou continuar dando meus pulos para tentar sair dessa situação”, finaliza.

Brasil
Celulares podem ajudar no combate a fraudes em bombas de combustíveis
Publicado
17/04/2021 - 19:36
Nova tecnologia simplificará obtenção de prova material contra postos
Provar materialmente uma das fraudes mais comuns e com o maior número de vítimas – a das bombas de postos de combustíveis – é algo que envolve equipamentos e procedimentos complexos, além de apreensões in loco e análises laboratoriais. Tudo isso poderá ser substituído por um clique de celular, dado por qualquer consumidor.
Basicamente, o equipamento a ser instalado na bomba é composto por um hardware (equipamento) que faz a leitura de um transdutor óptico capaz de contar a quantidade de combustível que é apresentada no display da bomba. A garantia de que a bomba de combustível está correta é dada por uma assinatura digital que poderá ser checada por meio do bluetooth dos celulares. A violação dessa assinatura comprova a fraude.
Para se ter uma ideia de como são praticadas fraudes nas bombas de combustíveis, a cada ano cerca de 20 mil casos são autuados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) – número que fica ainda mais impressionante se for levado em conta a complexidade para se conseguir evidenciar esse tipo de prática fraudulenta.
“As bombas medidoras de combustíveis possuem eletrônica bastante complexa, com placas de circuitos e software (programa de computador) que são vulneráveis a modificações, sendo quase impossível, ao fiscal, verificá-las em campo. Em muitos casos são necessárias análises laboratoriais para produzirmos provas materiais contra os infratores”, afirmou à Agência Brasil o chefe da Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia.
Citando levantamento divulgado pela Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), o chefe da Divisão de Gestão Técnica do Inmetro, Bruno de Carvalho, disse que “as fraudes em bombas movimentam mais de R$ 20 bilhões a cada ano”.
Certificação digital
Para resolver – ou, pelo menos, amenizar – esse problema, o Inmetro está adaptando e implementando uma tecnologia que, há muito, já vinha sendo usada para dar segurança às transações feitas pela internet: a certificação digital.
“Nas bombas de combustíveis, o componente que faz a transformação da informação de medição, em sinal elétrico, é conhecido como transdutor [pulser]. Ele contém um chip criptográfico com um certificado digital. Desta forma, toda informação de medição que sai do pulser é assinada digitalmente, ficando impossível sua adulteração, sem que essa assinatura seja invalidada”, detalha Rodolfo Saboia.
Para agregar ainda mais segurança ao processo, os certificados digitais estarão vinculados à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), cadeia hierárquica de confiança coordenada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que viabiliza a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão em documentos como o e-CPF (Cadastro de Pessoa Física). O pedido de credenciamento – que tornará o Inmetro autoridade certificadora de primeiro nível na cadeia do ITI, para a adoção do equipamento – ainda está sob análise do instituto. A expectativa é de que essa aprovação ocorra ainda neste semestre.
“Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade na rede mundial de computadores, garantindo a identificação inequívoca dos seus titulares e dando aos atos praticados por meio dele a mesma validade jurídica daqueles que assinamos e reconhecemos firma em cartório”, detalhou o presidente-executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), Edmar Araújo.
Identificação imediata
Saboia disse, também, que o principal ganho com a assinatura digital da informação de medição é a “rápida identificação de uma eventual fraude”. “Atualmente, para identificar uma fraude eletrônica em uma bomba de combustível é necessário apreender as placas eletrônicas das bombas e levar para análise em laboratório. Esta análise pode levar semanas. Com a assinatura digital, em poucos minutos, por meio de interface ou aplicativo de smartfhone, será possível – a fiscais e consumidores – checar se a assinatura é válida. Se a assinatura não for válida, significa que a bomba foi fraudada”, argumentou.
Com as medições analógicas dando lugar às digitais, sua utilidade poderá abranger fraudes envolvendo pesos e medidas que vão além das praticadas por postos de combustíveis mal intencionados. Segundo o presidente da AARB, “o certificado será destinado exclusivamente a objetos metrológicos regulados pelo Inmetro, mas é possível que seja também utilizado para controle de outros equipamentos, como balanças e relógios medidores de energia elétrica”.
Araújo estima que ainda no segundo semestre de 2021 tudo esteja operacionalizado para que as bombas de combustíveis comecem a ser certificadas.
Protótipos
Segundo o Inmetro, as indústrias já estão finalizando o desenvolvimento de protótipos para que a tecnologia seja colocada em prática. “Restam ainda algumas dúvidas normais de implementação, que estão sendo sanadas com auxílio da equipe do Inmetro”, disse Saboia.
Depois disso, os modelos de bomba serão enviados a laboratórios acreditados para a realização dos testes laboratoriais necessários para a aprovação de modelo dos instrumentos. “Uma vez aprovado pelo Inmetro, as indústrias já estarão autorizadas a comercializar seus instrumentos”, complementa Bruno de Carvalho.
Aplicativo
A fiscalização das bombas poderá ser feita por meio de um aplicativo para smartphones, a ser disponibilizado pelo Inmetro. A ideia é fazer com que eles se conectem com as bombas de combustíveis por meio de bluetooth, de forma a verificar se a assinatura digital da bomba foi violada. Caso tenha sido violada, a informação é imediatamente encaminhada ao Inmetro via internet.
“As bombas de combustível deverão ter informações sobre sua identidade – como o endereço do posto, sua data de fabricação e se o certificado metrológico ICP-Brasil está instalado – disponíveis a qualquer pessoa”, detalhou Araújo.
Segundo o Inmetro, a ideia inicial era a de que a tecnologia servisse apenas para os fiscais. No entanto, ao identificarem como será simples o processo, optou-se por estender a ferramenta aos usuários.
“Com o aplicativo, todos serão nossos olhos nos postos de combustíveis, o que empoderará o consumidor. Basta ligar o bluetooth para captar os dados da bomba e saber se há alguma inconsistência na assinatura digital. Quanto à transmissão, ela pode ser feita automaticamente, assim que se tiver acesso à internet”, finalizou Saboia.
FONTE: Agência Brasil
Brasil
Caixa avalia novas antecipações de saques do auxílio emergencial
Publicado
17/04/2021 - 12:52
Para evitar filas e aglomerações, decisão dependerá do andamento da retirada da primeira parcela
Depois de antecipar em duas semanas, o saque da primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal poderá fazer o mesmo com as demais parcelas. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, a medida será tomada se o calendário da primeira parcela funcionar bem.
“A partir da avaliação do pagamento deste primeiro ciclo, poderemos também antecipar os pagamentos dos Ciclos 2, 3 e 4. Vamos avaliar como será este fluxo de pagamento e, se for como imaginamos, anteciparemos os outros meses”, disse Guimarães em entrevista coletiva para detalhar a antecipação do calendário de saques.
Na quinta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro anunciou a diminuição do intervalo entre o depósito do auxílio emergencial nas contas poupança digitais e o início da retirada em espécie do benefício. O prazo de saques da primeira parcela, que seria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.
Diminuição de filas
Segundo Guimarães, a antecipação foi possível porque a população está cada vez mais movimentando o benefício por meio do aplicativo Caixa Tem. A ferramenta permite o pagamento de contas domésticas, de boletos, compras em lojas eletrônicas e pagamentos com código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de lojas parceiras.
Com mais gente movimentando o auxílio emergencial pelo aplicativo, menos pessoas precisarão sacar o benefício em espécie. A diminuição das filas nas agências, explicou Guimarães, permitiu a antecipação do saque.
“Primeiro publicamos um calendário, vimos como era a dinâmica de pagamento, tanto pela questão de aplicativo, quanto pela questão de potenciais filas. Percebemos que estávamos muito bem e antecipamos”, comentou.
O presidente da Caixa informou que esse critério também será aplicado para eventualmente antecipar o saque das demais parcelas. “Por toda a maneira como estamos fazendo os depósitos nas contas sociais digitais, antecipamos o ciclo de pagamento. Outros ciclos poderemos antecipar também, dependendo da dinâmica que tivermos nos pagamentos”, acrescentou.
A primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial começou a ser depositada nas contas poupança digitais no último dia 6 e vai até o dia 29, para trabalhadores autônomos e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Cerca de 10 milhões de beneficiários do Bolsa Família seguem um calendário distinto de saque, nos dez últimos dias úteis de cada mês, e podem sacar o benefício ou transferi-lo para uma conta-corrente imediatamente.
Problemas de acesso
Na quinta-feira (15), o aplicativo Caixa Tem registrou 1,1 milhão de operações, com pagamentos que somaram R$ 153 milhões. Quem trocou de aparelho ou de número de celular recentemente, no entanto, precisa ir a uma agência do banco desbloquear o acesso ao aplicativo. Segundo Guimarães, a medida foi tomada para coibir fraudes.
“Se o celular for trocado, mas ficar o mesmo número, você pode conseguir fazer o desbloqueio automaticamente pelo aplicativo. Mas, se você trocou o número do celular, por uma questão de evitar fraude, há necessidade de ir à agência. Sabemos que várias pessoas têm o número pré-pago e trocam, mas isso é fundamental para proteger vocês. Quando há alguma desconfiança de fraude, há o bloqueio”, explicou o presidente da Caixa.
Segundo ele, o desbloqueio é simples, bastando o usuário apresentar um documento de identidade na agência.

Assembleia aprova indicação de Bruno para priorizar vacinação de garis

Bolsonaro visita Goianápolis (GO) com Pazuello e Braga Netto

Celulares podem ajudar no combate a fraudes em bombas de combustíveis

Caixa avalia novas antecipações de saques do auxílio emergencial

Rachel Sheherazade processa SBT e pode embolsar R$ 30 milhões
São Mateus


Prefeitura de São Mateus mantém manutenção de estradas para facilitar escoamento agrícola
A Prefeitura de São Mateus continua os trabalhos de recuperação das estradas rurais que foram obstruídas ao longo do tempo....


Secretaria de Educação promove Live sobre: ‘O autismo e suas faces’
A neurologista infantil Ellen Rodrigues Teixeira será a convidada especial para a Live A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza...


US3 já está funcionando 24 horas em São Mateus
Conforme havia anunciado o prefeito de São Mateus, Daniel Santana, a Unidade de Saúde 3 (US3), voltou a funcionar 24h....
Política e Governo


Assembleia aprova indicação de Bruno para priorizar vacinação de garis
Proposta que beneficia profissionais de limpeza, coleta de dejetos e varrição pública foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo estadual. Meta...


MPES quer que mulher do prefeito de São Gabriel deixe cargo na administração municipal
Marcella Ferreira Rossoni é mulher do prefeito de São Gabriel da Palha, e foi nomeada pela segunda vez neste ano...


Casagrande participa de reunião com integrantes da Organização das Nações Unidas
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na tarde desta sexta-feira (16), de uma reunião virtual com integrantes da...
Segurança


Batalhão da PM em Barra de São Francisco recebe novo cão farejador para reativação da unidade K9
A solenidade de entrega do novo cão farejador que passará a atuar no 11º Batalhão da PM em Barra de...


Pescador sai para catar caranguejo e é encontrado morto em Vitória
José Mário de Araújo era um dos pescadores mais antigos do bairro Maria Ortiz, na capital Morreu, aos 70 anos,...


Produção de horta em presídio é doada a hospital e asilos no sul do Estado
Três entidades de atendimento à população vulnerável receberam, na última semana, doações do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de...
Camisa 10


Quem foi Yuji Ide, piloto banido da Fórmula 1 por deficiência técnica
Japonês fez 4 GPs pela Super Aguri em 2006 e foi afastado para não colocar colegas em risco Os erros...


Atlético-GO flerta com Michael e aguarda o aval do Flamengo
Presidente do Dragão confirma interesse em contratar o atacante por empréstimo e afirma que liberação depende do técnico Rogério Ceni:...


Ceni tem uma sombra poderosa no Flamengo. Renato Gaúcho
No mesmo dia que Renato deixou o Grêmio, o time de Ceni deu vexame contra o Vasco. E a torcida...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado