conecte-se conosco


Política e Governo

Maia se reúne com Casagrande e afirma que sucessão na Câmara não é pauta

Publicado

Presidente da Câmara disse que veio discutir temas urgentes como dívidas dos estados, questão fiscal, Lei Kandir, royalties de petróleo e outros

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), recebeu na tarde desta sexta o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), no Palácio Anchieta, em Vitória. O encontro estava previsto para o final da manhã, mas atrasou porque o avião no qual Maia veio teve problemas para decolar em São Paulo.

Segundo Maia, os principais assuntos tratados na reunião foram pautas urgentes para o Espírito Santo. “Temos o final do ano, poucas semanas de pauta, então precisamos organizar as pautas de urgência do Estado. Tenho relação positiva com o governador Casagrande e discutimos questão fiscal, as dívidas dos Estados com a União, regulamentação do Fundeb, Lei Kandir e também discutimos o julgamento da mudança do pagamento dos royalties do Supremo Tribunal Federal, o que afeta diretamente o Estado”, disse Maia.

O presidente da Câmara também afirmou que a eleição na Casa não foi pauta do encontro. “O Brasil tem tantos problemas. Precisamos discutir como vai ser o Orçamento do próximo ano, obras de infra estrutura e como vamos continuar combatendo essa pandemia. Tenho feito agendas nos estados nesse sentido. Não vim tratar de sucessão porque não está na hora. Acho que começamos a nos preocupar com isso a partir do dia 15 de janeiro, no meu ponto de vista. Sobre o julgamento no Supremo que vai definir se poderá haver reeleição, não trato desses assunto. Não acho correto dar opinião enquanto o assunto está sendo julgado”.

Leia mais:  Domingos Martins vai receber calçamento no trecho entre Perobas e Ponto Alto

Participaram do encontro os deputados federais Ted Conti (PSB), Lauriete (PSC), Sérgio Vidigal (PDT) e Filipe Rigoni (PSB), além da vice-governadora Jaqueline Moraes (PSB) e dos secretários de Estado da Casa Civil, Davi Diniz, e da Educação, Vitor de Angelo. Toda a bancada capixaba foi convidada, mas muitos parlamentares não puderam esperar ou já tinham compromissos agendados.

A participação da bancada foi bem curta, segundo fontes que estiveram na reunião. O maior tempo de Rodrigo Maia foi realmente com o governador Renato Casagrande. 

O governador chamou a atenção para o papel do presidente da Câmara, que segundo ele, tem sido um importante interlocutor dos estados com o governo federal. “Ele vem encaminhando sempre a pauta nacional. E hoje um tema importante é a sensibilização para que possa ter uma politica mais ampla de vacinação contra a covid-19. Sou grato ao rodrigo pela presença aqui hoje”. 

“Estamos trabalhando em mais uma medida provisória para construir uma solução sem conflitos e sem briga, para que o País  consiga as vacinas para proteger a vida dos brasileiros. Queremos que o governo federal junto com os estados cheguem a entendimento e que todas as vacinas disponíveis possam ser compradas”, afirmou Maia, que completou:

Leia mais:  Editorial - A importância da comunicação do governo e da Secom

“Entendemos que tem que abrir para todas as vacinas que a Anvisa autorize. É um vírus perigoso. A gente já está vendo casos de pessoas que pegaram pela segunda vez e apresentam sintomas muito mais graves. A vacina é fundamental, o bom senso é fundamental, e qualquer vacina é bem vinda”, avaliou. 

publicidade

Política e Governo

Setades promove ação pelo fim da exploração do trabalho infantil durante a abertura do Carnaval de Vitória

Publicado

Com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes não se brinca. Por isso, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) promove, na próxima sexta-feira (21), a quarta edição do bloco de carnaval “Não pule a minha infância”.
 
A iniciativa acontecerá durante o primeiro dia do desfile das escolas de samba, no Sambão do Povo, que abre oficialmente o Carnaval de Vitória. A iniciativa integra as estratégias de ação da equipe estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-ES), para o ano de 2025. O principal objetivo é sensibilizar e informar o público capixaba sobre os graves danos, individuais e sociais, quando crianças e adolescentes são explorados laboral e sexualmente.
 
Com material informativo, os quase 200 voluntários farão abordagens e panfletagens direcionadas ao público presente. O bloco também desfilará na avenida com carro de som, bateria e hino de carnaval próprio, logo após a finalização do desfile da primeira escola.
 
A Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil é uma proposta de caráter nacional, promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que buscam sensibilizar, mobilizar e articular os agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil e assegurar a proteção ao adolescente trabalhador.

Leia mais:  PSD oficializará os candidatos à prefeitura e câmara municipal de Colatina neste domingo

A secretária de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, que participará do bloco, destacou as parcerias fundamentais para a ação, além de frisar a importância da campanha.

“A ameaça aos direitos a e dignidade de nossas crianças e adolescentes é uma das facetas mais graves e complexas em nossa sociedade, que exige uma abordagem por diversas frentes. E somente por meio de um trabalho articulado e, em conjunto, um problema dessa magnitude pode e vem sendo enfrentado”, afirmou Cyntia Grillo

Além dos servidores da Setades, o bloco contará com a participação das equipes municipais que compõem o Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Região Metropolitana (Vila Velha, Vitória, Serra e Cariacica).

Continue lendo

Política e Governo

Bloco de apoio ao governo chega a 19 parlamentares

Publicado

Os partidos PSD, PP, PT e Psol anunciaram, na sessão ordinária, a adesão ao bloco parlamentar que já contava com o Podemos, PSB, União, PSDB e PDT

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (12), os deputados deram mais um passo para a composição das 18 comissões permanentes da Casa, já que mais quatro partidos se juntaram ao bloco governista: PSD, PP, PT e Psol. Com isso, o “blocão” totaliza 19 parlamentares de 9 partidos – Podemos, PSB, União, PSDB e PDT já faziam parte. 

Vale lembrar que, segundo o artigo 31 da Resolução 2.700/2009, a montagem dos colegiados garantirá, na medida do possível, a representação proporcional das siglas políticas ou blocos parlamentares. Esse é o modelo que Assembleia Legislativa (Ales) vem adotando.

Líder do governo, Vandinho Leite (PSDB) disse que o movimento promove “sustentação importante ao governo”. “Nosso objetivo em si é o diálogo no fechamento das comissões e dos debates internos aqui da Casa. Mas a verdade também é que é necessário que o governo tenha tranquilidade na Casa e um bloco que chega agora com 19 parlamentares, quase dois terços dos parlamentares, dá uma tranquilidade enorme ao governo Casagrande”, observou.

Leia mais:  Governo do Estado anuncia novas parcerias para a Universidade Aberta Capixaba

O outro bloco parlamentar existente na Casa é composto por PL, Republicanos e PRD, reunindo 10 membros. Fora dos blocos ainda está o partido Rede, do recém-empossado deputado Fábio Duarte.  

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana