conecte-se conosco


Cidades

Maio Amarelo: motociclistas participam de ação integrada em Vitória

Publicado

Na sexta-feira (13), os motociclistas que trafegavam pela região da Praça dos Namorados, em Vitória, puderam participar das ações do projeto “Moto vida em ação”, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Guarda Municipal (GMV); além do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), da faculdade Emescam e da concessionária Moto Vena. A atividade aconteceu no estacionamento do Bobs, na Praia do Canto.

A ação, que faz parte da programação do movimento Maio Amarelo no Estado, tem o objetivo de chamar atenção dos motociclistas, principalmente entregadores, e reforçar a importância da adoção de condutas mais seguras no trânsito, englobando aspectos relacionados à educação para o trânsito, aos cuidados com a saúde e à manutenção preventiva e corretiva das motocicletas, para evitar a ocorrência de acidentes e salvar vidas.

De cunho educativo, a ação teve início com a abordagem aos motociclistas, feita pelos agentes do BPTran, que os convidavam a participar de atividades focadas na segurança e qualidade de vida dos condutores.

Após a triagem realizada pela equipe do Sest/Senat, o motociclista abordado passou pela equipe de educação do Detran|ES, e recebeu as orientações de segurança no trânsito. Posteriormente, o condutor se deslocou para a tenda da saúde, onde os alunos da Emescam realizaram o cálculo do Índice da Massa Corporal (IMC), a aferição de pressão e glicemia. Em seguida, os condutores seguiram para a tenda da concessionária parceira para realizar os serviços relacionados à manutenção da motocicleta. 

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, reforçou que essa é mais uma das ações previstas na campanha Maio Amarelo, que tem o tema “Juntos salvamos vidas”. “Este é o mês em que estamos reforçando as nossas ações de conscientização, com o objetivo principal de reduzir os acidentes e salvar vidas no trânsito. Contamos com a participação de vários parceiros para levar essa mensagem e chamar os condutores, motociclistas, ciclistas, pedestres, todos juntos para contribuírem para um trânsito seguro”, destacou.

Leia mais:  Procon orienta sobre compras para o Dia das Crianças

Harlen da Silva pontuou a participação de inúmeros jovens motociclistas durante a ação. “Vimos aqui um grupo considerável de condutores jovens, que estão antenados à tecnologia, ao uso de celular e que querem fazer modificações em seus veículos. Por isso, é extremamente importante realizarmos essas ações e lembrá-los das regras estabelecidas pela legislação de trânsito, riscos ao usar o celular enquanto estiver na direção de um veículo e também que existem regras para que modificações sejam realizadas. Reforço, que nosso objetivo é alertar os motociclistas para os cuidados no trânsito e a importância de adotar comportamento seguros”, disse.

O comandante do BPTran, tenente-coronel Glariston Fonseca Nascimento, salientou a importância de se realizar ações educativas. “Hoje estamos trabalhando com foco no motociclista, é um dos entes mais frágeis entre os usuários das vias públicas. O número de mortes e sequelas graves assustam, e ocorrem muitas vezes em decorrência da imprudência, do excesso de confiança e falta de manutenção do veículo, de tal forma que apenas fiscalizar não é suficiente”, argumentou.

“Sensibilizar por meio da educação é sempre o melhor caminho. Por isso, o BPTran e as demais entidades, sob a liderança do Detran, estão tão engajadas no desenvolvimento de ações educativas que sirvam como fonte de orientação para desenvolvimento de condutas inspiradas na prudência e cuidados. Afinal, como diz o tema do Maio Amarelo deste ano, juntos salvamos vidas”, completou o comandante.

De acordo com o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier, destacou que a campanha Maio Amarelo existe para reforçar a conscientização das pessoas e tornar ainda mais eficiente o trabalho das instituições. “São ações como essa que contribuem com a redução dos índices de acidentes, entre outras situações que interferem no trânsito e causam transtornos, seja com a vida ou com veículos. A Guarda Civil Municipal de Vitória atua diariamente em locais estratégicos e com apoio dos recursos tecnológicos da Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Somente em 2021, abordamos quase 14 mil veículos na Capital”, frisou.

Leia mais:  Prefeitura de Barra de São Francisco construiu 8 pontes em 90 dias

A barista Tainá Soares, 23 anos, achou a ação interessante por servir de alerta para os motociclistas. “Sou habilitada há um tempo, mas só estou diariamente nas ruas com minha moto há seis meses. E por mais que eu tome os cuidados com a minha segurança e, consequentemente, com a dos demais condutores, é sempre importante essas abordagens educativas, que vêm para lembrar a todos da necessidade de se ter uma boa conduta no trânsito. Ressaltando que uma atitude individual já vai ajudar a salvar vidas”

O estagiário Allan Junior Fermao de Souza, 23, reitera a importância dessas ações. Ele gostou do envolvimento dos órgãos e empresas privadas que participaram da ação. “É muito legal a gente ver empresas que vendem a moto e cursos se preocupando em fazer parte de ações com os órgãos de trânsito. Tive a sensação de que a questão é maior, não é só dinheiro e sim interesse em ter bons condutores nas vias, com veículos em bom estado. Para mim essa foi uma excelente ação.”

 

Programação

Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas ações educativas e atividades em parceria com outros órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas, para chamar atenção da sociedade para o alto número de acidentes e a importância da participação de todos, visando à construção de um trânsito mais gentil e seguro, em todos os 78 municípios capixabas.

Confira a programação do Movimento Maio Amarelo aqui.

 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. As atividades realizadas neste mês no Espírito Santo e em todo o mundo têm o objetivo principal de alertar e mostrar a dimensão e o impacto que os acidentes têm no cotidiano.

O tema deste ano, “Juntos salvamos vidas”, foi definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pretende mostrar à sociedade que todos nós, independentemente do nosso ofício, podemos salvar vidas, conhecendo e cumprindo as regras.

publicidade

Cidades

Crianças e Adolescentes atendidas no Cras realizam visita às polícias civil e militar em Jaguaré

Publicado

Policiais apresentaram o trabalho dos agentes de segurança para os jovens

Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SFCV do Centro de Referência em Assistência Social – Cras, participaram de uma roda de conversa com os policiais em uma visita à 18ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jaguaré e à Delegacia de Polícia Civil do município.

A visita teve o objetivo de levar as crianças a conhecer o trabalho das polícias e sua importância na sociedade, além de criar aproximação e construção de conceitos corretos sobre as forças de segurança.

Cerca de 40 crianças visitaram o espaço físico, a rotina de trabalho que envolve o atendimento, investigação, ronda, e tudo mais que envolve as ações das polícias civil e militar.

Após muita interação no bate papo com os policiais, em que os agentes responderam perguntas dos jovens sobre as ações de segurança, houve um momento de andar na viatura e ter contato com instrumentos de trabalho dos policiais como distintivo, colete à prova de bala e outros.

Leia mais:  Setades faz entrega de cestas verdes em Santa Teresa

Continue lendo

Cidades

Suzano anuncia intenção de construir fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz (ES)

Publicado

Projeto, ainda sujeito à aprovação do Conselho de Administração da empresa, terá capacidade produtiva de 60 mil toneladas anuais

A Suzanoreferência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, anuncia a intenção de construir uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz, município localizado no norte do Espírito Santo. O projeto, ainda sujeito à aprovação por parte do Conselho de Administração da companhia, prevê que a unidade terá capacidade para produzir 60 mil toneladas anuais de tissue, produto a ser convertido em papel higiênico e papel toalha.

Inicialmente estimado em cerca de R$ 600 milhões, o projeto levará dois anos até estar concluído. Durante o período das obras, a previsão é de que sejam gerados 300 postos de trabalho. Após o início da produção, cerca de 200 colaboradores e colaboradoras, diretos e indiretos, trabalharão na unidade.

“A intenção de construirmos uma nova fábrica reforça o compromisso da Suzano com o desenvolvimento do Espírito Santo. No final de 2019, anunciamos investimento de quase R$ 1 bilhão no estado, incluindo a construção de uma fábrica em Cachoeiro de Itapemirim. A unidade entrou em operação no início de 2021 e agora, menos de um ano e meio depois, anunciamos o plano de viabilizar mais um importante investimento no estado”, afirma Walter Schalka, presidente da Suzano.

Leia mais:  Mateuzinho é eleito prefeito de Conceição da Barra

A construção de uma fábrica de papel tissue e conversão em Aracruz está alinhada à estratégia da Suzano de avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva, e garantir o abastecimento ao crescente mercado brasileiro de produtos sanitários. Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, a Suzano tem capacidade para converter papel tissue em 30 mil toneladas anuais de papéis higiênicos, o que equivale a 1 milhão de rolos por dia.

O projeto em Aracruz está sujeito à verificação de condições precedentes e ainda será submetido à análise do Conselho de Administração da Suzano e das autoridades locais competentes.

“Já estivemos presentes nos investimentos anteriores da Suzano, que contou com uso de crédito de ICMS, e continuando com a nossa política de atração criamos ambiente para que a empresa tivesse outro investimento em nosso Estado. Para nós a Suzano é uma empresa estratégica para o Estado. Temos política de uso de crédito de exportação que permite que a empresa faça negociações no mercado, desde que a atividade que seja ampliada gere emprego e ICMS. O que importa para nós é que os empreendedores tenham confiança em vir e estar no Espírito Santo. Nossa tarefa é gerar oportunidades aos capixabas”, afirma o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

A Suzano emprega direta e indiretamente cerca de 5 mil pessoas em território capixaba. Mais recente fábrica construída pela Suzano, a unidade de Cachoeiro de Itapemirim é a quinta linha de produção da unidade de bens de consumo da Suzano, responsável pela fabricação de itens como papéis higiênicos, guardanapos e papéis-toalha. A companhia possui fábricas de produção de tissue em Belém (PA), Mucuri (BA) e Imperatriz (MA), além de unidades de conversão em Maracanaú (CE) e Cachoeiro de Itapemirim.

Leia mais:  Fames e PMV celebram parceria para ampliar espaços de estudo de Música

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana