conecte-se conosco


Cidades

Mais de 315 mil receitas médicas foram atendidas nas farmácias básicas da Prefeitura Linhares em 2020

Publicado

Um número que representa o compromisso da Prefeitura de Linhares: aproximar, cada vez mais, os serviços públicos dos cidadãos. No decorrer de todo o ano de 2020,  315.422 receitas médicas foram atendidas pelas farmácias básicas da secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, são 29 unidades dispensadoras de medicamentos, entre a Farmácia Central, satélites e da rede de saúde, distribuídas entre a sede e o interior do Município. São, em média, mais de 26 mil receitas atendidas todos os meses.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda mantém em estoque medicamentos da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – REMUME, garantindo o abastecimento das farmácias municipais no decorrer de todo o ano. As farmácias da Prefeitura de Linhares são destaque em gestão em todo o Espírito Santo e no Brasil.

Visualização da imagem

De acordo com o diretor de assistência farmacêutica da Prefeitura de Linhares, Tobias Jovita, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, as farmácias municipais mantiveram um índice de cobertura de quase 100% em relação aos medicamentos básicos. “Apesar da pandemia do novo coronavírus, as farmácias municipais atingiram um índice de cobertura de 95% em relação à medicação básica em 2020. Isso significa um grande avanço para saúde pública em Linhares, uma vez que enfrentamos uma das maiores crises sanitárias do mundo”, afirmou.

O diretor ainda pontua que além dos medicamentos básicos como antibióticos, anti-hipertensivos, antidiabéticos, saúde mental e antialérgicos, insulina, tiras de detecção de glicose e seringas, as farmácias municipais também disponibilizam medicamentos para tratamento contra o coronavírus, conforme o protocolo de recomendação de manejo clínico contra a Covid-19.

Visualização da imagem

“Além dos medicamentos básicos, nossas farmácias municipais também disponibilizam medicamentos para tratamento contra a Covid-19 conforme sugere o protocolo. O protocolo está sendo muito bem aceito e estamos tendo resultados positivos em relação ao tratamento da doença”, disse o diretor.

O secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles, destaca que mesmo em meio aos desafios da pandemia do novo coronavírus, manter em dia o estoque de medicamentos básicos nas farmácias municipais sempre foi uma das prioridades da atual gestão.

“Mesmo diante de tantos problemas e desafios que o município enfrenta em decorrência da pandemia do novo coronavírus, manter os atendimentos nas farmácias básicas é e continua sendo uma das prioridades da gestão para enfrentar o atual momento. A prova disso, são os mais de 315 mil pacientes que tiveram suas receitas atendidas em 2020”, destacou o secretário.

“Fico satisfeito com a quantidade de receitas médicas atendidas pelo município nas farmácias básicas ao longo de 2020. O número comprova o nosso compromisso em cuidar da saúde das pessoas. Sabemos que não está sendo fácil passar pela pandemia, mas manter o funcionamento dos atendimentos públicos principalmente na área da saúde é uma responsabilidade que temos com os linharenses”, pontuou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Medicamento controlado

A secretaria Municipal de saúde ampliou sua rede de assistência farmacêutica disponibilizando os medicamentos controlados também no interior do município nas Unidades de Saúde de São Rafael, Pontal do Ipiranga, Farias, Humaitá e Bebedouro.

Relação de medicamentos

A Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) de Linhares é composta por 154 medicamentos. Na rede municipal, destaca-se a oferta de medicamentos para situações clínicas crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias e diabetes. 

Além desses, há medicação para tratamento clínico do hipertireoidismo, depressão, entre outros. Os medicamentos conhecidos como estratégicos e especializados ou de alto custo são disponibilizados pela Farmácia Cidadã Estadual.

Leia mais:  Pré-Matrícula da Rede Estadual: solicitação pode ser feita até 28 de dezembro
publicidade

Cidades

Ponte construída em Rio do Campo/Barra de São Francisco, deixa produtores agradecidos

Publicado

Uma ponte de madeira foi construída pela prefeitura de Barra de São Francisco, na localidade do Córrego do Rio do Campo, em Vila Monte Sinai (Vermelha), interior do município, nesta quinta-feira (15), por servidores da Secretaria de Interior e Transportes.

A ponte anterior não existia mais, inclusive eram os próprios moradores que sempre faziam a recuperação da mesma, mas a madeira não era de boa qualidade. Agora, na gestão atual, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), determinou e sua equipe construiu uma nova ponte com madeira mais resistente.

A ponte fica na propriedade do senhor Cemar Mesababe, que ficou muito agradecido pela obra feita na sua região, que, inclusive beneficia muita gente e era necessária para o tráfego de veículos e de toda produção agrícola daquela localidade.

“Estamos felizes, não só eu, mas toda comunidade, todos que prometeram fazer esta ponte anteriormente, nunca fizeram, então somos gratos pelo nosso prefeito Enivaldo dos Anjos, ter feito isso para nos. Tem muita produção aqui em nossa região do Rio do Campo, inclusive somos feirantes, e toda nossa produção vai para a cidade”, disse Cemar Mesababe.

A construção da ponte foi realizada pela Secretaria de Interior e Transportes, e acompanhada pelo Secretário Rodrigo Falcão e o Sub Rubens Delazari.

Veja como era antes e como ficou após conclusão do serviço:

Leia mais:  Faça de casa: Detran|ES oferece mais de 40 serviços digitais para os capixabas
Continue lendo

Cidades

Centro de Barra de São Francisco vai ganhar estacionamento rotativo

Publicado

A área de um terreno no centro de Barra de São Francisco, pertencente a prefeitura e em frente a rodoviária, está sendo preparada nesta quinta-feira (15), para servir de estacionamento rotativo. Todos sabem que para estacionar na cidade tem sido um sacrifício muito grande.

Então, nesta área será feito o estacionamento rotativo. Uma patrol da secretaria de Interior e Transportes esteve no local fazendo reparos e aterros para deixar a área nivelada. As placas de estacionamento rotativo já estão sendo colocadas na área para que os proprietários de veículos tomem conhecimento.

O serviço no local está sendo acompanhado pelo Secretário de Defesa Civil, Transito e Defesa Social, Valmer Simões.

De acordo com Simões, o prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), lhe passou todas as informações para serem colocadas em prática o mais rápido possível.

O horário de estacionamento será de segunda a sexta feira, de 08 as 18 horas, Aos sábados de 08 as 12 horas.

estacionamento rotativo é criado nos centros urbanos para melhorar o tráfego de veículos nesses locais e a disponibilidade de vagas, permitindo que as pessoas possam estacionar e realizar seus afazeres nas áreas próximas.

O objetivo do rotativo é que as pessoas parem por um período preestabelecido de tempo e permaneçam pequenos períodos nas vagas, de forma a liberá-la para que outras pessoas possam estacionar e tenha-se assim um fluxo contínuo.

Leia mais:  Faça de casa: Detran|ES oferece mais de 40 serviços digitais para os capixabas
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana