conecte-se conosco


Cidades

Mais de 7 mil pessoas imunizadas nos primeiros dias da campanha de vacinação em Vitória

Publicado

Do Correspondente

Nesses tempos de coronavirus, a campanha de vacinação contra a gripe veio para combater outra doença que também impacta o cidadão. A vacinação contra a gripe em Vitória, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde da capital, imunizou cerca de 7 mil pessoas. A maioria foi de idosos e também de trabalhadores da saúde.

As vacinas estão sendo aplicadas em 28 postos montados nas escolas da rede municipal de ensino. Além disso, os idosos que se dirigirem até esses postos de vacinação podem receber a imunização dentro do carro, sem precisar sair. Todas essas medidas têm como objetivo evitar filas e aglomeração de pessoas.

O primeiro lote de vacina já está comprometido para com as pessoas que agendaram seu atendimento. Foram 18 mil vacinas e nesta quarta-feira novo lote será colocado à disposição, abrindo assim novos agendamentos.

Em Vila Velha

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) comunicou que está suspensa parcial e temporariamente a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Só haverá vacinação nos seguintes locais: Parque da Prainha (drive-thru); Shopping Boulevard (drive-thru); Ginásio Tartarugão; Cemas; Terra Vermelha – UMEF Professor Paulo Cesar Vinha. A medida se faz necessária haja vista o estoque ter praticamente se esgotado nos últimos dois dias da campanha devido à considerável procura pela vacina. Foram imunizadas 32 mil pessoas do grupo prioritário de idosos a partir de 60 anos e de profissionais de saúde. A Semsa aguarda a reposição de novo estoque a ser distribuído pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Ministério da Saúde, para retomada integral da Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza no município de Vila Velha, ação que será amplamente divulgada entre o público alvo de idosos e trabalhadores da saúde.

Leia mais:  Defesa Civil Alerta: sistema começa a funcionar no Espírito Santo no dia 04 de dezembro

publicidade

Cidades

Prefeitura de Vitória concede adicional por tempo de serviço

Publicado

A Prefeitura de Vitória concedeu gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a 146 servidores municipais. A lista dos contemplados está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

A gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é prevista no Art. 119 da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.

Gratificação

ATS é um direito concedido ao servidor, de acordo com o tempo de serviço prestado exclusivamente ao município. A cada cinco anos de efetivo exercício, corresponde o percentual de 5%, limitado a 35% e calculado sobre o valor do respectivo vencimento. O pagamento é automático.

Outra forma de obter o direito é por meio de averbação de tempo de contribuição prestado ao Município de Vitória. Tempo prestado em Órgãos Públicos, somente quando admitido até 15/01/2002.

Percentuais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município:

5 anos: 5%

10 anos: 10%

15 anos: 15%

Leia mais:  Defesa Civil Alerta: sistema começa a funcionar no Espírito Santo no dia 04 de dezembro

20 anos: 20%

25 anos: 25%

30 anos: 30%

35 anos: 35% (limite)

Continue lendo

Cidades

Saiba como solicitar poda e remoção de árvores em Jaguaré

Publicado

Prefeitura orienta sobre o procedimento correto para a poda e remoção de árvores em locais públicos em Jaguaré; poda não autorizada é enquadrada como crime ambiental; legislação federal prevê que responsável pela poda ilegal pode ser multado ou até mesmo preso

A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta a população sobre poda de árvores no município. Para a realização de podas e cortes em árvores no município é necessário que o cidadão siga as recomendações previstas em lei. Caso não seja feito dentro do regulamento o cidadão poderá ser preso ou até pagar multas.

 

Poda

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a podar apenas árvores situadas em locais públicos, desde que não representem risco para moradores ou para a equipe no local. Caso haja risco, o morador ou proprietário deve acionar a Defesa Civil e a EDP para que o serviço seja realizado com segurança prevenindo, dessa forma, acidentes.

Leia mais:  Caravanas de produtores rurais promoveram em Brasília a maior manifestação já vista de apoio a um presidente

 

Corte

Para a remoção total de árvores, o cidadão deve procurar o setor administrativo com o formulário devidamente preenchido, disponível AQUIou na própria Secretaria. O processo de avaliação para a execução do serviço segue os mesmos critérios de segurança adotados para a poda. A equipe só poderá realizar o corte após a devida autorização e assinatura dos documentos necessários.

 

A retirada de árvores só será permitida quando os motivos tratarem de danos à construção civil, redes elétricas e similares, comprometimento do direito de passagem e/ou mobilidade e modificação na área, sendo que essa autorização não se aplica para corte de árvores com propósitos comerciais.

 

Atendimento

A Secretaria informa que os atendimentos são realizados conforme a lista de espera e classificação de riscos de cada localidade. Para as árvores que estão em área rural, a solicitação deverá ser feita por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Atenção

Cortar árvores sem autorização pode ser considerado crime ambiental. A Lei 9.605/98, de 1998, define os crimes ambientais e prevê punições para quem danifica o meio ambiente. As punições previstas são detenção de 1 a 3 anos, ou multa, de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

Leia mais:  Qualificar ES abre 20 mil vagas para cursos on-line gratuitos

 

Como evitar problemas

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; protocolar o requerimento de poda ou remoção na Secretaria; após esses procedimentos, a solicitação vai passar pela avaliação de técnicos do setor de Meio Ambiente e, se for o caso, obter a autorização para extração ou poda.

 

Telefones úteis

Meio Ambiente: 27 99599-3659

Defesa Civil: 27 99599-9954

Idaf: 27 99203-0567

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana