conecte-se conosco


Camisa 10

Mais decisivo até que Neymar, Gabigol espera convocação amanhã

Publicado

Desde a última vez que foi lembrado por Tite, nenhum atacante brasileiro tem média de participação direta em gols do que camisa 9 rubro-negro, com 0,89 por partida. Craque do PSG é segundo, com 0,77

O ritual na próxima sexta-feira será o mesmo: ciente da boa fase que vive com a camisa do Flamengo, Gabriel e seus familiares ficarão atentos a convocação da seleção brasileira na espera por uma oportunidade com Tite. Expectativa justificada por números: desde a última vez que foi lembrado para defender a equipe nacional, nenhum jogador brasileiro foi mais decisivo do que o camisa 9 rubro-negro. Nem Neymar.

Gabigol já foi convocado por Tite em três oportunidades, em 2016, 2019 e 2020. Na última vez, porém, sequer teve a chance de se apresentar por conta do adiamento do início das eliminatórias devido a pandemia de coronavírus. Aquela lista foi divulgada em 5 de março do ano passado, e de lá para cá o atacante do Flamengo é o brasileiro com melhor média de participação direta em gols no mundo entre os que jogam as principais ligas: 0,89 por partida.

“Ele já deveria ter lugar fixo na Seleção há muito tempo. Desde 2019, ele devia ser intocável na Seleção, daquele grupo que entra e não sai”, Lédio Carmona

Concorrentes na Seleção

  • Gabigol – 30 gols e 11 assistências em 46 jogos; 0,89/jogo
  • Neymar – 18 gols e 9 assistências em 35 jogos; 0,77/jogo
  • Matheus Cunha – 12 gols e 6 assistências em 36 jogos; 0,50/jogo
  • Gabriel Jesus – 18 gols e 7 assistências em 53 jogos; 0,47/jogo
  • Richarlison – 15 gols e 3 assistências em 46 jogos; 0,39/jogo
Leia mais:  Goleiro Bruno teria desaparecido com dinheiro arrecadado em vaquinha virtual para pagar pensão, diz jornalista

Neste período, Gabriel entrou em campo 46 vezes, marcou 30 gols e deu 11 assistências, totalizando 41 participações diretas. Quem mais se aproxima da marca é Neymar, que disputou 35 jogos e participou de 27 gols pelo PSG, com média de 0,77. Entre os que atuam no Brasil, Diego Souza e Marinho, com 0,73 são os que mais perto do rubro-negro.

“Eu acho que o Tite tem que convocar. Não tem como fugir, ele é o melhor jogador em atividade no Brasil. Não tem como fugir disso. E não há outro atacante brasileiro, fora o Neymar, que tenha o que ele tem”, PVC

Gabigol atuou 28 minutos com Tite na Seleção, em outubro de 2019, contra a Nigéria — Foto: Pedro Martins / MowaPress

Lesionado em boa parte do segundo semestre do ano passado, Gabriel ficou fora das listas de Tite para as quatro primeiras rodadas das eliminatórias. Desta vez, entretanto, não esconde dos mais próximos o desejo de ter uma nova oportunidade na Seleção. Sexta-feira, às 11h (de Brasília), sai a convocação para os duelos com o Equador, dia 4, em Porto Alegre, e o Paraguai, dia 8, em Assunção.

Futebol brasileiro

  • Gabigol – 30 gols e 11 assistências em 46 jogos; 0,89/jogo
  • Diego Souza – 36 gols e 8 assistências em 60 jogos; 0,73/jogo
  • Marinho – 26 gols e 11 assistências em 51 jogos; 0,73/jogo
  • Thiago Galhardo – 28 gols e 10 assistências em 57 jogos; 0,67/jogo
  • Vina – 22 gols e 17 assistências em 61 jogos/ 0,64/jogo
Leia mais:  Associação Atlética Santa Cruz conquista primeira vitória no Interligas do ES

Se firmar na equipe nacional é um dos maiores objetivos de Gabigol, que tem como meta participar da Copa América. Para isso, o atacante sabe que é determinante estar na lista de sexta-feira, que o dará a oportunidade de convencer Tite e colocar seu nome na relação que será divulgada dia 10 de junho para a disputa na Argentina e na Colômbia.

Gabriel já disputou uma Copa América, 2016, sob o comando de Dunga, e deixou sua marca no 7 a 1 sobre o Haiti na competição realizada nos Estados Unidos. Campeão olímpico, o atacante soma cinco partidas na equipe principal, mas apenas uma sob o comando de Tite.

Gabigol e Richarlison no banco em amistoso em 2019 — Foto: Pedro Martins / MowaPress

Após ficar no banco de reservas diante do Equador, pelas eliminatórias para Copa de 2018, e em amistoso contra Senegal, ele participou de 28 minutos no 1 a 1 com a Nigéria, no dia 13 de outubro de 2019, em Singapura.

Em alta neste início de 201 e com os concorrentes diretos em baixa em seus clubes na Europa, o atacante sabe que performance por si só não será argumento para uma não convocação. Na semana em que fez história superando marcas de Zico e Pelé pela Libertadores, Gabriel espera dar um passo a frente em sua própria história. Agora, vestindo verde e amarelo.

publicidade

Camisa 10

Corrida dos Bombeiros completa 10 anos e promete uma série de atrações

Publicado

A 10ª edição da Corrida dos Bombeiros está chegando! No dia 30 de junho, a prova, que já é marca registrada no calendário de corridas do Estado, vai desafiar os atletas em seu percurso de 10,5km, passando pela Terceira Ponte (ida e volta).

As inscrições estão abertas no site https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-dos-bombeiros-10-edicao-37465 e podem ser parceladas em até três vezes.

O kit será entregue na sede do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, na Rua Tenente Mário Francisco de Brito, Enseada dos Suá, Vitória, nos dias 28 e 29 de junho, das 9 às 16 horas.

A prova promete uma série de novidades e atrações. Uma delas será a Corrida Kids, com percursos de 50 a 200 metros, para pequenos de 4 a 16 anos, a partir das 9h30. Também haverá uma área kids para lá de especial.

Para mais informações, ligue para (27) 99823-4574.

Premiação

Categoria Geral: Haverá premiação com troféu para os cinco primeiros colocados masculino e feminino.
Geral faixas etárias: Haverá premiação com troféu para os três primeiros colocados masculino e feminino.
Associados ABMES: Haverá premiação com troféu para os cinco primeiros colocados masculino e feminino;
PCD: Haverá premiação com troféu para os cinco primeiros colocados masculino e feminino;

Leia mais:  Capixaba de Ferro reúne mais de 500 atletas do Brasil em Guarapari

Continue lendo

Camisa 10

Com patrocínio da Lei de Incentivo, Serra recebe primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboarding Feminino

Publicado

A adrenalina vai tomar conta da Praia do Solemar, em Jacaraípe, na Serra. A partir deste sábado (20), a elite do bodyboarding feminino se reúne para a disputa do Wahine Bodyboarding Pro 2024, a primeira etapa do Circuito Mundial da modalidade. Atletas de cerca de 10 países confirmaram presença na competição, incluindo a japonesa Sari Ohhara, que conquistou o título de campeã profissional da edição 2023.

O evento é realizado pelo Instituto Neymara Carvalho e IBC, com patrocínio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC). A grande novidade desta edição é a inclusão de atletas com deficiência visual na categoria PcD, que vão competir ao lado das mastectomizadas e amputadas.

O técnico esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro e consultor da categoria PcD do evento, Hudson Renato, falou sobre a iniciativa inédita na modalidade: “Temos duas novidades nesta edição. Uma delas é a bateria composta por atletas com sequelas de doenças que ocasionaram a condição de cegueira ou deficiência visual. Uma iniciativa inédita no mundo, por ser a primeira bateria em competição oficial de bodyboarding composta por mulheres deficientes visuais. A outra é a de munir as atletas com informações de conteúdos educacionais pertinentes ao conceito de esporte e pessoa com deficiência.”

Leia mais:  Capixaba conquista Campeonato Sul-Americano de Karatê na Bolívia

 Entre as participantes da categoria, está a pernambucana Carla Cunha, que estreou no torneio no ano passado e busca mais um título na Praia do Solemar. A atleta amputou a perna após sofrer um grave acidente de moto, em 2016. 

“A vitória em 2023 foi bem significativa para mim, pois competi pela primeira vez apenas contra mulheres com o mesmo tipo de deficiência, e isso me colocou em situação de igualdade e me trouxe a vitória. Para este ano, as expectativas são as melhores possíveis. Darei o meu melhor, mostrando que o limite está na mente, e não em meu corpo. E espero me divertir muito nas ondas de Jacaraípe novamente”, contou a atleta.

 A etapa conta com cinco categorias: Pro Junior, Profissional e Master Woman – válidas pelo título mundial -, além de Open (Amador) e PcD, que são voltadas para inclusão e fomento do esporte. As disputas seguem até o próximo dia 27.

Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC)

Sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, a Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba (LIEC) é importante para promover atletas, clubes, federações, associações e competições esportivas, de forma geral, em todo o Estado, por meio de recursos captados com empresas instaladas no Espírito Santo.

Leia mais:  Goleiro Bruno teria desaparecido com dinheiro arrecadado em vaquinha virtual para pagar pensão, diz jornalista

O objetivo é abranger projetos em diversas categorias, como o desporto educacional, de lazer e de participação, voltados para as ações com o público em geral, e de rendimento, direcionados para atletas e paratletas de alto rendimento, com foco na melhora dos resultados em competições.

Como patrocinar

As empresas que desejam financiar os projetos esportivos do Estado, por meio da Lei de Incentivo, a LIEC, podem acessar o site oficial da Sesport e analisar os projetos já aprovados. Em caso de interesse por parte das empresas, ela pode entrar em contato com a Sesport para receber mais informações dos proponentes.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana