conecte-se conosco


Moda e Beleza

Mapa das espinhas: saiba o que significa a acne em cada área do rosto

Publicado

Muito comum nos jovens, as espinhas aterrorizam (e muito) a adolescência de milhares de pessoas ao redor do mundo. Apesar de, na maioria das vezes, o problema persistir apenas durante a puberdade, em certos casos a acne pode continuar se manifestando ao longo da vida adulta. Mas calma! Normalmente, fruto de um processo inflamatório das glândulas produtoras de sebo e dos folículos pilosos, um anexo da pele responsável pela produção e crescimento do pelo, a acne pode ser tratada com o devido acompanhamento médico.

Segundo Mayla Carbone, dermatologista do Hospital San Gennaro, a acne é multifatorial, possui um pouco de origem tanto hereditária e genética, como também ela é muito decorrente de alterações hormonais. Daí sua frequência na adolescência, principalmente dos 12 aos 18 anos. “Essa fase que é onde se tem uma maior produção de hormônios androgênios, principalmente a testosterona, e o aumento desses hormônios contribuem para o aumento da oleosidade da pele”, explica.

A oleosidade em excesso obstrui o folículo piloso e acaba, por consequência, aumentando a produção desse sebo. De acordo com a médica, como possuímos bactérias na pele, em especial a Propionibacterium acne, elas acabam penetrando na região dos folículos, causando essa inflamação crônica e, dessa forma, formando a acne como a conhecemos.

Logo, ter apenas uma rotina de skincare pode não gerar resultados efetivos. Lembre-se: essas feridas na pele ocorrem por uma conjuntura de fatores – principalmente hormonais. No entanto, ainda assim a causa principal das espinhas e cravos pode diferir dependendo de onde a acne está localizada.

Leia mais:  Verão 2022: 5 tendências de moda para arrasar na praia

Dessa forma, confira o chamado mapa da acne e o que as espinhas querem dizer em cada parte do rosto!

Zona T

Quem ama cuidar da pele sabe bem qual é a zona T do rosto, certo? Mas, para quem a desconhece, é a região que consiste na área da testa, nariz e queixo. Segundo Mayla, geralmente, as espinhas aparecem nessa área visto que os hormônios sexuais, produzidos tanto nos ovários da mulher quanto nos testículos do homem, são responsáveis pelo início do funcionamento dessas glândulas sebáceas, que são muito mais ativos principalmente nessa “zona T”.

De acordo com Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas e especialista em estética, além da área da testa possuir uma maior concentração de glândulas sebáceas, o contato diário com cosméticos, como shampoos e condicionadores, pode influenciar no aparecimento da acne. Já no nariz e queixo, o acumulo de sebo é naturalmente maior, aumentando o processo inflamatório.

Têmporas

As têmporas são acometidas pelos mesmos fatores que geram mais espinhas na testa. Com isso, é preciso repensar na hora de selecionar os produtos que você está passando nas madeixas e prestar atenção no rótulo quando você for comprar certo item de cuidado.

Dessa forma, a dica é checar se o produto tem excesso de ingredientes como silicone e pantenol, visto que ambos podem contribuir para a inflamação da pele.

Leia mais:  5 tendências que prometem bombar nas estações Outono/Inverno deste ano

Bochechas

Por acaso você dorme sem tirar a make do rosto? Se sim, saiba que você está cometendo um grande erro.

Segundo Costa, as espinhas na região das bochechas podem ser agravadas por resquícios de produtos na pele; por isso, é importante sempre remover corretamente a maquiagem.

E os cuidados com a pele?

Para evitar o aumento das manchas e lesões, principalmente agora com o uso intenso da máscara de proteção, você pode começar se alimentando melhor! Segundo Natália Ribeiro, dermatologista, evite frituras e guloseimas, visto que o excesso de oleosidade e açúcar no organismo pode aumentar a proliferação de bactérias, causando mais inflamação e manchas na área afetada. Opte por alimentos naturais, eles são uma boa pedida para uma pele menos acneica.

Outra dica é não cutucar as feridas! De acordo com Ribeiro, além de formar cicatrizes pelo rosto, isso acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando a área aberta para entrada de novas bactérias. “Para diminuir o inchaço e vermelhidão na região, faça uma compressa de água quente e deixe agir na área afetada até que saia de forma natural ou, aplique gelo na área por cerca de 10 minutos”, explica.

E, por último, lembre-se de beber muita água! Ela é uma grande aliada para renovação e desintoxicação da pele, e garante uma melhora na aparência e sustentação das fibras de colágeno, que precisam do H2O para funcionar adequadamente.

publicidade

Moda e Beleza

O jeans nunca sai de moda: veja umas dicas de como adaptar o look

Publicado

O looks com jeans nunca saem de moda, as tendências continuam sendo virais entre o público. E claro, a variação de jeans depende de cada pessoas, por isso, separamos umas dicas

Sabemos que o estilo minimalista é essencial para as mulheres que gostam de se arrumar rápido, ou seja, quanto mais prático melhor. No entanto, o estilo minimalista serve para qualquer ocasião, a idéia de deixá-lo básico faz com que se torne stament, a dica é investir em variadas combinações.

Jeans

As roupas com o jeans são ótimos exemplos de looks minimalista, a tendência dessa moda está sempre indo e voltando, ou seja, esse tipo de peça nunca sai da modernidade, além de trazer elegância principalmente nos dias corridos e sem capacidade de raciocinar direito. Os acessórios são essenciais na hora de montar o look, pois trás várias opções de combinações.

Peças Clássicas

A famosa T-sirt branca é uma das peças clássicas para se utilizar com jeans, é possível também variar no jeans, utilizando modelos de cintura alto, assimétricas, alfaiatana, dentre outros. O intuito e sempre usar com tênis ou bota que a produção fica ocasional para tudo ou aposta num salto alto, caso o programa seja formal.

Leia mais:  5 tendências que prometem bombar nas estações Outono/Inverno deste ano

Cores

Sobre as cores é primordial apostar em um branco, preto ou cinza, pois com essas cores você terá uma ótima paleta de cores essencial para qualquer tom de pele. E podem ser combinadas com cores quente, fria ou saturadas.

Cinto

O que não pode faltar na hora de montar o look com jeans é o cinto, para dar aquele visual de que a pessoa tem estilo. E também por proporcionar uma calça ajustável, e é claro que fica um clássico e bem retrô, principalmente para os jovens que estudam ou fazem faculdade.

O legal de jeans é pela durabilidade inclusive, denominado “denim”, da cidade de Nîmes, na França, é de lá que o tecido foi originado e foi utilizado por marinheiros genoveses, desde 1.500.

Continue lendo

Moda e Beleza

Cabelos curtos: cortes que trazem elegância e modernidade para seu visual

Publicado

Do Pixie Cut ao Chanel, cabelo curto é o sucesso da última década, versátil, fácil de cuidar e com muitas variações de cortes, podendo deixar seu visual mais elegante ou modernista

Quando se trata de elegância, logo imaginamos estar se referindo a um estilo mais sofisticado, porém vai muito além do que uma roupa ou acessório pode proporcionar. Agora idealize a junção de uma pessoa elegante e seu estilo alinhado a isso, o mundo será pequeno para você.

Além do visual mais formalizado, os cortes de cabelo fazem parte da apresentação, e os cabelos curtos são provas disso. O uso desse modelo voltou com tudo e para sair do básico foi criado diversos estilos de cortes mais estilosos e refinados.

Do clássico chanel ao modernismo do pixie cut. Veja quais cortes combinam mais com você. 

Chanel

Esse corte sem dúvidas podemos definir como atemporal e icônico, sua principal característica é seu formato mais arredondado, podendo ousar em um comprimento curto ou mais longo.  

Leia mais:  O que esperar da moda pós-covid

Pixie Cut

É um corte para quem deseja ousar e deixar o visual super moderno. Sua principal  característica é a assimetria, com curto tamanho na parte traseira e de lado, além da possibilidade de uma franja. Vários famosos como Manu Gavassi, Miley Cyrus e Úrsula Corberó já aderiram a esse corte que nunca sai de moda. 

Micro bob

Esse corte lembra bastante o modelo short, mas a diferença é que o micro fica na altura das maçãs. Fica lindo em cabelo ondulado e para quem tem cabelo liso e quer dar uma movimentada aposte em um sutil babyliss.

Paper-cut

Sem nenhuma base de camada, o corte reto voltou com tudo. É cortado em uma linha reta e milimetricamente aparado, é a definição perfeita de corte na navalha. Para quem tem fios finos é uma ótima aposta, pois cria a ilusão de que seu cabelo está mais espesso.

Boyfriend Bob

Conta com uma base reta, para ter um visual mais modernizado abuse das camadas para dar um balanço nos fios, além de uma franja longa podendo aderir a curtain bangs que virou uma febre. Esse corte é versátil, podendo usar com o cabelo liso ou ondas bagunçadas. 

Leia mais:  5 tendências que prometem bombar nas estações Outono/Inverno deste ano

Analisando os diversos cortes apresentados, é impostante destacar que os cortes curtos femininos se encaixam em todas as idades, vai depender do quão ousada você é, além de ser de fácil cuidado e super prático.

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana