conecte-se conosco


Brasil

Marcopolo Rail avança no setor metroferroviário com lançamento do seu primeiro VLT

Publicado

Líder na produção de carrocerias de ônibus, Marcopolo amplia ainda mais o seu portfólio de modais

PROSPER VLT atenderá rota turística no Sul do País e terá versões para transporte urbano e intercidades

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail, spin-off da Marcopolo Next focada no desenvolvimento de novos Modais Sobre Trilhos, lançou hoje o seu primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT), que operará em uma rota turística do cliente Giordani Turismo, no sul do País.  Chamado Prosper VLT, o modelo será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS), em fábrica específica para trens, e terá versões para atender também aos sistemas de transporte urbanos e intercidades. 

“Com este lançamento, avançamos na nossa nova frente de negócios relacionada ao setor metroferroviário, em linha com as atuais demandas de mobilidade do Brasil, no sentido de promover deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, ampliando nosso portfólio de modais”, afirma James Bellini, CEO da Marcopolo. 

“Aportamos a nossa expertise global em transporte coletivo neste novo projeto, pois acreditamos que os vários meios de transporte podem se complementar, contribuindo para a gestão pública da mobilidade, a redução de custos e tarifas e a melhoria da fluidez do trânsito nas cidades”, acrescenta. 

A Marcopolo Rail é uma spin-off da Marcopolo Next, divisão de novos negócios da companhia focada no futuro da mobilidade. O primeiro produto sobre trilhos do grupo nasceu com o desenvolvimento de caixa para o People Mover Aeromóvel (tecnologia para vias elevadas), finalizada em novembro de 2017. 

Em 2019, integrada à Next, a Marcopolo Rail iniciou um novo ciclo de ampliação de seu portfólio, que começará com este lançamento do Prosper VLT e seguirá pelos próximos anos com novas soluções. 

Na visão da empresa, trata-se de um mercado com grande potencial. O transporte metroferroviário está presente em apenas 13 regiões metropolitanas, de um total de 63 de médio e grande porte no País. E, apesar de atender mais de 11 milhões de passageiros por dia, ainda assim, apresenta capacidade abaixo da demanda, segundo o estudo Setor Metroferroviário Brasileiro da ANPTrilhos.

Leia mais:  Governo amplia lista de serviços essenciais que podem funcionar

“Com o Prosper VLT, preenchemos uma lacuna no mercado brasileiro por meio da fabricação de um veículo 100% nacional nesta categoria e, portanto, bastante competitivo tanto no Brasil quanto para a América Latina”, relata Petras Amaral, business head da Marcopolo Next e executivo responsável pela Marcopolo Rail.

De acordo com o executivo, o Prosper VLT é fruto de uma ampla pesquisa de mercado realizada no Brasil e América Latina e deverá atender aos segmentos urbano, intercidades e turístico. O produto apresenta diversas vantagens como baixo custo de operação, longa vida útil e alta capacidade de transporte de passageiros. Uma composição de 4 carros poderá levar até 760 passageiros na versão urbana. 

“Com uma grande capacidade de customização, a Marcopolo Rail terá várias frentes de atuação: fabricação de People Movers, VLTs, carros de passageiros e uma divisão de Projetos Especiais para reformas e modernização de trens”, complementa Amaral.

A concepção do produto teve como foco a sinergia com as instalações industriais, com a cadeia de fornecedores de matérias primas e peças, além de mão-de-obra especializada.  O desenvolvimento do projeto envolveu profissionais com know-how ferroviário e times multidisciplinares de várias áreas da Marcopolo, para garantir o atendimento dos padrões internacionais desta indústria.  

“O Prosper VLT entregue à Giordani Turismo foi configurado para o atendimento ao transporte turístico ferroviário. Foi fator determinante para essa escolha a trajetória de qualidade dos produtos e a tradição da Marcopolo”, afirma Susana Giordani, diretora da Giordani Turismo.

Prosper VLT: moderno e versátil

O Prosper VLT é um veículo leve sobre trilhos de embarque em nível, versátil e desenvolvido para atender os mais diversos projetos de transporte ferroviário de passageiros. Foi desenvolvido com foco em baixos custos de implementação ou recuperação de sistemas existentes e baixos custos de operação, aliados a design moderno e conforto.

Leia mais:  3ª edição do Edital Doce divulga prévia dos projetos selecionados em MG e no ES

As propulsões podem ser a diesel, com baixa emissão ou híbrido (diesel ou GNV + elétrico). Pode ser constituído por composições de até quatro carros de 18 metros de comprimento, nas versões urbanas, turismo e intercidades. É bidirecional e pode ser produzido para circular em bitola métrica, standard ou larga.

Dados técnicos do Prosper VLT

• Altura interna: 2.384 mm
• Largura interna: 2.700 mm
• Sistema Automotriz
• Plataforma de embarque: 1,10m
• Posto para cadeirante: um em cada carro (0,8 m X 1,2 m);
• Número de portas: até 6 portas laterais de cada carro (1.750 mm x 1.930 mm);
• Saídas de emergência: 4
• Conformidade com as normas internacionais
• Interface em tempo real: rotas, mídia, GPS, ethernet, telas etc

Capacidade de Passageiros por composição de quatro carros

Versão Urbana -760 
Versão Intercidades – 280

Sobre a Marcopolo

Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS), o Grupo Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia investe de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Sobre a Giordani Turismo

A Giordani Turismo foi fundada há 28 anos e desde então atua no turismo ferroviário cultural. Opera o passeio turístico entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, proporcionando experiências memoráveis aos turistas que vem a serra gaúcha. Opera também o Parque Cultural Epopeia Italiana, que conta a saga da imigração italiana em nosso país. A agência prima pela excelência dos seus produtos e serviços.

publicidade

Brasil

Espírito Santo está perto de ter fábrica de carros chinesa

Publicado

As conversas já começaram entre o governo do Estado e a Great Wall Motors (GWM). A montadora chinesa de carros já teve uma reunião com o Palácio Anchieta para montar, em solo capixaba, mais uma fábrica no Brasil. A gigante chinesa já tem uma planta no interior de São Paulo, em Iracemópolis. Comprou a fábrica que pertencia à Mercedes e deve começar a operar lá ainda neste mês. É pouco para a gigante chinesa que vendeu, no ano passado, 1,23 milhões de veículos e faturou US$ 24,7 bilhões.

A ideia da fábrica chinesa de carros é ter mais uma planta. Nesse sentido, deve ser próximo a uma estrutura logística que atenda não só a fabricação como também a distribuição e exportação de veículos. O Norte capixaba, com incentivos da Sudene e, em breve, com a entrega das estruturas do ParkLogBR/ES desponta como lugar ideal.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, disse que planos mais detalhados serão apresentados pela GWM na próxima visita ao Estado. Isso deve ocorrer na próxima semana (dias 24 ou 25). Ainda não há investimento previsto, mas pensando de forma conservadora, o Estado acredita que partiria de R$ 700 milhões.

Leia mais:  Espírito Santo está entre os três estados com maior taxa de alfabetização do país

GWM é uma das maiores da China

A GWM é a maior empresa automotiva chinesa de capital 100% privado. É a quarta maior fabricante mundial de picapes médias, segmento que lidera na China há 24 anos, onde tem uma participação acima de 50%. A empresa tem uma atuação global que envolve mais de 60 países. São 70 mil funcionários e oito centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) ao redor do mundo

O Espírito Santo já tem uma montadora de ônibus, a Marcopolo, em São Mateus.

Continue lendo

Brasil

ES é o 4º estado com a maior nota de alfabetização do Brasil

Publicado

Segundo órgão, 71,7% das crianças que estudam em escola pública foram alfabetizadas até os sete anos

O Espírito Santo está entre os cinco estados brasileiros com melhor desempenho no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo órgão, 71,7% das crianças que estudam em escola pública foram alfabetizadas até os sete anos, colocando em 4º lugar no ranking.

Além disso, o dado, referente ao ano de 2024, supera a meta pactuada entre o governo federal e os Estados, que era de 60% e coloca o Estado entre os cinco em destaque no Brasil.

Os estados que aparecem em primeiro lugar no ranking são: Ceará (85,3%), Goiás (72,7%) e Minas Gerais (72%). Depois do Espírito Santo estão Paraná (70,4%) e Rondônia (62,62%).

Diante do assunto, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, afirma que mesmo com o avanço, ainda há desafios, pois quase 20% das crianças de 7 anos ainda não aprenderam a ler e escrever.

É mostrado que o nível de alfabetização dos pais conta muito para a alfabetização dos filhos. Em uma escola privada, por exemplo, é de se imaginar que essa alfabetização dos pais seja mais alta do que na escola pública. Na rede pública, nós temos todas as contradições que existem na sociedade, ainda assim o Espírito Santo ficou bem acima da média nacional.

Além disso, conforme o MEC, a meta para 2025 é atingir 64%, com o objetivo de alcançar 80% de crianças acima do padrão nacional de alfabetização até 2030.

Leia mais:  Manaus testemunha a 'hora da morte’ por covid-19

Vitória aparece em 2º lugar nas capitais brasileiras

Vitória conquistou a 2ª colocação entre as capitais brasileiras no Indicador Criança Alfabetizada, divulgado na sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice da Capital atingiu 73,2%, um aumento de 7,3% em relação a 2023.

A cidade ficou atrás de Fortaleza (74,81%) e se consolidou como o melhor desempenho da Região Sudeste, superando Belo Horizonte (68,58%), Rio de Janeiro (63,75%) e São Paulo (48,25%).

No Espírito Santo, a capital capixaba também obteve o melhor resultado entre os municípios com mais de 2 mil estudantes avaliados na faixa etária até 7 anos. O índice de 73,2% foi maior que o de Vila Velha (67,75%), Cariacica (64,57%), e Serra (57,12%).

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana