Internacional
México supera 200 mil mortes por covid-19
Publicado
26/03/2021 - 12:53
Com 126 milhões de habitantes, o México é o terceiro país mais afetado pela doença, depois de Estados Unidos e Brasil
O México superou as 200 mil mortes por covid-19, apesar de completar nove semanas com números decrescentes, uma tendência que, entretanto, não afasta o medo de uma nova onda de infecções.
“São 200.211 pessoas que lamentavelmente faleceram por causa de complicações da doença”, anunciou na quinta-feira à noite José Luis Alomía, diretor de epidemiologia da secretaria de Saúde.
Nas últimas 24 horas foram registradas 584 mortes.
Com 126 milhões de habitantes, o México é o terceiro país mais afetado pela doença, depois de Estados Unidos e Brasil.
A taxa de mortalidade do México é 17 por 100 mil pessoas. As infecções ultrapassam 2,2 milhões.
Longe ficaram as previsões do governo do presidente Andrés Manuel López Obrador, que passou de uma estimativa inicial de 8.000 mortes para 35.000 e depois para 60.000 em um cenário “catastrófico”.
“Imaginei que seria pior do que estavam supondo (…), mas foi muito mais letal”, comentou à AFP Alejandro Macías, epidemiologista que em 2009 dirigiu a estratégia contra o vírus H1N1.
Segundo as autoridades, o México acumula nove semanas com curva descendente, depois do pesadelo vivido em janeiro, quando recordes de óbitos e infecções foram quebrados e os hospitais, principalmente na capital e sua região metropolitana, colapsaram.
“Estamos numa relativa calma (…), nos hospitais há mais leitos disponíveis, há oxigênio porque já não tem aquelas reuniões e festas” de fim de ano, explica Macías.
Relutante em fazer novas previsões, Hugo López-Gatell, porta-voz da estratégia contra o coronavírus, alerta para o risco de uma nova onda de infecções quando milhões de mexicanos se preparam para a Páscoa.
“Não há certeza, nem no México, nem no mundo, de que uma curva epidêmica cairá progressivamente”, diz o responsável.
Macías também não descarta um novo aumento após o feriado, embora as cerimônias religiosas sejam restritas. Também levanta a possibilidade de que parte da população mexicana tenha desenvolvido alguma imunidade.
“O mundo está em uma terceira onda. Talvez poucos países tenham tido a intensidade que o México teve na segunda, (então) o vírus teria menos pessoas para infectar”, afirma.
Vacinas a conta-gotas
López Obrador, que teve covid-19 no início de fevereiro, enfrenta críticas pelo que alguns consideram medidas relaxadas contra a pandemia e por minimizar a eficácia da máscara.
O presidente de esquerda alega que nada é imposto pela força em seu governo e afirma que o México foi um dos primeiros países da América Latina a iniciar a campanha de vacinação, no dia 24 de dezembro, com os médicos na linha de frente do combate à epidemia.
Seu governo investiu cerca de US$ 3,6 bilhões na luta contra o coronavírus.
“Já vamos para baixo da segunda onda, então temos que aproveitar para vacinar para que se vier uma terceira, já nos pegue protegidos”, comentou dias atrás o presidente, que mantém altos índices de popularidade.
Mas em meio à corrida global por vacinas, estas chegam a conta-gotas. Os profissionais da saúde ainda precisa ser vacinado e a meta de imunizar os idosos antes de maio parece distante. Em três meses, o México recebeu quase 10,7 milhões de doses, das quais foram aplicadas 6,2 milhões.
“Para que haja uma verdadeira vacinação em massa, precisamos de dez milhões de vacinas mensais, como foi estabelecido no início. O programa de vacinação está descarrilado”, enfatiza Macías.
Enquanto isso, a economia, que teve queda histórica de 8,5% em 2020 por conta da pandemia, parece se recuperar.
Este mês, o Banco Central revisou para cima sua estimativa de crescimento para 2021, passando de 3,3% para 4,8%.
Apesar da intensidade da segunda onda, as autoridades evitaram uma paralisação quase total como a decretada há um ano. Embora com restrições, muitos setores da economia estão ativos.
“Com mais da metade dos mexicanos no setor informal, é difícil dizer a eles ‘não saiam’, as pessoas precisam de dinheiro para viver. Mas não devemos baixar a guarda”, diz Macías.

Internacional
Depois de expulsar Universal, governo de Angola suspende TV Record no país
Publicado
21/04/2021 - 11:16
O governo de Angola suspendeu a programação da TV Record no país por “inconformidades” em relação aos requisitos legais para o exercício da atividade jornalística em Angola. O ministério alega por exemplo “que a empresa Rede Record de Televisão (Angola), Limitada, que responde pela TV Record África, tem como diretor-executivo um cidadão não nacional”.
A suspensão vem no rastro da expulsão da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) daquele país, após denúncias de pastores e fiéis.
A IURD é comandada por Edir Macedo, brasileiro que se autointitula ‘bispo’. Ele atualmente vive entre Miami (EUA) e São Paulo.
As polêmicas envolvendo a IURD já atingem a Argentina, que também vem estudando a possibilidade de expulsar a igreja e Portugal, onde uma série de reportagens mostrou um escandaloso esquema de adoção ilegal de crianças.
Internacional
Gato é capturado após tentativa de introduzir drogas em presídio
Publicado
20/04/2021 - 12:56
Substâncias ilícitas foram amarradas com pano junto ao corpo do felino, para serem distribuídas em centro penitenciário do Panamá
O gatinho acima foi capturado por autoridades panamenhas após tentar introduzir drogas no Centro Penitenciário Nova Esperança, na província de Colón. O “Narcogato”, como ficou conhecido, foi surpreendido por agentes penitenciários e policiais ainda do lado de fora da prisão, que comporta cerca de 1.700 detentos.
As substâncias ilícitas foram amarradas com tiras de pano ao redor do corpo do felino. Em entrevista ao canal Telemetro, o promotor Eduardo Rodríguez disse que gato possivelmente transportava cocaína, crack e maconha.
A engenhosidade dos criminosos fez com que o Ministério Público do Panamá anunciasse nas redes uma força-tarefa, que investigará o uso de animais na transferência de drogas para dentro presídio em questão.
#Investigación| La Fiscalía de Drogas de Colón y Guna Yala inició investigaciones por la utilización de animales para el traspaso de sustancias ilícitas al Centro Penitenciario Nueva Esperanza, luego del hallazgo de esta modalidad. pic.twitter.com/Yv1YfHEGwh
— Ministerio Público (@PGN_PANAMA) April 16, 2021
Até o momento, as autoridades suspeitam que os bichos usados nessa modalidade são atraídos por meio de alimentos.
Andrés Gutiérrez, diretor do Sistema Penitenciário do Panamá, afirmou que apreensões do tipo são baseadas nos esforços para evitar que substâncias ilegais e itens proibidos cheguem aos presídios do país.
“Não vamos baixar a guarda”, disse ao jornal Panamá América, “e assim manter um ambiente adequado para o desenvolvimento de programas de ressocialização.”
Quanto ao “Narcogato”, fontes do governo local afirmam que ele foi entregue aos cuidados de uma fundação de defesa dos animais.
Aparentemente, ele não sofreu nenhum ferimento durante a operação de resgate e passa bem.

Deputado Renzo Vasconcelos solicita pavimentação de estradas entre Marilândia, Linhares e Colatina

Após Justiça manter suspensão das aulas presenciais no ES, pais voltam a protestar em Vitória

Suzano lança programa de Mudanças Climáticas na Cadeia de Valor focado nos fornecedores

Reinventar a gestão municipal: novos desafios marcam aula inaugural da AGM

Ministério Público do ES diz que profissional deve mostrar seringa após vacinação contra covid-19
São Mateus


São Mateus: Estado anuncia abertura de 60 leitos doados pela iniciativa privada
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus, conta com mais 60 leitos de enfermaria clínica para o tratamento...


Sebrae e prefeitura de São Mateus firmam parceria para consultoria gratuita a microempreendedores
Até o dia 31 de maio pessoas físicas, inclusive artesãos e pequenos produtores rurais, que fizerem seu processo de regularização...


Chegam a 193 as mortes por COVID-19 em São Mateus
Com a atualização de casos, São Mateus chegou a 9.065 casos confirmados de Coronavírus. Ao todo, o Município tem 32.102...
Política e Governo


Deputado Renzo Vasconcelos solicita pavimentação de estradas entre Marilândia, Linhares e Colatina
O diretor-presidente do DER-ES Luiz Cezar Maretto sinalizou positivo para a estruturação asfáltica dos trechos solicitados Em reunião no Departamento...


Reinventar a gestão municipal: novos desafios marcam aula inaugural da AGM
Teve início na manhã desta quinta-feira (22), a Academia de Gestão Municipal (AGM), iniciativa do Governo do Estado do Espírito...


Governo do Estado assina Memorando de Entendimento com Consulado dos Estados Unidos
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta quinta-feira (22), de uma reunião com representantes da Embaixada dos Estados Unidos,...
Segurança


Idosa reclama de barulho de festa, é agredida com tijolada na cabeça e morre dias depois
Uma idosa de 80 anos morreu depois de ser agredida com uma tijolada na cabeça. O caso foi registrado no...


Vídeo mostra momento em que casal é morto em sítio no município de Santa Leopoldina
Imagens divulgadas exibem o momento que José Carlos entra no sítio da advogada e do estilista. Ele conversa com casal...


Cão farejador Baruck: Denarc de Aracruz ganha novo integrante
O cão Baruck é o mais novo integrante da equipe da Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) de Aracruz. Sua raça,...
Camisa 10


Torcidas de Fla e Grêmio aparecem em lista das melhores do mundo
Jornal Marca, da Espanha, elegeu torcedores mais fanáticos do futebol. Líderes são egípcios e marroquinos A torcida do Flamengo é...


Técnico da seleção de vôlei apresenta melhora após cirurgia vascular
Renan Dal Zotto segue no CTI, mas apresentou melhora após operação para tratar complicações da covid-19 Após ser intubado na...


Entregador de pizza na pandemia, capixaba Esquiva Falcão admite dificuldade
Com cartel invicto no boxe profissional, lutador precisou de complemento de renda na pandemia: ‘Tive de me reinventar’ Esquiva Falcão...
Mais Lidas da Semana
-
Moda e Beleza02/01/2020 - 11:05
Tendência de maquiagem 2020: tudo que vai estar na moda
-
Moda e Beleza28/02/2020 - 10:23
Óleo para cabelos: ideais para cabelo cacheado, ressecado, crescer e baratos!
-
Moda e Beleza15/05/2020 - 19:12
Gelatina para cabelo – Como usar, funcionamento e benefícios
-
Moda e Beleza03/09/2020 - 08:51
Máscara capilar com aloe vera (babosa), veja receitas caseiras
-
São Mateus24/10/2020 - 14:20
Fábrica de ônibus Marcopolo sai do RJ e vem para São Mateus
-
Entretenimento09/10/2020 - 21:59
11ª edição do Circuito Banestes de Teatro acontece em formato on-line
-
Moda e Beleza02/05/2020 - 14:01
Famosas que estão deixando o cabelo grisalho na quarentena
-
São Mateus09/01/2020 - 12:06
Pré-candidatos começam a se preparar para as eleições e novos nomes estão se apresentando ao eleitorado