conecte-se conosco


Cidades

Mil jovens participam de curso de formação de liderança na bacia do rio Doce

Publicado

Parceria atende a cinco instituições que terão projetos subsidiados e ainda há vagas disponíveis; aulas são oferecidas no formato on-line 

Cerca de mil moradores da bacia do rio Doce estão participando de um curso on-line para formação de liderança jovem em localidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). A plataforma de ensino a distância (EAD) foi lançada neste mês pela Fundação Renova. As aulas são feitas no formato digital devido ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O curso tem previsão de duração até o fim de julho de 2021. Depois, o programa entrará na etapa de elaboração de projetos com os jovens para promover a transformação e o engajamento na reparação da bacia do rio Doce. Os projetos selecionados terão aporte e subsídio financeiro garantidos pela Fundação Renova. As ações são voltadas à revitalização ambiental, social, econômica e cultural dos municípios atingidos.

As aulas podem ser acessadas por múltiplos dispositivos: desktop, notebook, celulares Android e iOS, tablets e smartTVs. Os alunos inscritos nos projetos em 41 municípios atingidos participam de atividades de diversos formatos, tanto streaming (transmissão em tempo real) como aulas pré-gravadas. Os conteúdos são transmitidos por meio de quizzes (jogos de perguntas), fóruns ou e-books, por exemplo.

A iniciativa da Fundação Renova tem parceria com cinco instituições: Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa); Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD); Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu; Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds); e Lumiar Ambiental. 

As instituições foram divididas em cinco áreas ao longo da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e Espírito Santo, e cada uma delas elaborou um projeto para atuação dos jovens, respeitando os objetivos de envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios. Elas já promoveram as etapas de integração, mobilização e acolhimento dos jovens. 

Por ter sido a última organização a ter as inscrições encerradas, a Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas ainda está na fase do processo seletivo, no baixo rio Doce (Resplendor, Itueta e Aimorés, em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Marilândia, no Espírito Santo). O curso começou com conteúdo comum para as cinco áreas, incluindo aspectos históricos, socioeconômicos e socioambientais relacionados à bacia do rio Doce. Após essa etapa, cada instituição vai trabalhar com metodologia conceitual própria, proposta no plano de trabalho inicial apresentado e aprovado no edital.

Mobilização permanente

Apesar de as inscrições iniciais estarem encerradas, com exceção de uma instituição, o projeto trabalha com o conceito de mobilização permanente a fim de atender de maneira flexível à realidade de participação e engajamento dos jovens no contexto da pandemia de Covid-19. 

Esse conceito permite que outros jovens sejam selecionados ao longo do processo, dependendo do número de vagas disponibilizadas no período de duração do curso. Para mais informações sobre cada instituição e as ações que serão desenvolvidas nos territórios, os interessados devem acessar o site da Fundação Renova (https://www.fundacaorenova.org). 

O Projeto Formação de Lideranças Jovens é uma ação compensatória e faz parte do Programa de Educação para Revitalização da Bacia do Rio Doce, atendendo ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC). 

Sobre a Fundação Renova

A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.

A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.

Leia mais:  Corpo de ex-vereador de Nova Venécia foi localizado em Boa Esperança depois de ter sido trocado por outro de uma mulher
publicidade

Cidades

Escola de Vitória realiza roda de conversa on-line sobre violência contra mulher

Publicado

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, promoveu uma live pelo Google Meet, a fim de problematizar e dialogar sobre a violência contra a mulher. A ação educativa faz parte do projeto “Conversas Filosociológicas: vozes femininas em foco”, que tem como objetivo um diálogo maior e interdisciplinar sobre temáticas relevantes da área de humanas.  

O encontro contou com a exibição de um curta-metragem sobre violência doméstica, o “Dentro de Casa”, seguido de considerações da atriz Cinthia Caetano, protagonista do curta, e de Adriane Nunes, professora da Rede Estadual e coordenadora do Cineclube Valente, que apoiou a ação. 

Além de abordar a violência contra a mulher, Cinthia Caetano falou sobre a experiência na gravação do curta e Adriane Nunes destacou a importância do cinema e do cineclubismo para a educação. Também foi realizado um debate com a participação dos estudantes sobre o tema. Entre os assuntos abordados estavam a preocupação com o aumento nos casos de violência contra a mulher no período da pandemia e também as dificuldades de as vítimas denunciarem os agressores. 

“As palestrantes chamaram atenção para os traços culturais que envolvem esse tipo de violência e a necessidade de desnaturalizar essas práticas. Destacamos ainda o fato de que não só meninas, mas também os meninos estarem assistindo a live, demonstrando sensibilidade e disposição para aprender. O momento terminou com uma apresentação surpresa de Cinthia Caetano, cantando uma música relacionada ao assunto, que sensibilizou a todos”, disse a pedagoga da Escola Arnulpho Mattos, Eliane Saiter Zorzal. 

Leia mais:  Ônibus do CartãoGV atende em Vitória nesta semana
Continue lendo

Cidades

Prefeitura de Barra de São Francisco segue firme com a meta de lavar as ruas da cidade diariamente

Publicado

As ruas de Barra de São Francisco estão sendo lavadas por funcionários da Secretaria de Limpeza e Serviços da prefeitura com o carro pipa. A lavagem de ruas tem por objetivo manter a cidade sempre limpa para evitar contrair doenças respiratórias, entre outras.

“Nossa meta é a de manter as ruas da cidade limpas, para tanto precisamos da colaboração da população no sentido de não jogar lixo e entulho nas ruas e rios de nossa cidade”, disse o prefeito Enivaldo dos Anjos.

Leia mais:  Hemoes e 99 garantem viagens gratuitas para incentivar doação de sangue
Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana