Transparências, sensualidade, saias midi, capas, ponchos e até mantôs. O inverno 2024 chegou com ousadia e muitas novidades nas vitrines. Acessórios de cabeça, cores vivas e estampas, assim como as peças oversized e a mistura de texturas brilharam nas passarelas e agora chegam com força nas lojas.
A cor da estação é o “cherry red” (vermelho-cereja), muito presente em maquiagens, principalmente em batons. A tonalidade foi destaque nas principais semanas de moda do mundo, como as de Nova York, Londres, Milão e Paris, e já se destaca no mercado e nas ruas do país neste ano.
“A moda está bem democrática e traz uma variedade de estilos neste inverno, que vão agradar a todos os gostos”, afirma Ana Rosa, consultora de imagem e estilo.
“Estamos vendo o retorno do boho chic, com suas influências hippies e boêmias, além da transparência, que adiciona um toque de sensualidade aos looks”, afirma a especialista.
Muito além das roupas, calçados e acessórios, a moda reflete as mudanças e o comportamento da sociedade. A interiorização e a moda comfy que chegaram com o isolamento social durante a pandemia de Covid-19, deram lugar ao exagero, ao oversized e à profusão de cores logo após o retorno dos encontros e eventos sociais nos anos seguintes.
Em 2023, a volta aos tons pastéis e aos looks mais serenos dominaram as passarelas e as vitrines em todo o mundo. Neste ano, há um equilíbrio entre todas estas tendências, com espaço para cada novo elemento e liberdade para explorar cada estilo e personalidade.
O animal print continua em evidência, mas desta vez em tonalidades mais escuras, acrescenta Ana. “O estilo romântico se destaca com laços e tricôs delicados, enquanto o xadrez e a estética grandmacore evocam um visual nostálgico e aconchegante. A maxi gola vandyke e a estampa floral liberty também são elementos-chave, proporcionando um ar de elegância e charme às peças”, explica a consultora.
Com a coleção Veste teu Tempo, a Shoulder realça neste inverno a moda feminina urbana e atual, estimulando o potencial feminino para que cada mulher explore sua melhor versão. Valéria Mafra Zanella, gerente da loja no Beiramar Shopping, explica que a marca mantém seu compromisso com a alfaiataria básica, mas incorpora elementos modernos e ousados nesta temporada.
“Temos os clássicos e também novidades, como a alfaiataria estampada, ou com animal print, por exemplo. Outra forte tendência nesta estação é o verde militar, que não pode faltar no guarda-roupa”, ressalta Valéria.
As peças refletem a diversidade da moda neste ano, oferecendo opções para todos os mais diferentes estilos. “Temos combinações que vão desde o preto e tons sóbrios, às estampas coloridas e o xadrez, passando pela delicadeza e romantismo do floral”, afirma Valéria.
As peças em tricô são outra aposta da loja, que adicionam cor e conforto aos dias frios, proporcionando um inverno mais vivo e alegre.
Para quem busca um look completo, Valéria recomenda a alfaiataria como peça-chave. “A alfaiataria é aquela básica que não sai de moda e dura a vida toda. Se você tem uma peça coringa, não tem erro.
A moda é uma forma de expressão e cada peça escolhida conta uma parte da nossa história pessoal. Estamos aqui para ajudar as mulheres a encontrarem essas peças e montar looks que reflitam suas personalidades”, explica a gerente da Shoulder.