conecte-se conosco


Cidades

Montadora de aviões será inaugurada em Jaguaré

Publicado

Inauguração da montadora de aviões em Jaguaré faz parte do conceito político da Prefeitura de ampliação das possibilidades econômicas do município; montadora abre portas para novos negócios de diversas áreas

Famosa por seu caráter agrícola e de safras recordes de café conilon e pimenta do reino, a cidade de Jaguaré recebe um inovador empreendimento. Será inaugurada no dia 02 de julho, sábado, a fábrica de montagem de aviões monomotores de dois e quatro lugares da Sling Aircraft. A empresa realiza a montagem dos aviões Sling e é a distribuidora, no território nacional e América Latina, da The Airplane Factory – TAF, da África do Sul.

Trata-se do primeiro empreendimento no município que contempla tecnologia aeronáutica de ponta. A empresa foi construída no distrito de Água Limpa, às margens da BR101em uma área de 1.530 m². Está instalada temporariamente em São Mateus com a denominação TAF Brasil e passa para a nova razão social Sling Aircraft em sua sede definitiva, em Jaguaré. A inauguração será realizada com a presença de autoridades municipais e estaduais.

Inauguração com show aéreo

Um momento de forte atração, como parte da programação da inauguração, será o Primeiro Encontro Nacional de Aeronaves de Jaguaré. O evento terá início às 09 horas da manhã com entrada liberada e, na ocasião, haverá apresentação da Esquadrilha Céu, que realiza voos acrobáticos em formação (Esquadrilha da Fumaça). O encontro passa a fazer parte do calendário nacional que vai ocorrer todo mês de fevereiro entrando, também, para o calendário de eventos do município.

O valor do investimento para a construção da montadora foi de cerca de 10 milhões de reais, quase todo investido em Jaguaré. O diretor executivo da Sling Aircraft, Braz Nali, destaca que a escolha de Jaguaré para a instalação da empresa se deu pelo interesse das autoridades públicas municipais em atrair empreendimentos inovadores para o município.

“O Poder Público demonstrou interesse e agiu com rapidez para resolver os detalhes burocráticos. Percebemos um empenho decisivo da Prefeitura e da Câmara de Vereadores e, a atual gestão não mediu esforços e foi importantíssima e de uma atuação espetacular. Ou seja, a Prefeitura entendeu a dimensão desse negócio. Jaguaré só vai entender, de fato, a importância disso com o passar dos anos! Esse empreendimento, com apoio da Prefeitura, abre uma porta de negócios de grande importância para o futuro do município”, afirmou o diretor.

Jaguaré: potencial de desenvolvimento é diverso

Leia mais:  Inovação, informação e tecnologia marcam o ano de trabalho na saúde

O prefeito Marcos Guerra comemora a instalação da montadora e afirma que se trata de uma importante conquista para os jaguarenses. Para o prefeito o município possui potencialidades econômicas que vão muito além da riqueza agrícola da cultura do café e da pimenta do reino.

“A Administração Municipal está trabalhando com foco em várias possibilidades de desenvolvimento. Temos um grande potencial agrícola e já estamos ampliando nosso potencial logístico. Agora esta gestão está empenhada em desenvolver as nossas possibilidades no campo da indústria. Nosso polo industrial já é um grande fator de atração de investimentos. Também estamos a caminho de um forte desenvolvimento do setor turístico aproveitando nossas riquezas naturais. O mais importante disso tudo é que temos um povo que sustenta isso com muito trabalho”, destaca Marcos Guerra.

Montadora abre portas para crescimento econômico

O diretor executivo da Sling Aircraft também destacou que a presença de um aeródromo no município promove a canalização de outras demandas. “A grande dificuldade do empresário é chegar e sair. Então, ele quer condições mínimas para se instalar, pois, tempo é uma moeda. Então a própria pista, por si só vai abrir um leque enorme de possibilidades e atrair novos empreendimentos”. A estimativa de produção para 2023 é de 10 aeronaves. A cada ano espera-se aumentar a produção em cinco aeronaves. Ao final de 3 anos, os investidores esperam poder entregar 20 aviões.

Leia mais:  Banestes vai conceder até 100% de desconto em juros de dívidas durante mutirão

Inicialmente, a empresa vai gerar no mínimo 20 empregos diretos. Segundo Braz Nali, algumas vagas são para profissionais que atuam com atividades que envolvem muita tecnologia. A geração de empregos indiretos também é um forte fator positivo para o município. Indiretamente, espera-se a criação de 40 a 60 vagas de trabalho. Além da geração de empregos, o município vai ser beneficiado com ganhos tributários.

A Sling Aircraft

Surgiu como TAF Brasil, a Sling é uma empresa genuinamente Brasileira, constituida em 2017. É coirmã da The Airplane Factory Ltd, sediada em Johannesburgo, África do Sul – criada em 2006 pelo aviador Mike Blythe, e atua no desenvolvimento e produção de aeronaves. A Sling Aircraft conta com uma equipe altamente qualificada, com todos os seus processos de fabricação e produção certificados através da ISO 9001, e está presente em mais de 12 países tendo mais de 540 aeronaves comercializadas.

A Esquadrilha Céu

É formada em sua maioria por experientes pilotos oriundos da aviação de caça e hoje oficiais da reserva da FAB – Força Aérea Brasileira. Iniciaram as atividades em 2011 no antigo Clube Céu às margens da Lagoa de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Desde então, já foram realizadas mais de 100 demonstrações aéreas e os pilotos juntos já acumulam mais de 25.000 horas de voo. A Esquadrilha Céu executa demonstrações aéreas em vários eventos aeronáuticos civis e militares pelo Brasil, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação.

publicidade

Cidades

Ranking Internacional: Vila Velha é a mais transparente da Grande Vitória

Publicado

Vila Velha é a cidade líder da Grande Vitória em transparência pública e governabilidade. O dado é da ONG Transparência Internacional, que avaliou todos os 78 municípios do Espírito Santo no Ranking Capixaba de Transparência e Governança Pública 2022, lançado nesta terça (5).

Vila Velha é o 2º lugar geral no Espírito Santo com 95,73 pontos. O município está entre os poucos com nota considerada ótima.

O objetivo é estimular essas prefeituras a melhorarem suas agendas de transparência, participação cidadã, abertura de dados, transformação digital, acesso à informação e combate à corrupção.

A escala do ranking vai de 0 a 100 pontos. A nota 0 (péssimo) significa que a prefeitura é avaliada como fechada à participação da sociedade e 100 (ótimo) indica que ela oferece alto grau de transparência e participação social.

Para se chegar ao resultado, foram avaliados os portais de transparência e sites oficiais das prefeituras capixabas, usando metodologia da Transparência Internacional – Brasil, com o objetivo de oferecer um instrumento adicional para que a sociedade, a imprensa e os próprios órgãos de controle tenham acesso à informação e monitorem as ações do poder público na promoção da transparência, da participação social e no combate à corrupção.

Leia mais:  Banescard passa ser mais um meio de pagamento para recargas do CartãoGV

O prefeito Arnaldinho Borgo disse que o município deu um salto em transparência pública e isso mostra o nível de comprometimento e respeito não só com os recursos, mas mostra para os munícipes e órgãos de controle como esses recursos voltam à sociedade. 

“Em 2020 estávamos em 23º lugar, chegamos ao 3º em 2021 e já estamos melhor colocados na avaliação da Transparência Internacional. Ou seja, Vila Velha bem avaliada por órgão internacional, se destacando e caminhando para a 1ª colocação na avaliação oficial do Tribunal de Contas, previsto para ser divulgado no próximo mês de agosto. Esse dado é muito importante, fruto de muito trabalho da nossa equipe qualificada”, avalia o prefeito Arnaldinho Borgo. 

O secretário de Controle e Transparência, Otávio Postay, ressalta que “o resultado positivo reflete o conjunto de várias ações internas voltadas para o desenvolvimento de uma gestão pública transparente, que oferece informações à sociedade, permitindo ao cidadão colaborar no controle das ações do governo e se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam”.

Leia mais:  Prefeitura de Colatina assina contrato de financiamento do Procidades nesta sexta-feira (05)

Confira aqui o ranking completo com as notas dos municípios capixabas.

Continue lendo

Cidades

Nova carga: primeiros vagões de celulose solúvel chegam ao Portocel

Publicado

A carga, da LD Celulose, chegou por ferrovia, oriunda da fábrica que fica na região do Triângulo Mineiro

Aracruz – O Portocel, terminal portuário situado no município de Aracruz (ES), recebeu no final da última semana 62 vagões de celulose solúvel produzida pela LD Celulose, que iniciou a operação de sua fábrica instalada entre os municípios de Indianópolis e Araguari, no Triângulo Mineiro. Este é o primeiro carregamento do produto e marca o início da parceria da empresa com o Portocel, que deve exportar toda a produção da companhia – cerca de 500 mil toneladas/ano quando estiver operando a plena capacidade. 

Para operar com essa nova carga, Portocel investiu cerca de R$ 38 milhões em adequações de infraestrutura, incluindo a ampliação do ramal ferroviário e a cobertura de um trecho dos trilhos. A primeira carga, recebida na noite do dia 1º de julho, foi estocada na área de armazéns do porto, enquanto aguarda o embarque.

A LD Celulose, uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex, vai destinar a produção ao abastecimento das unidades da Lenzing, que fornece fibras celulósicas a fabricantes globais de têxteis e não tecidos. A chegada dessa nova carga está alinhada à estratégia de Portocel de atrair novos clientes e fortalecer seu posicionamento como opção logística diferenciada.

Leia mais:  Inscrições para curso de capacitação profissional abrem amanhã (18) em Linhares

O Terminal, controlado pela Suzano e Cenibra, é reconhecido pela excelência na movimentação de produtos florestais, e vem utilizando essa mesma excelência para atrair outros clientes e diferentes tipos de carga. Um exemplo é a movimentação de granito, iniciada no final de 2020, além de produtos siderúrgicos e outros materiais que o porto já movimenta. 

“Temos investido fortemente em modernização, com novas tecnologias e aperfeiçoamento de nossas equipes. Assim estamos fortalecendo a parceria com os atuais clientes e atraindo novas cargas. Somos um porto multimodal, podemos receber carga por ferrovia, rodovia e por cabotagem marítima, condições que nos diferenciam em logística portuária”, destaca Valeria Becalli Provete, gerente de Estratégia e Gestão de Novos Negócios de Portocel.

Sobre Portocel – Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.

Leia mais:  Banestes vai conceder até 100% de desconto em juros de dívidas durante mutirão

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana