conecte-se conosco


Cidades

Montanha e Mucurici apresentam cases de sucesso em congresso internacional Cidades Lixo Zero

Publicado

Os municípios capixabas de Montanha e Mucurici estão entre as cidades do Brasil que apresentarão experiências bem sucedidas na gestão de resíduos sólidos, durante o II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento acontece em Brasília, entre os dias 22 a 24 de junho.

Os dois municípios foram selecionados entre os participantes do Fórum Estadual Municípios Lixo Zero ES, realizado em maio, e agora representarão o Estado no evento nacional. Em sua segunda edição, o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero reunirá especialistas de cinco continentes, que debaterão soluções sobre o tratamento e destinação de resíduos nas cidades.

Segundo a coordenadora do Coletivo Lixo Zero, que representará no Estado no evento, Grazielli Pirovani, o congresso tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade (gestores públicos, gestores de instituições, empresários, educadores e cidadãos).  “O propósito é que, juntos, consigamos acelerar a nossa organização social e a nossa estrutura econômica para atingir a meta Lixo Zero”, destaca Grazilli.

O município de Montanha apresentará o projeto de vassoura, sabão ecológico e moeda de troca. Já Mucurici irá apresentar o case de coleta seletiva de porta a porta, com educação ambiental lúdica para a população

Leia mais:  Inaugurado Contorno de Apiacá e ponte sobre Córrego Santa Bárbara

De acordo com dados do Instituto Lixo Zero Brasil, sem o conceito Lixo Zero, os municípios gastam até R$ 313 por tonelada de lixo recolhida. Em grandes cidades, o valor pode alcançar mais de R$ 500 milhões.

Já com o conceito Lixo Zero, esse dinheiro representaria pelo menos 30% mais escolas, mais hospitais, mais compra de viaturas, mais transporte público, mais saneamento, mais centros de lazer e esportes.

Mais informações sobre o Congresso no site www.cidadeslixozero.com.br

publicidade

Cidades

Vitória nomeia aprovados em processo seletivo para atuarem na Saúde do município

Publicado

Prefeitura de Vitória nomeou mais 38 profissionais para atuarem na Saúde do município, por tempo determinado, de acordo com os Editais de Convocação 067/2025 e 068/2025. A publicação está no Diário Oficial desta terça-feira (25).

Dentre os nomeados para as vagas estão auxiliares de consultório dentário, assistente farmacêutico, arteterapeuta, assistente social, médicos clínicos, pediatra, ginecologista, técnico de edificações e técnicos de enfermagem.

Os candidatos aprovados devem entregar os documentos exigidos na Gerência de Recrutamento, Seleção e Registros (atendimento RH), localizada na sede da Prefeitura de Vitória. O prazo para entrega dos documentos começa na próxima segunda-feira (31) e vai até sexta-feira (4) da mesma semana, das 8 às 17 horas.

É necessária a apresentação do comprovante de inscrição (impresso) e dos documentos que comprovem as informações declaradas no ato da inscrição.

Leia mais:  Sesi e Senai oferecem cursos gratuitos e à distância no período de isolamento social
Continue lendo

Cidades

Palestra em escola de Pinheiros alerta para a escalada da violência contra a mulher

Publicado

– A psicóloga Gabriela Andrade da Silva levou um tema urgente para as alunas da Escola Emir de Macedo Gomes na última terça-feira (18). Em alusão ao mês da mulher, a palestra “As Múltiplas Facetas da Violência Contra a Mulher” trouxe um panorama preocupante da realidade enfrentada por milhares de brasileiras – e que também se reflete no município de Pinheiros.

– Durante o encontro, Gabriela apresentou dados alarmantes sobre a violência de gênero no Brasil, no Espírito Santo e na cidade. Somente entre janeiro e março deste ano, foram registrados 33 casos de violência contra mulheres e cinco ameaças, além de outros episódios de agressão.

– A psicóloga destacou que o problema não escolhe classe social e está presente em diversos bairros, mas com maior incidência em Santo Antônio, Jundiá, Pinheirinho e no distrito de São João do Sobrado.

– A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para levar informação e conscientização às jovens, promovendo um debate necessário sobre o combate à violência e os caminhos para romper esse ciclo. Gabriela continuará visitando outras escolas da rede municipal para ampliar a discussão e fortalecer a rede de apoio às vítimas.

Leia mais:  Inaugurado Contorno de Apiacá e ponte sobre Córrego Santa Bárbara

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana