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Cidades

Moradores de Domingos Martins denunciam movimentação de turistas ignorando isolamento

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Durante o feriadão prolongado do último final de semana, um ônibus com dezenas de pessoas foi flagrado na cidade

Desrespeitando as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades médicas, bem como determinadas pelo Governo do Estado, por conta da pandemia do coronavírus, dezenas de turistas estiveram na cidade de Domingos Martins no último final de semana, feriado prolongado do dia 1º de Maio.

Moradores do município flagraram e enviaram para a reportagem da Rede Vitória, imagens de um ônibus de turismo, estacionado próximo a Estação Ferroviária Germânia (Vale da Estação), em Santa Isabel, com várias pessoas passeando na região.

Segundo informações repassadas por leitores, a visita de turistas na cidade durante a pandemia tem sido recorrente. “Mais de 100 pessoas costumam passam pelo local, lotando as ruas”, disse um morador. 

Na imagem é possível ver que as pessoas também não usavam máscaras de proteção, ignorando as determinações das autoridades em saúde e do Estado capixaba. (Os rostos foram desfocados na imagem para preservar a identidade das pessoas).

Por nota, a Prefeitura de Domingos Martins informou que as atividades de excursões de passeio e turismo, em qualquer tipo de transporte coletivo, estão suspensas no município. 

Disse ainda que a cidade tem realizado ações de fiscalização e que os moradores podem denunciar aglomerações por um telefone, criado exclusivamente para apurar casos do tipo. O contato é: 9-9837-3889.

O município também pediu a colaboração das pessoas, que respeitem o isolamento, pois apesar da cidade ser turística,  o momento é delicado. 

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Domingos Martins informa que o Mapa de Risco do Governo Estadual classificou o município como risco moderado. A partir disso, a prefeitura tomou várias medidas como restrição do horário do comércio, estabeleceu o uso obrigatório de máscaras por todas as pessoas que andarem nas ruas e estendeu a suspensão das atividades de excursões de passeio e turismo, em qualquer tipo de transporte coletivo, além de vedar a aglomeração de pessoas. 

Durante todo feriado a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma fiscalização no comércio e deu continuidade a Campanha Educativa que visa conscientizar as pessoas e comerciantes dos cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença. As fiscalizações irão continuar. 

Temos o Disk aglomeração – 99837-3889 – onde as pessoas podem denunciar qualquer tipo de aglomeração. Até agora, o município já tem 23 casos confirmados de coronavírus. A prefeitura informa ainda que Domingos Martins é uma cidade turística, porém é um momento muito delicado que necessita da colaboração de TODAS as pessoas, por isso a orientação da prefeitura é que todos evitem sair de casa”.

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Cidades

Entrevista / Lívia Barcelos, nova presidente da 12ª Subseção da OAB

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Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil terá a primeira mulher na presidência

Trata-se da advogada Lívia Batista Barcelos que foi eleita com 77% dos votos para a presidência da 12ª Subseção que abrange São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra. Sua posse acontecerá em janeiro do próximo ano e o fato inédito é ter a primeira mulher à frente da OAB, cuja subseção tem sua sede em São Mateus. Ela formada em Direito e pós-graduada em Direito Processual Civil e especialista em Direito do Trabalho, Processual do Trabalho e Previdenciário.

Sua motivação é grande e um dos seus projetos é a criação de novas comissões e abrir inscrições para as já existentes, planeja ações para jovens advogados. Garante que todas as propostas apresentadas durante a campanha serão executadas porque acredita que é senso comum, o que facilita as suas implementações.

A advogada Lívia Barcelos concedeu entrevista ao Jornal do Norte. Confira.

É mesmo verdadeiro o fato de que é a primeira mulher a assumir a presidência da 12ª Subseção?

– Sim, é verdade. Sou a primeira mulher a assumir a presidência da 12ª Subseção da OAB que abrange os municípios de São Mateus, Jaguaré, Conceição da Barra e Pedro Canário.

Na sua opinião, qual o maior problema enfrentado pela categoria na região em que atua a subseção?

– Os principais problemas são a morosidade da justiça e a falta de servidores nas Comarcas.

Quais as principais ações a serem implementadas em sua gestão?

– Vamos criar novas comissões e abrir inscrições para as comissões já existentes; colocaremos em prática um projeto voltado a jovem advocacia.

Espera encontrar alguma resistência às mudanças que deseja executar?

– Todas as propostas que apresentamos na campanha são executáveis. Por isso, creio que não haverá resistência que dificulte a sua efetivação.

Existem muitas reclamações sobre a ausência do juiz durante todos os dias da semana nas comarcas. Como resolver essa situação?

– Essa questão já foi pacificada. Sempre tem juízes na comarca. O que ocorria era que não existia juiz em algumas Varas e a melhor forma de se resolver é abrindo um diálogo com o Tribunal e mostrando a necessidade de um magistrado em cada cartório.

Como espera encontrar a 12ª Subseção da OAB, quando assumir a sua presidência?

– Assumo em janeiro de 2022 e estamos no período de transição. A subseção foi muito bem administrada pelo Dr. Patrick e seus membros da diretoria. Um avanço importante da atual gestão foi a inauguração da nova sede.

Quais os pontos que foram esquecidos pela diretoria que agora finda o seu mandato?

– A diretoria cumpriu com aquilo que se propôs a fazer, mas não devemos esquecer que passamos e estamos passando por um período de pandemia em que fóruns ficaram fechados por quase um ano. Esse fato atrapalhou um pouco a execução de alguns projetos. Mas, tivemos a inauguração da nova sede e a luta contra a integração das comarcas de Jaguaré e Pedro Canário que não aconteceram. Foi uma grande vitória para a 12ª Subseção da OAB.

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Cidades

Sefaz registra aumento do comércio durante Black Friday

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As transações realizadas pelo comércio durante a Black Friday, no Espírito Santo, apresentaram um volume de, aproximadamente, R$ 741 milhões, sendo R$ 394 milhões referentes ao comércio presencial e R$ 347 milhões ao e-commerce. É o que aponta a avaliação feita pela Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco) e a Gerência Fiscal (Gefis), da Secretaria da Fazenda (Sefaz). 

“O volume transacionado durante a Black Friday, neste ano, foi representativo por dois motivos principais: o primeiro é o aumento de 54% nas vendas do e-commerce – no ano passado, foram R$ 225 milhões –, muito superior à inflação do período. Logo, podemos dizer que houve aumento real nas vendas. O segundo ponto é que essa data foi muito boa também em 2020, quando houve a vigência do auxílio emergencial, ou seja, a comparação já se deu sobre uma base forte”, analisou o gerente de Atendimento ao Contribuinte, Augusto Dibai.

Os dados apontam que produtos alimentícios também tiveram destaque nesta Black Friday. Foram mais de R$ 6 milhões gastos em diversos rótulos de cervejas, além vendas consideráveis de produtos, como leite, arroz, chocolates, óleo de soja, entre outros.

“Nos casos de eletrônicos ou linha branca, observamos que o e-commerce congrega o maior volume de vendas. Um único modelo de smartphone apresentou R$ 4,7 milhões em vendas”, acrescentou o auditor fiscal e subgerente de Setores Econômicos, Lucas Calvi de Souza.

Nesta Black Friday, a Sefaz analisou vendas no comércio de rua do Espírito Santo e também vendas on-line para consumidores localizados em municípios capixabas.

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