conecte-se conosco


Cidades

Moradores de Domingos Martins denunciam movimentação de turistas ignorando isolamento

Publicado

Durante o feriadão prolongado do último final de semana, um ônibus com dezenas de pessoas foi flagrado na cidade

Desrespeitando as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e autoridades médicas, bem como determinadas pelo Governo do Estado, por conta da pandemia do coronavírus, dezenas de turistas estiveram na cidade de Domingos Martins no último final de semana, feriado prolongado do dia 1º de Maio.

Moradores do município flagraram e enviaram para a reportagem da Rede Vitória, imagens de um ônibus de turismo, estacionado próximo a Estação Ferroviária Germânia (Vale da Estação), em Santa Isabel, com várias pessoas passeando na região.

Segundo informações repassadas por leitores, a visita de turistas na cidade durante a pandemia tem sido recorrente. “Mais de 100 pessoas costumam passam pelo local, lotando as ruas”, disse um morador. 

Na imagem é possível ver que as pessoas também não usavam máscaras de proteção, ignorando as determinações das autoridades em saúde e do Estado capixaba. (Os rostos foram desfocados na imagem para preservar a identidade das pessoas).

Leia mais:  Dia Internacional da Mulher: negócios liderados por elas ganham espaço no mercado

Por nota, a Prefeitura de Domingos Martins informou que as atividades de excursões de passeio e turismo, em qualquer tipo de transporte coletivo, estão suspensas no município. 

Disse ainda que a cidade tem realizado ações de fiscalização e que os moradores podem denunciar aglomerações por um telefone, criado exclusivamente para apurar casos do tipo. O contato é: 9-9837-3889.

O município também pediu a colaboração das pessoas, que respeitem o isolamento, pois apesar da cidade ser turística,  o momento é delicado. 

Confira a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Domingos Martins informa que o Mapa de Risco do Governo Estadual classificou o município como risco moderado. A partir disso, a prefeitura tomou várias medidas como restrição do horário do comércio, estabeleceu o uso obrigatório de máscaras por todas as pessoas que andarem nas ruas e estendeu a suspensão das atividades de excursões de passeio e turismo, em qualquer tipo de transporte coletivo, além de vedar a aglomeração de pessoas. 

Durante todo feriado a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma fiscalização no comércio e deu continuidade a Campanha Educativa que visa conscientizar as pessoas e comerciantes dos cuidados que devem ser tomados para prevenir a doença. As fiscalizações irão continuar. 

Leia mais:  Estado anuncia investimentos em infraestrutura, educação e saúde em Colatina

Temos o Disk aglomeração – 99837-3889 – onde as pessoas podem denunciar qualquer tipo de aglomeração. Até agora, o município já tem 23 casos confirmados de coronavírus. A prefeitura informa ainda que Domingos Martins é uma cidade turística, porém é um momento muito delicado que necessita da colaboração de TODAS as pessoas, por isso a orientação da prefeitura é que todos evitem sair de casa”.

publicidade

Cidades

Prefeitura de Vitória concede adicional por tempo de serviço

Publicado

A Prefeitura de Vitória concedeu gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) a 146 servidores municipais. A lista dos contemplados está no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (26).

A gratificação de Adicional por Tempo de Serviço (ATS) é prevista no Art. 119 da Lei n° 2.994, de 17 de dezembro de 1982 – Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Vitória.

Gratificação

ATS é um direito concedido ao servidor, de acordo com o tempo de serviço prestado exclusivamente ao município. A cada cinco anos de efetivo exercício, corresponde o percentual de 5%, limitado a 35% e calculado sobre o valor do respectivo vencimento. O pagamento é automático.

Outra forma de obter o direito é por meio de averbação de tempo de contribuição prestado ao Município de Vitória. Tempo prestado em Órgãos Públicos, somente quando admitido até 15/01/2002.

Percentuais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município:

5 anos: 5%

10 anos: 10%

15 anos: 15%

Leia mais:  Rádio Prefeitura, de Barra de São Francisco, é lançada com o programa Papo com o Prefeito

20 anos: 20%

25 anos: 25%

30 anos: 30%

35 anos: 35% (limite)

Continue lendo

Cidades

Saiba como solicitar poda e remoção de árvores em Jaguaré

Publicado

Prefeitura orienta sobre o procedimento correto para a poda e remoção de árvores em locais públicos em Jaguaré; poda não autorizada é enquadrada como crime ambiental; legislação federal prevê que responsável pela poda ilegal pode ser multado ou até mesmo preso

A prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta a população sobre poda de árvores no município. Para a realização de podas e cortes em árvores no município é necessário que o cidadão siga as recomendações previstas em lei. Caso não seja feito dentro do regulamento o cidadão poderá ser preso ou até pagar multas.

 

Poda

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente está autorizada a podar apenas árvores situadas em locais públicos, desde que não representem risco para moradores ou para a equipe no local. Caso haja risco, o morador ou proprietário deve acionar a Defesa Civil e a EDP para que o serviço seja realizado com segurança prevenindo, dessa forma, acidentes.

Leia mais:  Monumento Natural Estadual Serra das Torres completa 13 anos e é tema de concurso fotográfico

 

Corte

Para a remoção total de árvores, o cidadão deve procurar o setor administrativo com o formulário devidamente preenchido, disponível AQUIou na própria Secretaria. O processo de avaliação para a execução do serviço segue os mesmos critérios de segurança adotados para a poda. A equipe só poderá realizar o corte após a devida autorização e assinatura dos documentos necessários.

 

A retirada de árvores só será permitida quando os motivos tratarem de danos à construção civil, redes elétricas e similares, comprometimento do direito de passagem e/ou mobilidade e modificação na área, sendo que essa autorização não se aplica para corte de árvores com propósitos comerciais.

 

Atendimento

A Secretaria informa que os atendimentos são realizados conforme a lista de espera e classificação de riscos de cada localidade. Para as árvores que estão em área rural, a solicitação deverá ser feita por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo – Idaf.

Atenção

Cortar árvores sem autorização pode ser considerado crime ambiental. A Lei 9.605/98, de 1998, define os crimes ambientais e prevê punições para quem danifica o meio ambiente. As punições previstas são detenção de 1 a 3 anos, ou multa, de R$ 100,00 a R$ 1.000,00 por árvore.

Leia mais:  Rede de fibra óptica do Governo Estado chega a 33 municípios

 

Como evitar problemas

Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; protocolar o requerimento de poda ou remoção na Secretaria; após esses procedimentos, a solicitação vai passar pela avaliação de técnicos do setor de Meio Ambiente e, se for o caso, obter a autorização para extração ou poda.

 

Telefones úteis

Meio Ambiente: 27 99599-3659

Defesa Civil: 27 99599-9954

Idaf: 27 99203-0567

Continue lendo

São Mateus

Política e Governo

Segurança

Camisa 10

Mais Lidas da Semana