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Cidades

Moradores de Pinheiros pedem por mais segurança durante audiência

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Com pouco mais de 27 mil habitantes, cidade registrou 15 homicídios em 2018 e 14 em 2019. Em audiência, comunidade mais policiais, videomonitoramento e políticas sociais 

Os moradores de Pinheiros relataram para a Comissão de Segurança que o município está longe de ser uma cidadezinha tranquila e segura do interior. Durante a audiência pública realizada na quinta-feira (13), moradores disseram que a sensação de insegurança é constante e pediram, além de maior efetivo policial, sistema de videomonitoramento e investimento em prevenção para os jovens da região.

O município de Pinheiros possui uma delegacia que atende também às cidades de Montanha, Ponto Belo e Mucurici. O efetivo da Polícia Civil é composto por um delegado e quatro servidores. A delegacia possui três viaturas. 

Foram registrados 15 homicídios na cidade em 2018 e 14 em 2019. A cidade tem pouco mais de 27 mil habitantes. Já a Polícia Militar conta com 29 servidores e atende também ao município de Bom Jesus do Norte.

Educação 

O morador do município Lucas Sá reforçou a necessidade de investimento em educação. “Nossos jovens e adolescentes estão indo para o caminho do crime. Nossa briga não é só trazer mais policiais pra Pinheiros. Npssa briga é investir também em prevenção. O índice de evasão escolar na faixa de 13 a 19 anos em Pinheiros é o maior do Estado. Se a gente não cuidar disso, vamos enxugar gelo”, opinou.

A diretora escolar Janete Fávero fortaleceu o pedido. “Está muito difícil viver com a violência no nosso município. Os alunos não podem mais ficar no portão da escola. Precisamos de uma atenção especial para nossa juventude”. 

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Patrulha rural

O empresário Érico Orletti pediu policiamento voltado para a área rural. “A patrulha rural fazia um trabalho preventivo muito importante. Pinheiros é um município essencialmente agrícola e muitas famílias estão deixando o campo por causa da segurança”, registrou.

O vereador de Mucurici Gabriel dos Santos descreveu problemas semelhantes em sua cidade. “Temos uma demanda grande na área da segurança especialmente para a comunidade rural. Precisamos fortalecer o efetivo policial para o município”.

Comércio 

Moradores que trabalham com lojas e restaurantes relataram a necessidade de fortalecer o policiamento para o comércio local. O vereador de Pinheiros Pablo Renan (PV), um dos solicitantes da audiência, reforçou o pedido.

“Os comerciantes estão pagando do bolso para ter uma segurança mais efetiva. É muito importante implantar o sistema de videomonitoramento. Outra coisa importante é que o número 190 tenha atendimento local porque hoje o atendimento é feito em Nova Venécia”, disse o vereador.

O prefeito do município, Arnóbio Pinheiro Silva, destacou as ações do poder municipal e fez um apelo ao colegiado. “Todas as reivindicações já foram encaminhadas ao governador do Estado e ao secretário de Segurança. Infelizmente, pouco ou quase nada conseguimos trazer ao município.

A Comissão de Segurança vai levar nossas demandas mais uma vez. Estamos colaborando com as polícias naquilo que nós podemos, mas não temos condições de atender tudo, em especial aquelas responsabilidades que são do Estado”, registrou o gestor.

O delegado da cidade, Leonardo Ávila, destacou a parceria diária para desenvolver o trabalho na região. “Nós temos muitas parcerias. A prefeitura ajuda em uma capina, em um combustível que acaba no final do mês, em um encanamento que quebrou. A segurança é obrigação do Estado, mas é dever de todos. Nós pedimos que a população denuncie. Eu atendo a todos na delegacia, estamos de portas abertas”, destacou. 

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Uma das demandas apresentadas pelo delegado foi pátio e guincho para o serviço de recolhimento de veículos irregulares.

Na avaliação do promotor de Justiça da comarca de Pinheiros, Pedro Rosário de Souza, houve um sucateamento da segurança nos últimos tempos. 

“A área da segurança passa por um sucateamento e é óbvio que os servidores vão ter dificuldade de entregar um trabalho conforme a necessidade local. Mas é importante dizer que o índice de resolução dos crimes é alta. O videomonitoramento e o pátio para apreensão de veículos são fundamentais para a região”, destacou.

Relatório 

A partir do debate, o colegiado vai elaborar um relatório e dialogar com o Executivo. A audiência abre o ciclo de encontros da comissão para este ano. 

“Pretendemos, até o final do mandato, visitar todos os municípios capixabas. No ano passado, o colegiado fez 13 audiências públicas para compreender a realidade das regiões. Assinamos um protocolo de intenções que convoca os municípios a debaterem esse tema. Segurança é um assunto de todos”, destacou o presidente do colegiado, deputado delegado Danilo Bahiense (PSL).

A audiência pública em Pinheiros foi um pedido dos vereadores do município. O deputado Alexandre Xambinho (Rede) também acompanhou a reunião. 

“Além da questão dos homicídios, os moradores têm registrado aumento na sensação de insegurança, com frequentes assaltos e tiroteios. Vamos dialogar com o Executivo Estadual”, contou Xambinho.

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Cidades

Contas de luz ganham mais segurança e transparência

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A partir de sexta-feira (1º), as contas de luz dos consumidores capixabas passarão a contar com um QR Code que dará acesso à Nota Fiscal Eletrônica no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz). A novidade tem o objetivo de garantir mais segurança sobre a autenticidade do documento e a transparência nas informações sobre tarifas e impostos pagos no fornecimento de energia elétrica.

O novo modelo de nota fiscal para o setor elétrico, a NF3e, foi instituído pelo ajuste SINIEF 01/19, que vale para todo o País. No Espírito Santo, as concessionárias de distribuição de energia elétrica estão obrigadas a emitir a conta neste formato, a partir desta sexta-feira (1º). Para facilitar o acompanhamento por parte do consumidor, as tarifas e os impostos a partir de agora estarão mais claros e detalhados.

Para o secretário de Estado da Fazenda, Benicio Costa, as mudanças na conta de luz possibilitarão maior controle, segurança e facilidade de acesso à fatura para os consumidores capixabas. “A atualização na nota fiscal de energia elétrica é um passo significativo para modernizar e simplificar a emissão das faturas. Por meio do QR Code, o consumidor poderá verificar a autenticidade da fatura, o que reforça ainda mais a segurança do documento”, destacou Benicio Costa.

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Vale ressaltar que o QR Code para o pagamento da conta via Pix, muito utilizado atualmente, permanecerá disponível na fatura. Dessa forma, o cliente terá à disposição dois códigos virtuais que visam a facilitar o dia a dia. Para fazer a leitura do QR Code, basta apontar a câmera do celular para a imagem e abrir o link que aparecerá na tela.

O que é a NF3e?

O projeto NF3e tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico que venha substituir a sistemática atual de emissão da Nota Fiscal/Conta de Energia Elétrica, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão em tempo real pelo Fisco.

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Cidades

Acessibilidade e inclusão são prioridades da Suzano

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Na Unidade Aracruz, acessibilidade e inclusão já são uma realidade. A empresa está com vagas abertas para PcDs nas áreas operacionais

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, tem direcionado esforços para tornar o seu ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo, diverso e acessível, proporcionando oportunidades e garantindo a equidade para todos os colaboradores(as).

João Armando Vergna Morelato, Analista de Manutenção da empresa em Aracruz, conta que o investimento em acessibilidade aumenta o sentimento de pertencimento. “É perceptível a evolução na acessibilidade que a fábrica vem implementando, para todos os tipos de deficiência. Esse movimento nos faz sentir mais pertencentes, afinal, todos somos iguais, com deficiência ou sem”, conta o profissional, que tem cegueira no olho esquerdo.

As melhorias relacionadas à acessibilidade estão avançando. Entre as principais realizações estão as adequações nas portarias, prédios administrativos, ambulatório, e a inclusão de alarmes audiovisuais. “A Suzano continua focada em intervenções e reformas necessárias nas áreas comuns para tornar suas operações completamente acessíveis e inclusivas”, afirma Joyce Rocha, gerente de Gente & Gestão da empresa em Aracruz.

Além das adaptações físicas, a cultura corporativa também reflete os valores de diversidade e inclusão priorizados pela empresa. “A Suzano vem capacitando seus funcionários e, este ano, fui um dos escolhidos para fazer um treinamento de primeira liderança”, compartilha o soldador Maurity Aurelio Viana. O colaborador tem limitação de movimento no tornozelo direito e está sendo desenvolvido para ocupar, futuramente, uma posição de liderança na empresa. “Isso mostra o quanto a Suzano está engajada em preparar seus colaboradores, independentemente de suas limitações”, finaliza.

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Em âmbito corporativo, a empresa encerrou o ano de 2022 com 62,7% de áreas acessíveis em suas instalações no Brasil, representando um avanço significativo em relação a 2020 (39,2%). Mas, apesar de contar com estrutura adequada e oferecer treinamentos que tornam os novos colaboradores aptos a exercerem as suas funções, a Suzano enfrenta desafios para preencher as vagas de trabalho para Pessoas com Deficiência (PcD) em seus processos seletivos.

Atualmente, a empresa oferece oportunidades para PcDs nas áreas operacionais, para os cargos de Auxiliar de Produção, Eletricista de Manutenção I; Técnico de Manutenção Elétrica III; Analista de Manutenção Júnior e Analista de Manutenção Pleno. Os interessados devem se candidatar pelo https://suzano.gupy.io/. A página também mostra os requisitos para participar de cada seleção.

“Entendemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades e/ou qualificação profissional, e isso se agrava quando pensamos em pessoas que têm alguma deficiência. A Suzano acredita que a educação é o ponto de partida para qualquer transformação. Por isso, realiza alguns projetos de capacitação e desenvolvimento da população das regiões onde atua”, explica Joyce, acrescentando que a meta da empresa é chegar a 100% de acessibilidade até 2025, em um ambiente inclusivo e livre de preconceitos.

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Uma das iniciativas que a empresa desenvolve com essa finalidade é o Programa Somar, que visa capacitar e desenvolver pessoas com deficiência. Além da capacitação, o objetivo do programa é possibilitar a participação dos inscritos em futuros processos seletivos da empresa, conforme disponibilidade de vagas. “Na Suzano, acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo. Valorizar a diversidade e promover a inclusão significa assegurar um ambiente de trabalho de respeito e ética, que garante que cada um possa plenamente ser quem é e desenvolver seu potencial completo. Cada pessoa é um mundo de possibilidades”, encerra Joyce.

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